quarta-feira, 30 de novembro de 2016

POVOS DIFERENTES CONTRIBUÍRAM COM A BELEZA DA CIDADE - POR CARLOS FERRAZ









Acredita-se plenamente que o "visitante momentâneo" ou "turísta periódico" ao desembarcar em Triunfo-PE,  mesmo sendo algum desatento observador terá como primeira impressão tratar-se de ambiente diferenciado, justificando a denominação de "Oásis do Sertão". O ambiente destaca-se pela arquitetura e tem nela refletida a anterior permanência dos mais diversos habitantes estrangeiros (alemães, portugueses, ingleses, americanos, suíços, italianos) instalados no território por volta do século passado. Entre os pontos altos estão as igrejas e capelas localizadas na sede e nos distritos de Canaã e Jericó.

Também é possível encontrar na valorizada área urbana,  além da visualização bastante diferenciada da  arquitetura - se comparada a outros municípuos circunvizinhos- , influência outras em pontos diversificados, a exemplo de costumes, agricultura, construções, aspectos fisionômicos, deixados por aqueles que passaram significativas temporadas. Embora ,muitas dessas  ações e obras, tenham sido infelizmente aniquiladas e destruídas no período contagiante de falso modernismo que atingiu em cheio  o município  por volta do período 1970,1980,1990. 

Quando resolve-se  fazer minucioso análise comparativo, observa-se negativamente, como reflexo dos tempos atuais, que tornou-se comum a  instalação de cerâmicas e azulejos naqueles representativos monumentos ,casarões e sobrados, onde as invencionisses foram implantadas contrárias ao perfil arquitetônico neoclássico,  chegando a transformar  em deprimente visual . Sem dúvida,  um conjunto arquitetônico dos mais admirados no Estado teve sua beleza profundamente maculada por todo esse caos  prejudicial à  sua história e estética. Não vale a gestão conduzir o problema fazendo vista grossa, como sempre, algo necessita ser providenciado com urgência.



NOSSAS IGREJAS INFLUÊNCIA DOS POVOS ESTRANGEIROS...


Igreja Matriz de N.S. das Dores
Igreja do Rosário

Igreja de São Luiz Gonzaga

Capela do Colégio Stella Maris (Igreja de São Judas Tadeu)

Capela do Convento são Boa Ventura (Igreja de São Francisco)

Capela de São Pedro - Canaã - Triunfo Pe
Igreja de Senhora Sant'ana - Jerico - Triunfo PE

EMOLDURANDO A COLUNA HOJE, A BELEZA E LEVEZA DA MULHER...


Carolina Ferraz

Jessica Jayane

 Josyane Pires

 Lígia Melo


Marina Fonseca

 Mislany Melo

 Nay Ferreira

 Pânfila Carvalho

 Pávila Carvalho

Polyana Diniz

 Taylane Santos


ESPORTES EM SEGUNDO PLANO NO MUNICÍPIO - POR CARLOS FERRAZ


Yanne Marques na Olimpíadas do Rio 2016


 



Aquele que conquistou no último pleito o apoio popular para comandar o destino do município de Triunfo por quatro anos,deve, antes de mais nada, montar uma qualificada e eficiente equipe visando atuar sem apadrinhamento nos cargos comissionados.  Ao longo dos anos, por intermédio do modelo nocivo e vergonhoso adotado, práticas como assistencialismo, paternalismo e nepotismo, tornaram-se corriqueiras; levando até  pessoas sem a devida qualificação a assumir funções de responsabilidade comprovada.


O resultado é a existência de uma ilusória Diretoria de Esportes - cabide de empregos de aliados ou negociadores de cargos - que nunca funcionou e serve para acomodar somente correligionários que nada desenvolveram de verdadeiro. Passou-se da hora de deixar de enganar os atletas e simpatizantes como se algo estivesse realmente sendo feito no que se relaciona aos esportes no território triunfense


Necessita-se adotar uma política de incentivo à captação de investimentos junto à iniciativa privada e órgãos governamentais das esferas  federais e estaduais para executar um trabalho de qualificação dos profissionais de educação física através de cursos de especialização e a promoção de competições em diversas modalidades, mobilizando também a  participação e o incentivo da população nos jogos que forem disputados na cidade e nos distritos de Canaã e Jericó.


O próximo gestor deveria olhar mais pelos jovens, trazer os esportes para a vivência e realidade  deles,  estimulando e dando suporte a, quem sabe, futuros competidores nacionais em campeonatos, torneios e  olimpíadas. Qual triunfense não ficaria orgulhoso em acompanhar uma vitoriosa trajetória de um filho da sua Terra? Temos na região do Sertão o brilhante exemplo de Yane Marques, de Afogados da Ingazeira, com o pentatlo, que durante a abertura das Olimpíadas do Rio emocionou a todos, sendo a primeira pernambucana a carregar a bandeira do Brasil numa solenidade de tamanha visibilidade.


Sem esquecer a necessidade premente quanto ao término do Estádio Municipal Centenário, no Bairro do Rosário,  recebendo equipamentos complementares e suporte à deficitária infraestrutura, porque depois de inaugurado em 1984, aguarda todos esses anos sem conclusão, passando de gestão para gestão.O mesmo já teve as denominações de "Verissão ( prefeito José Veríssimo dos Santos, que iniciou). "Ribeirão" ( prefeito Artur Viana Ribeiro, que tocou as obras), "Rodrigão" ( prefeito José Rodrigues de Souza, que inaugurou sem haver terminado) e agora professor  Eduardo Pádua. Deveriam deixar de lado essa mania de homenagens visando apoios eleitorais e agirem mais!

