sábado, 30 de abril de 2016

DESAFIO PARA TRIUNFENSES NÃO SE DEIXAREM VENCER - POR CARLOS FERRAZ

CRISTO REDENTOR, braços aberto sobre o Lago (Açude) João Barbosa, Triunfo PE...
                                     Nos proteja!






Dentre os principais temas abordados, lamentados e debatidos pela mídia nacional nos últimos meses ,não resta a menor sombra de dúvida, ser referente ao ponto de vista econômico do País. Porque  desde o ano anterior  constata-se sequenciada ameaça de regredir investimentos e por tabela e surgimento de problemas generalizados,a exemplo de, arrocho financeiro, demissões, alta de preços, crescente inflação,  aumento de impostos, tudo decorrente aos sucessivos escândalos de corrupção produzidos no governo petista que encontra-se há treze anos no comando da Nação e está cada vez mais deteriorando-se por sua própria incompetência, responsável por enterrar a economia do Brasil, enquanto discursa proselitismo enganador.


Entende-se a importância de acompanhar os acontecimentos diários, pelo rádio, jornal, revista, internet e televisão, visando modificar costumes e encontrar maneira  de enquadrar-se melhor na sociedade. Nunca  imaginando que o Município de Triunfo ficará isento da temida crise. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o poder de compra do brasileiro está diminuindo assustadoramente.Deve-se portanto aproveitar a existência de inegável potencialidade do lugar denominado 'Oásis do Sertão' para faturar com o turismo e lazer sem para isso explorar visitantes e turistas que têm reclamado de preços abusivos estipulados quando das estadias, nas prestações de serviços, hospedagens e estabelecimentos comerciais.

A ausência desses frequentadores, que até o presente momento não foi constatada, poderia  significar declínio no setor  turístico e registrar natural desemprego, causando intensa preocupação familiar, primeiro fator que termina sendo prejudicado quando não existe a demanda satisfatória. É torcer para não ocorrer. Logo agora quando a área é apontada como a maior fonte de renda imediata para os moradores, seguida da tradicionalista agricultura nativa de subsistência - chegando a funcionar muito bem sem qualquer atrelamento aos eventos oficializados, mas devido circunstâncias relacionadas a clima, hospedaria,  tranquilidade, paisagem, arquitetura, pontos atrativos, hospitalidade, comedorias, artesanato, vida noturna, dentre outras.

Todos esses resultados preocupantes, surgiram principalmente após lamentáveis acontecimentos vindos à tona com a Operação "Lava Jato" - desencadeada pelo Ministério Público Federal e  respaldada pelo Departamento de Polícia Federal - gerando  expressivas delações de renomados empresários, políticos, banqueiros nos resultados obtidos -  posições questionadas por setores contrários apaixonados  e sem admitir influência no fracasso. A situação do território nacional é crítica e  preocupa aqueles possuidores da mínima visão  sobre o quadro político econômico nacional. Deve ser grande a cautela e maior ainda a ponderação diante a atual conjuntura sem recuperação prevista .Por isso, triunfenses devem ser criativos, qualificando-se para vencer dificuldades.É o que tem sido aconselhado pelos economistas

PREMIADO JUDOCA TRIUNFENSE NO RIO GRANDE DO SUL - POR CARLOS FERRAZ





Considera-se gratificante conviver com um fato inédito no contexto esportivo quando relacionado a Triunfo, seja em qualquer localidade, importante é figurar o nome relacionado à  nossa "Oásis do Sertão".Com visão otimista, tomou-se  conhecimento através de correspondência enviada por leitor, que  o ano passado, nos dias 29 e 30 de agosto, aconteceu o "2015 Brasil Veterans Open Judo Championship Shiai e Katas" que foi um torneio de  Shai aberto para todos judocas a partir de 30 anos, homens e mulheres, e de katas para atletas de todas as idades, filiados às Federações vinculadas à Federação Internacional de Judô(FIJ)'. Evento que detém grande prestígio nacional, sendo bastante divulgado pela mídia em geral.

