domingo, 12 de março de 2017

IGREJA/MACEIÓ: FAZENDINHA LEVA ESPERANÇA E DIGNIDADE AOS DETENTOS

Cidade do Vaticano (RV) – Neste mês de fevereiro, está sendo inaugurada a Unidade Rural Santa Zélia e São Luís na cidade de Messias, na região metropolitana de Maceió. A comunidade vai receber os internos da Casa do Servo Sofredor, que fica localizada no Complexo Juvenópolis, obra social da Arquidiocese de Maceió, e alguns apenados do sistema carcerário.
Na Unidade, serão realizados trabalhos no campo, com agricultura biológica e pesca, além de produtos artesanais. Nosso hóspede é o Arcebispo, Dom Antônio Muniz, carmelita, que explica o sentido desta iniciativa.
Estamos abrindo um espaço lindíssimo, a Comunidade Santa Zélia e São Luis, os pais de Santa Terezinha. É uma comunidade no campo. Nós conseguimos através da CPT, em um assentamento, um grande espaço que eu pedi que fosse reservado para criar uma Unidade Rural para o pessoal que nós acolhemos e que tem vocação para a agricultura, e também estando abrindo para o sistema das prisões, para os prisioneiros, os apenados agricultores que queiram recomeçar a sua vida a partir de uma comunidade no campo, nós estamos abrindo o que chamamos de Fazendinha, onde temos a possibilidade de acolher. No momento, neste mês de fevereiro, estamos já acolhendo 20 apenados que foram selecionados, contatados pela Pastoral Carcerária e selecionados pelo sistema penitenciário: psicólogos e seus grupos, e depois inseridos no processo. O juiz da Vara de Execuções Penais intervém e faz também a sua parte. Assim, todos nós seremos beneficiados; a pessoa vai viver naquela comunidade e comutar suas penas.
Uma semana trabalhada na agricultura vale duas semanas na contagem da pena do apenado. Então, esta é a experiência que nós estamos fazendo agora, no flanco de toda esta complexidade do sistema penitenciário, no sistema judiciário do Brasil. Oferecemos esta possibilidade para que não digam que ficamos apenas falando, criticando e denunciando. Nós também oferecemos ao sistema penitenciário esta possibilidade que, com certeza, será muito bem vista. Este pessoal vai viver uma vida comunitária, vai produzir sem usar agrotóxicos e nós estamos viabilizando a chamada Feirinha da Solidariedade, aonde eles expõem a produção; que é vendida. O dinheiro é repassado para cada uma de suas comunidades. Portanto, beneficiando as próprias pessoas.
“É uma forma de integrar não só a conquista da terra, mas a conquista da terra com dignidade e sustentabilidade”. 
Fonte: Rádio Vaticano: A voz do Papa e da Igreja em dialogo com o mundo.
Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo Metropolitano de Maceió/AL

Dom Frei Antônio Muniz Fernandes O. Carm. natural de Princesa Isabel/PB, nasceu em 11 de agosto de 1952,  é um bispo católico , atual arcebispo metropolitano de Maceió/AL.
Filho da professora Aguida Muniz Fernandes (Dona Guida) e do Oficial de justiça , Sr. José Muniz (Seu Zezinho). Seus irmãos, Agnelo Muniz Fernandes, Maria(Lilia) Muniz Fernandes e Magna Muniz Fernandes Antas (cirurgião dentista, esposa de Dr. Joaquim Antas (Quincas) de Triunfo PE
Estudou nos seus primeiros anos de vida estudantil em Princesa Isabel/PB, depois sua formação de padre  no Seminário Carmelita de Camocim e depois em Recife/PE
Ordenado padre no dia 24 de maio de 1980, na Igreja Matriz de  Nossa Senhora do Bom Conselho e Princesa Isabel/PB,  sendo nomeado para o episcopado em fevereiro de 1998, para a Diocese de Guarabira/ PB, no Brasil.
Foi ordenado bispo na cidade de Olinda, em 24 de maio de 1998, pelas mãos de Dom Marcelo Pinto Carvalheria.
Foi ainda bispo de Guarabira de 1998 a 2006), vice-presidente do regional Nordeste-2 da CNBB, entre 2003 a 2007; presidente do regional Nordeste-2 da CNBB, entre 2007 a 2011 e é o arcebispo de Maceió desde fevereiro de 2007.
Formado em Filosofia e em Teologia pelo Instituto de Teologia do Recife, possui mestrado em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma. Fez ainda Complementação Bíblica em Jerusalém e Inglês em Recife.
Em 22 de novembro de 2006 foi designado arcebispo de Maceió, em Alagoas.
Seu trabalho na Arquidiocese de Maceió-AL é muito importante, principalmente para os que se encontra no mundo dos vícios e em situação de rua. E por seu trabalho foi homenageado por um dos jovens a qual ele acolheu e o resgatou das drogas, com o titulo Dom Antonio da paz. 
Agora inaugura a Unidade Rural Santa Zélia e São Luís na cidade de Messias, na região metropolitana de Maceió. A comunidade vai receber os internos da Casa do Servo Sofredor, que fica localizada no Complexo Juvenópolis, obra social da Arquidiocese de Maceió, e alguns apenados do sistema carcerário.

Arquidiocese de Maceio/ AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!