domingo, 19 de março de 2017

HOJE 19 DE MARÇO DIA DE SÃO JOSÉ - TODA FÉ ESPERANÇA DO SERTANEJO...


Dia 19 de março, dia de São José. Todas as esperanças do homem sertanejo estão depositadas nesse dia, onde segundo a crença popular se chover no dia de hoje é uma indicação de que o inverno ainda será proveitoso e trará fartura. 

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.

"Um homem justo!" (Mt 1,19) Com esse adjetivo, o apóstolo Mateus nos apresenta José, esposo de Maria e que teve um papel fundamental na educação familiar do pequeno Jesus. Carpinteiro, José era descendente da tribo de Davi, e acreditou em sua noiva Maria quando esta recebeu a visita do anjo que lhe anunciou a grande notícia do nascimento do Menino. 
Como um bom chefe de família, José a recebeu, dela cuidou e proveu sua casa até em momentos difíceis como o da fuga para o Egito. 

O Novo Testamento pouco nos fala de José.  Sua última participação na vida de Jesus está no episódio do sumiço do Menino por três dias no Templo, quando a Família foi à Jerusalém por ocasião da Páscoa (Lc 2, 41-52). 

José, o "pai adotivo" de Jesus deve ser exemplo para todos nós.  Como Maria, talvez entendesse muito pouco sobre a Missão que Deus lhe colocava nas mãos.  Mas, junto com sua esposa, entregou-se totalmente a Deus, sabendo que Ele lhes indicaria o caminho certo a seguir.  A sua presença silenciosa na história não diminui a sua importância: José, o carpinteiro, ensinou ao Filho a sua profissão e, certamente, os valores que trazia em seu coração. 

Por tudo isso, José é patrono da Igreja e padroeiro dos carpinteiros, dos operários, dos pais e da justiça social.

Santificando a vida:
Como cuido das "missões" que Deus coloca em minha vida?



Oração a São José

Lembrai-vos, São José, puríssimo esposo da Virgem Maria, que jamais ouviu dizer que alguém tivesse invocado vossa proteção e implorado a vosso socorro e não fosse por vós consolado.

Com esta confiança, venho à vossa presença e a vós, fervorosamente, me recomendo.
Não desprezeis as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos de as acolher piedosamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!