segunda-feira, 31 de outubro de 2016

PATRIMÔNIO HISTÓRICO VIVO DE TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ




É grande a expectativa para a próxima gestão municipal entre os que ainda possuem algum idealismo e relativo respeito à preservação da memória e representatividade triunfense. Espera-se que o próximo  governante da municipalidade  - que assumirá a Prefeitura  a partir de janeiro de 2017 - tenha o mínimo de disposição e o máximo de critério, para através da Câmara de Vereadores (Casa Diocleciano Pereira Lima), procurar elaborar dentro de razoável espaço de tempo uma legislação específica voltada para regularizar em definitivo o sonhado e necessário “Patrimônio Histórico Vivo de Triunfo”.

Para se enquadrar como titular, se faria necessária exigência de maior critério na efetivação da homenagem pública oficial, nomeando para o honroso título e correspondentes benefícios, apenas aqueles reconhecidos a serem diplomados pela "Comenda da Baixa Verde". A princípio deveria  tornar-se obrigatório que todas aquelas pessoas escolhidas - por específica comissão previamente nomeada -sejam escaladas dentro do máximo rigor e que preencha requisitos como comprovada dignidade, valores destacados e relevantes serviços prestados à comunidade triunfense.


Seria de grande importância a criação de uma comissão especial isenta, munida de razoável sentimento nativista e conhecimento municipal determinada a filtrar com rigor o currículum dos apontados, podendo reconhecer a possibilidade ou não de averbar a legitimidade do título. Tal medida levaria pessoas com  serviços realmente relevantes no território sertanejo a receberem merecimentos estipulados e vantagens constantes no projeto de lei, evitando assim seguir o lamentável caminho desqualificado que tomou o atualmente desprestigiado "Título de Cidadão Triunfo".


Várias foram os personagens municipais, regionais estaduais e federais a quem concederam apressadamente o maior e mais significativo título da "ordem triunfense" . E poucos, até o presente momento,  demonstraram essa devida qualificação e qualquer interesse em vir receber essa comenda no plenário da Casa Diocleciano Pereira Lima, vindo à tona uma triste realidade:o grande desprestígio e a enorme desvalorização do título devido à existência de legisladores descompromissados e ávidos de promoções pessoais e políticas,terminando por macular o que poderia ser honroso e cobiçado trunfo social.




Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

OUTUBRO TERMINA COM FESTA PARA OS AMIGOS ANIVERSARIANTES - PARABÉNS!



31 de Outubro, Segunda - Feira



 Edna Cristina Florentino

 Jacineide Diniz

 Lívia Moraes

  Mislany Melo

 Robério Vasconcelos

  Romildo Lopes

Rizoneide Otaviano



28 de Outubro, Sexta - Feira

Nosso Rei do hip - hop, NelsãoTriunfo

  Ana Maria

 Deeh Santos

Fernando Alípio

 João Bosco Lima

 Maria de Fátima Pereira

Marta Batista

 Neidinha Silva



29 de Outubro, Sábado



 Adriana Otílio dos Santos

Drika Lima

José Rodrigues da Silva Jr,

Luiz Silva - São Paulo

Suellen Tamara Terto


Thales Williams,

Welliton Jhones


30 de Outubro, Domingo

 Aline Barbosa

 Edjane Albuquerque

Henrique Soares


 Jackson Moreira

 Valmir Santos.

Felicidades! Saúde! Harmonia! Amor! Prosperidade! Sucesso e Muitas Bençãos Divina...

Abraços Fraternos,

Carlos Ferraz
 Triunfo - PE


ATÉ QUE ENFIM AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DO NOSSO CONVENTO DE SÃO BOA VENTURA



Ajude-nos a concretizar este projeto, fale com seus amigos, conhecidos, familiares, compartilhe!

Para doações procure os frades ou postulantes do Convento São Boaventura. Agradecemos a sua generosidade!



Os trabalhos de pintura e restauração do convento continuam...






Fonte: Convento São Boa Ventura de Triunfo - PE

VELHO MOTOR QUE ILUMINAVA AS SAUDOSAS NOITES TRIUNFENSES





Triunfo é uma das cidades mais belas de Pernambuco e o visitante não demora muito a descobrir este fato, quando além da beleza  que vem de seu ambiente natura,l onde ainda existe vegetação verde no entorno, se fundindo num magnífico cenário, algumas significativas atrações à parte, encontra-se através de rápida visualização rápida os atrativos: Cine Theatro Guarany, Convento São Boaventura, Igreja Matriz, Lago João Barbosa, a estátua do Cristo Redento dominando a maior parte do horizonte do Alto da Boa Vista com seus 1.060  metros de altitude.

Entre atrações diferenciadas na sertaneja "Oásis do Sertão", da Região do Pajeú e outras cidades do Interior, pode-se detectar um verdadeiro monumento histórico do Estado. Quanta saudade é capaz de provocar a lembrança do nosso velho "Andorinha", motor a óleo responsável pela luz elétrica da cidade.Desde 1920, funcionando, quando Triunfo era ainda o primeiro lugar a ser iluminado dessa maneira. O mesmo foi manobrado pela ilustre e divertida figura do senhor CRISTINIANO PEREIRA DA SILVA, o popular e saudoso "Cristino Cajueiro". Virou motivo de orgulho para os nativos e apreciação dos visitantes.