Na ocasião honrosa, que foi realizado na cidade de Santa Cruz do Sul - RS. Destacararm-se  JOSÉ MORAIS (M1 até 81 Kg da cidade de Triunfo e Clemens Lautenbacher (M5 até 73 Kg), da cidade de Carnaíba-PE, judocas da FPJU, brilharam e se destacaram, obtendo o  2º lugar em suas respectivas categorias.Segundo o missivista essa matéria foi publicada na coluna Sertão Esportivo, do Jornal do Sertão, em setembro de 2015..Infelizmente a informação em Triunfo não obteve qualquer respaldo, caso tenha chegado.Algo positivo que dá resultado e não é valorizado. Agora se puxar pelo lado negativo, ai-se encontrar problemas por todos os lados, porque a condução esportiva sempre foi deficiente ou quase nunca existiu. Tirando exceções raríssimas, de Irmã Rafaela Aberler e professor Eduardo Pádua.

No entanto até o presente momento não foi possível identificar-se de quem se trata o ilustre triunfense. Quem souber favor informar, para que receba o reconhecimento merecido do Blog Opinião Triunfo. e demais conterrâneos que defendem maiores investimentos das administrações públicas municipais no setor esportivo, uma vez funcionar apenas como cabide de emprego, sem atuar como deveria recebendo devidos investimentos, prejudicando assim  o surgimento de  atletas profissionais.Bem que se poderia ter representações a exemplo da renomada atleta Iane Marques, celebridade de Afogados da Ingazeira, conhecida no mundo inteiro.Cabe portanto desempenhar a luta solidária,  solitária e sem receber respaldo dos próprios atletas, visando acompanhar outros municípios e também fazer história no desenvolvimento dos atletas triunfenses


Parabéns Morais! Continue levando o nome da família FPJU pelos tatames de todo o Brasil! 
(Federação Pernambucana  de Judo)



MARAVILHOSA CASA DA CULTURA DE TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ


   


Click na setinha ao centro da imagem e veja a reportagem da TV

Bastante gratificante para qualquer personagem de bom senso, sejam moradores, visitantes ou  turistas, ao percorrerem nas ladeirosas ruas da belíssima cidade de Triunfo, ser possível deparar-se com outro excelente ponto turístico que é a recém-fundada 'Casa da Cultura de Triunfo', situada na antiga Escola Paroquial dirigida pelas abnegadas irmãs- professoras Lita e Emília Barros, na Rua Padre Ibiapina, Centro.Iniciativa pessoal do ex- diretor da Setur,  renomado e eficiente artista plástico Jean Carlos Marins com a colaboração do conterrâneo Agamenon Gonçalves Lima, o popular "Teco".

O amplo ateliê , compartilhado de maneira inteligente com artistas triunfenses das mais diferentes tendências, tornou-se um convite à observação. Entre quadros concluídos e outros para concluir  elaborados pelas pintoras Terezinha Cordeiro, Marleide Beserra, Socorro Ferreira,  Carlinda Nogueira, entre outras, existe cerâmicas, tintas, pincéis e todas espécies de peças artesanais diferentes confeccionados no município. Além disso, os detalhes da decoração empregados naquele prédio abandonado, dividem a atenção de qualquer espectador, devido ao largo espaço destinado para convivência.

Segundo o mestre Jean, natural da circunvizinha  São José do Belmonte-PE, o ambiente tem chamado a atenção para a valorização do trabalho de quem expõe suas artes nunca antes reconhecidas nem por familiares próximos. Acredita possuir Triunfo um grande celeiro de artistas, e artistas bons merecedores serem descobertos, reconhecidos, apoiados e divulgados. O mentor desse espaço cultural da maior importância para o turismo -  também reforça as várias lojas de artesanato existentes -  conhecido pelos grandes painéis espalhados nas ornamentações de eventos, esculturas, quadros e outras inspirações. 
Organizadores/ Colaboradores:
 