Quanta indefinição!


Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo PE

MUDANÇA NO CENÁRIO DA SAÚDE DE TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ










O próximo gestor da Prefeitura Municipal de Triunfo, deverá incrementar as ações de saúde e  um novo cenário na organização do Sistema de Saúde, de forma atender o município tanto na área de promoção e prevenção das doenças, de acordo com perfil epidemiológico do município, como na área assistencial, organizando a rede de atenção com base na complexidade, considerando a referência e a contra referencia, em: Atenção Primária/Básica: Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e  Atenção Assistencial de maior complexidade.

Necessita restaurar os serviços, procurando dar tratamento mais abrangente aos setores de urgência, tanto na Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley, como nos postos médicos dos distritos ( Vila Canaã e Vila Jericó) e ESFs instalados na periferia da cidade e nos sítios regionais, Acredita-se que utilizando boa vontade, eficiência e bastante criatividade, seja possível aprimorar todo o sistema ultrapassado e avançar em todos os sentidos práticos e lógicos possíveis.

Considera-se ser  capaz  investir nas equipes médicas e ampliar o seu funcionamento para 24 horas todos os dias da semana, pelo menos na sede (mas com o plantonista se fazendo presente), incorporando ambulâncias de pequeno porte com rigoroso controle nos pontos anteriores de assistência, ou seja , distritos (Vila de Canaã e Vila de  Jericó) Isso para facilitar a remoção de pessoas aos hospitais de maior complexidade a exemplo do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), de Serra Talhada, além de Afogados da Ingazeira , Arcoverde, Caruaru e Recife.




Por: Carlos Ferraz
        Editor/ TRIUNFO - PE

EXPANDIR BIBLIOTECA É APOSTAR NA EDUCAÇÃO - POR CARLOS FERRAZ






Não custa nada  acreditar que algum dia a administração municipal vai funcionar de verdade atingindo positivamente todos os flancos da gestão e conseguir instalar em  ponto definitivo a Biblioteca Municipal de Triunfo -  sonho reivindicado que vem ultrapassando décadas - sem qualquer solução palpável, depois de longa espera , assistindo o desequilíbrio de quase vinte mudanças de respectivos imóveis .

Atualmente situada em imóvel alugado na Avenida Getúlio Vargas, Centro,  a Biblioteca Municipal de Triunfo funciona sem ter bibliotecário responsável e funcionários treinados que façam parte do quadro da Secretaria Municipal da Educação, além de não estar equipada com computadores com acesso à internet. O que parece bastante lamentável  diante um quadro onde quase toda a expectativa é voltada para as redes sociais.

Além de uma biblioteca com ponto fixo e dotada de elementos que tal espaço necessita para funcionar de forma adequada, pode-se imaginar  espaços relacionados na periferia, destinados às mesmas causas, que é o  reforço ao  atendimento educacional. Poderiam atuar de maneira conjunta os seguintes bairros:  Encruzilhada/Rosário/Santo Antonio, Timbaúba;  Bom Jesus/Saudade/ Santo Antonio, Almas; Cruzeiro/Alto da Boa Vista/ São Cristóvão/Macacos.

Para viabilizar as extensões da biblioteca,   parcerias  com órgãos governamentais, empresas que queiram contribuir com ajuda financeira, entidades que possam fazer doação de livros, educandários mais próximos da área que cedam  profissionais se revezando para iniciação do projeto, poderiam incrementar o projeto, sendo o mesmo expandido com o passar do tempo e das conquistas adquiridas, deixando evidente  um programa capaz de funcionar.

Nunca desejando somente que essas bibliotecas  menores ( devem ser instaladas nas vilas Canaã e Jericó) que a Biblioteca Municipal, sirvam apenas para leituras e sim lugares que capazes de transformar as pessoas da comunidade ou que convivam no entorno, além de manter programação cultural  para o público em geral.A ideia é desenvolver uma ação articulada,  criando oportunidade para crianças, jovens e adultos.

 Biblioteca Municipal Anterior



 Biblioteca Municipal Atual





Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

SEGURANÇA: COMBATER A VIOLÊNCIA É TAMBÉM UMA DECISÃO POLÌTICA - POR CARLOS FERRAZ






Tem-se conhecimento que no Brasil inteiro a violência tem crescido assustadoramente e não se pode  deixar de admitir, tratar-se de uma decisão politica a tentativa de por fim a tudo isso, uma decisão que os prefeitos fogem do tema há muito tempo, como o diabo foge da cruz. Sempre tentam repassar a todo custo a situação para a esfera nacional ou estadual, quando a municipal é igual responsável, principalmente devido encontrar-se mais aproximada das questões relacionadas.No entanto,a violência não é somente problema de polícia.Necessário se faz portanto, investir de verdade nas respectivas políticas públicas direcionadas ao setor.

Infelizmente, essa atitude poucos gestores ousam executar , preferindo passar a bola pra frente, e deixando a bronca estourar em outro lugar que não seja o seu. Precisa-se urgente de política integrante na segurança cidadã e onde  se possa influir criando um conceito legítimo de município mais humano,  mais seguro,  mais criativo e menos desigual. A receita para estancar aos poucos a violência,  deve passar por uma decisão política onde prefeitos e vereadores, se posicionem, e não continuem fazendo de conta que nada tem haver, sem cumprir suas obrigações de executores e fiscalizadores, enquanto as populações padecem  sem qualquer providência ou punição.











Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!