Essa histórica peça de ferro, encontra-se, igualmente imponente, instalada na Praça da Bandeira (Artur Leal Diniz), no Bairro da Boa Vista, diante a Fábrica de Criação do Sesc ( Serviço Social do Comércio). E faz lembrar também os operadores da máquina, Benedito "Motorista", seu filho" Vavá" e "Viana" ( responsável pela linha de transmissão que percorria as ruas através de barrotes pregados nas paredes dos imóveis, porque na época posteação não era utilizada) eles atuavam na "Usina Eléctrica", situada na esquina da Rua Padre Ibiapina com Praça Carolino Campos. Recordar é viver.

TRIUNFO-PE

NENHUMA PROVIDÊNCIA PARA REATIVAR A FESTA DA PADROEIRA - POR CARLOS FERRAZ









Tem-se plena e integral consciência que quase todos acontecimentos religiosos de comprovada envergadura,  são geralmente transcorridos no Interior do Estado durante cerca de oito a dez dias no período estipulado de acordo ao calendário festivo municipal, pelo menos na Região do Pajeú, é assim. Existindo aqueles tradicionais e emocionantes terços, novenários participativos, caminhadas de fé e penitencial, celebrações eucarísticas, noites temáticas,inúmeros batizados,muitas crismas,marcados casamentos, queimas de velas e fogos, orações compenetradas, missas campais, procissões solenes, ofertas de ex-votos, pedidos de graças e pagas promessas - algumas de forma pitoresca, mas dolorosa, chegando ao exagero, como andar descalços e de joelhos. Atitudes sicronizadas no tamanho da crença devotada.

Acontece também a parte divertida e popular, oferecendo parques de diversão, peças teatrais, disputadas quermesses, exposições de arte, apresentações de bandas de música, desfiles de grupos folclóricos e apresentações de cultura popular, como: festivais de cantadores, encontro de sanfoneiros, recitais de poesias, shows de artistas locais, regionais e nacionais; venda de artigos religiosos e de artesanatos, barracas que oferecem bebidas e comidas típicas. Entendam que esses festejos populares seguem paralelos às cerimônias religiosas, onde intensas programações tradicionalísticas atraem centenas de fiéis, entre devotos, romeiros e peregrinos, curiosos, visitantes de outros municípios circunvizinhos, turistas vindos de outros estados e ocasionais frequentadores de alguns países.Significando geralmente reunião de conterrâneos e amigos.






Muitos comparecem tentando unir o útil ao agradável, aproveitando para conhecer  além do citado,os pontos  turísticos, assim como locais atrativos: prédios históricos, belezas naturais, participar da cultura, comprar produtos artesanais e curtir abundante lazer. Em Triunfo, Nossa Senhora das Dores, dentro do sincretismo religioso municipal,  é venerada padroeira. No entanto a tradicional festividade terminou completamente esvaziada, quase não sendo mais citada nos meios sociais, tudo depois da condenável e precipitada transferência da Praça 15 de Novembro ( Marco Zero). Estranho é que nunca aconteceu a devida contestação, permanecendo sob completa indiferença dos conservadores paroquianos. Passou a ser comemorada de 24 a 31 de dezembro no Pátio de Eventos Maestro Madureira, ao lado da Praça Carolino Campos e  à beira do Lago João Barbosa Sitônio, encerrando de vez os saudáveis encontros de confraternização  de décadas entre triunfenses residentes e triunfenses visitantes.Verdadeiro crime que omissos religiosos evitam questionar e a população em geral deixa acontecer sem nada fazer para retomar onde na verdade deveria continuar acontecendo sem interferir noutros incrementos surgidos.

Embora algumas pessoas solidárias ao problema instituido, que ainda amam Triunfo, tentem reverter o quadro desabonador,  lamenta-se que nenhuma anunciada providencia, até o presente momento, foi tomada visando  contornar o desgaste provocado. Deve-se reunir uma equipe criativa e determinada para discutir o retorno das manifestações ao antigo espaço.  Sem causar quaisquer outros prejuízos à uma celebração que beira 100 anos, nem também para o maravilhoso " Natal Triunfo", organizado pelo Serviço Social do Comércio - Sesc, conveniado com Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura Municipal de Triunfo, Associação Comercial do Municípo de Triunfo, Fundarpe, além de entidades públicas e privadas diversas. A verdade é que sobre a Festa de Nossa Senhora das Dores, ninguém mais comentou. Resta ficar na expectativa, tentando descobrir qual a solução de conciliar antiguidade e modernidade, será tomada. Não se pode acreditar é que o próximo comandante do Poder Executivo fique alheio a esse golpe sofrido pela sociedade triunfenses, vendo desaparecer algo tão significativo, para funcionar no espaço utilizado em aglomerações secundárias que nada acrescentam ao histórico que está sendo interrompido.Avante triunfenses, o tradicional Natal e Ano Novo, englobando a festa da padroeira necessita retornar aos moldes anteriores. Por favor não venham com as desculpas esfarrapadas que o espaçõ do entorno da Igreja Matriz não comporta mais, porque é totalmente inverídico,tem-se como provar diante argumentos legítimos. Salvem Triunfo!



Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!