Iniciativa - Jean Carlos Marins

Agamenon Gonçalves Lima



 Lourdes Queiroz,
 Socorro Granja


Teca Patu






Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

AMEAÇADO DE MORTE CANDIDATO A PREFEITO VAI EMBORA - POR CARLOS FERRAZ


Gilson da Silva Gomes

O popular "Gilson do Pará" e amigos na cavalgada

O  futuro relativo às consequências dos últimos acontecimentos violentos na cidade até então mais tranquila e hospitaleira do Interior de Pernambuco passou a ser uma incógnita, desde quando no princípio de 2016 tiveram sequenciados assassinatos, atentados, ameaças e roubos, ao ponto da Delegacia de Polícia Civil registrar até o presente seis homicídios, apenas dois descobertos o resto sem qualquer solução ou divulgação de autoria. Embora circule nos bastidores, denúncias sobre um esquisito consórcio formado no município, visando abater desafetos políticos e pessoais.Para quem passava mais cerca de seis anos sem qualquer acontecimento dessa natureza, é de causar espanto na população e indignação com o falido programa estadual "Pacto Pela Vida.", que tenta manter a imagem de eficiente, quando se tem policias desestimuladas, inoperantes, despreparadas e com salários defasados - os piores do País.

A população amanheceu ontem atônita com mais outra notícia de ação perversa desses elementos ousados desafiando a estrutura deficiente policial local e equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE), que encontra-se no afetado território municipal. E a Companhia Independente de Operações Sertão Catinga (CIOSAC), sem descobrirem nada e muito menos evitando novos fatos acontecerem no transcorrer das tumultuadas semanas, geralmente surgem investidas violentas em plena luz do dia.A mais recente aconteceu na terça-feira, contra" Gilson do Pará", abordado por elemento de moto e capacete, que emparelhando no veículo que conduzia o ameaçou de morte, dizendo estar àquela altura, sua cabeça valendo a premiação de 200 mil reais, caso insistisse manter candidatura e  permanecesse em Triunfo. Na ocasião, informou que as mortes anteriores do vereador Lucimar Feitosa, sindicalista Ediniz Gomes e atentados sofridos por Nilson do Sindicato e o advogado Williams Terto, haviam custado a empreitada um montante 120 mil reais.

Diante a  intervenção ameaçadora, o potencial concorrente ao Executivo - que é natural de Triunfo, onde atuava como agricultor no ramo de plantação de verduras e hortaliças, na região  do Sítio Pará, Gilson da Silva Gomes, depois do insucesso na campanha eleitoral para vereador no ano de 2000, transferiu-se para São Paulo, onde tornou-se empresário crescente no setor de dedetização. Movido pelo suporte financeiro adquirido no trabalho, passou a realizar visitas pontuais e esporádicas, mantendo contatos políticos junto às lideranças comunitárias e pretensiosos candidatos a vereador, imaginando disputar a prefeitura pela oposição na desconhecida legenda do recém-criado Prós, depois do  ser negado PSB ao grupo aliado . Resolveu temeroso  reunir ,toda família às pressas cientificar o fato e decidir viajar na calada da noite - imprimindo fuga estratégica ,desistindo do sonhado intento e voltando para a capital paulista em definitivo. E agora,como é que fica? Quem poderia imaginar Triunfo nessa situação?

O mesmo andava prevenido, com colete à prova de balas e  acompanhado por dois policiais militares que atuavam como seguranças particulares, depois das sequenciadas mortes.No entanto abortou, por pressão não identificada e nem sabida o seu plano: Há exatamente dois anos atrás, tomou gosto e resolveu "botar seu bloco na rua", apostando conseguir reverter  através de conversas e negociações, o quadro adverso, favorável, aos seguidores da administração pública; apesar de reconhecido grupo com inegáveis divergências internas; porém com habilidade em  procurar se aturar nas disputas eleitorais, para manter firme conquistas barganhadas e vantagens negociadas, prática comum nos grotões . Essa ala partidária sobrevive montada há décadas; sempre denunciada por adversários pelas costumeiras práticas de supostos; assistencialismo, paternalismo, nepotismo; modelo reinante entre  figuras conhecidas pelo pragmatismo bastante peculiar .E por realizar também diversas obras com recursos próprios e recebidos de governos federal e estadual, advindos da arrecadação dos contribuintes, dificultando as chances vitoriosas. Providências necessitam ser tomadas com a máxima urgência. Não dá mais para esperar atitudes paliativas do governador Paulo Câmara e secretariado.


Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

RECUPERAÇÃO EXEMPLAR DA ESTRADA DOS SÍTIOS RETIRO E AVANÇANDO - POR CARLOS FERRAZ










Desde o princípio de abril que as dinâmicas comunidades da zona rural do município de Triunfo, dos populosos e tradicionais sítios Retiro e Brejinho, resolveram depois de reuniões preliminares tomar uma brilhante iniciativa que há muitos anos já vinha sendo debatida por diferentes setores triunfenses junto a lideranças dessas localidades como sugestão: o asfaltamento precário da estrada que liga o final do perímetro urbano no Bairro do Cruzeiro ao atrativo ponto turístico da Cachoeira dos Pigas, distância aproximada de 2 km apenas.No entanto,  segundo as lideranças regionais, encontrava campanha  negativa que terminou resultando de alguma forma no impedimento. Alegava fiscalização da edilidade vinculada à área de patrimônio, ao receber a obra reformatória o incremento das camadas de piche, contribuiria para descaracterização da estrada de pedra bruta.

Valendo ressaltar que durante a administração do governador Miguel Arraes de Alencar, quando através do Grupo de Ação Municipal (GAM) e associação de moradores, diversas intervenções foram realizadas no setor, a exemplo: distribuição de sementes, eletrificação rural, perfuração de poços, doação de silos, recuperação de estradas, melhoramento de educandários, atendimento médico e odontológico, disponibilidade de remédios, entrega de enxovais a recém-nascidos e programas sociais outros,  implantados com inegável sucesso,  beneficiando por completo os habitantes, essa reivindicação também constava em pauta.Depois o engenheiro João Gualberto Pires, na época diretor regional do DER-PE ,sediado no município de Sertânia, orientou que seria uma solução viável de custo mínimo. mas infelizmente nada progrediu. 

Foram dolorosos anos sem qualquer providência do poder público e das representações políticas que aparecem somente em busca de votos a cada pleito eleitoral com promessas e migalhas, visando enganar as figuras inocentes ou comprar os negociadores incautos. Agora parece que o intenso sofrimento dos moradores, visitantes e turistas,  está próximo de acabar. A  etapa recém- concluída  com cerca de 500 metros - devido  esforços redobrados das exemplares comunidades citadas, depois respaldadas por representações dos sítios Jaleco, Icó, Junco, Coroas-  vem confirmar o adágio popular:  "A união faz a força". Essa solução definitiva aparece para satisfação geral dos triunfenses, devido a breve  possibilidade de poderem frequentar aquele interessante lugar.Muitos prometem contribuir  nas campanhas filantrópicas que venham ser  organizadas para essa finalidade. 

  
Comunidades: SÍTIO RETIRO E SÍTIO BREJINHO DA BARRAGEM.




CRISE ECONÔMICA E POLÍTICA PODE ATRAPALHAR NOVOS INVESTIMENTOS - POR CARLOS FERRAZ






Desde o final de 2015 para princípio de 2016, passou a ser  assunto preferencial de todos nas costumeiras rodas de bate-papo e comentários em recantos públicos e privados, entre: conhecidos,  familiares, amigos e desconhecidos, que a devastadora crise econômica e política  vem atingindo de maneira crescente o País inteiro e a população em geral. Assombra e muito, tornando fator preocupante de variados setores da hospitaleira sociedade do "Oásis do Sertão",  sem perspectiva momentânea.

Existem dúvidas que precisam ser logo dissipadas.Por exemplo, se a mesma será capaz de evoluir durante os  meses vindouros naqueles terminais propulsores de emprego e renda. Será de qualquer maneira, válido identificar a possibilidade de instabilidade e impactos negativos,que por via das dúvidas, terminem prejudicado a realização de investimentos nos importantes complexos. Porque esse clima de incerteza pode atrasar o admirável processo de crescimento instalado, principalmente, nas pousadas, hotéis, albergues, restaurantes, lanchonetes e bares..

Nada custa ser realizada por pessoas visionárias do lugar,  minuciosa avaliação preliminar despretensiosa, no entanto bastante realista, analisando o quadro triunfense a curto, médio e longo prazo. A iniciativa deve colher e  transmitir com transparência o receio que áreas relacionadas  ao turismo, lazer, comércio, agricultura, entre outros.  Assim, poderá acabar dúvidas sobre o impacto do processo ameaçador no cenário. que pode afastar outros investidores.

Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo - PE

PROCURAR FILTRAR MELHOR AS REPRESENTAÇÕES MUNICIPAIS - POR CARLOS FERRAZ

 



Deviam os leitores triunfenses resolverem apelar para a consciência e valorização própria, procurando serem mais exigentes no sentido da escolha da suas representações. Basta adotarem um sistema básico  eficiente capaz de filtrar a qualidade dos políticos  que se proponham concorrer a alguma vaga no Legislativo ( Câmara de Vereadores) e Executivo 
(Prefeitura Municipal). A proposta visa que todos candidatos além de "ficha limpa" e "postura recomendável" na sociedade, possuam mínimo compromisso ético, para influenciar no engrandecimento do "Oasis do Sertão". O que não existe...

Acontece que infelizmente o nível de pessoas incentivadas a disputar mandatos eletivos, alguns somente para fazerem  escada para outros pretendentes mais fortalecidos e recheados de esperteza. Recebem vergonhosamente para isso, comprovados valores financeiros iniciais e depois no decorrer da campanha ( forma descarada de comprar votos, porque segura aqueles sufrágios conseguidos pelos iludidos, negociadores e viciados supostos concorrentes e sua família). Utilizam mais, as estratégicas promessas comuns de ocupação nos cargos terceirizados e comissão.É uma esculhambação...

Faz-se necessário portanto, para conseguir essa mudança substancial, o integral engajamento da população. Caso não seja possível, procurar atrair formadores de opinião, segmentos sociais e cidadãos que se  apresentam esclarecidos. Apesar de no presente momento ninguém haver demonstrado qualquer disposição de posicionar-se contra à corrupção. Nem também, nepotismo, assistencialismo e paternalismo. Vale serem esquecidas as posições políticas divergentes, adotando fazer o melhor para sua família e sua cidade. Talvez assim, consiga-se obter recursos governamentais destinados a resolver pendências sob responsabilidade da administração pública.


 Por: Carlos Ferraz
         Editor / Triunfo -  PE

CALÇADAS NECESSITAM DE REFORMAS PARA FACILITAR MOBILIDADE DOS PEDESTRES - POR CARLOS FERRAZ

Praça 15 de Novembro - Centro
Rua Padre Ibiapina - Centro
Rua Tenente Siqueira Campos -  ´Bairro Boa Vista


Praça 15 de Novembro - Centro


Alto da Boa Vista

Avenida Dr. Severiano  Lopes Diniz - Bairro do Cruzeiro


CAMPANHA DIVULGADORA SOBRE TRIUNFO - POR CARLOS FERRAZ






Muito importante que diversos órgãos da administração pública  e diferentes segmentos da população triunfense compreendam a necessidade conjunta de ser promovida uma abrangente campanha divulgadora do enorme potencial existente no denominado 'Oásis do Sertão', objetivando compartilhar com todos meios de comunicação como meta de fazer valer slogans expressivos tipo  " Um Triunfo Melhor" ou "Triunfo Dos Nossos Sonhos", trabalhada coletivamente, procurando sensibilização  e provocando a auto estima da nossa gente.

Dentre várias propostas imaginadas cuidadosamente surgiram outras frases baseadas em recursos apelativos bastante amplos e que poderão emplacar rápido, algo denominado "Triunfo Que Desejo Belo" e "Triunfo Sempre Belo".Este movimento estudado por alguns comprometidas figuras idealistas nasceu destinado para ir além das questões fundamentais que  muito estão deixando a desejar, embora, algumas consideradas significativas para o contexto da sociedade em geral.

Portanto, cabe utilizar o setor do Turismo com a devida competência, visão administrativa e sentimento nativista,  visando contribuir com a busca incessante desse  ideal coletivo de maior grandeza, defendendo inúmeras conquistas nas divisas proporcionadas nesse território abençoado por Deus e bonito por natureza. Qualidades essas incontestáveis que não podem e nem devem continuar sem receber atenções especiais, mas voltados a planos completamente secundarizados com chances mínimas de aplicação.


Foto do perfil de Carlos Ferraz 
 Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE


REALIZADO CALÇAMENTO DA AVENIDA SEBASTIÃO PEREIRA MARTINS - BAIRRO BOM JESUS





NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!