sábado, 1 de outubro de 2016

O VELHO E APRECIADO UMBUZEIRO QUE NOS DÁ SOMBRA E FRUTOS - POR IEDO FERRAZ




O Imbuzeiro é uma árvore típica das caatingas nordestinas, devido a sua rusticidade ele aguenta secas prolongadas, visto que o mesmo tem a capacidade de armazenamento de água, especialmente da raiz, qualidade necessária para sobrevivência nos longos períodos de estiagem no seu habitat natural. Quando a seca aparece a maioria das plantas na Caatinga perdem as folhas, e com o umbuzeiro não poderia ser diferente, mas esta arvore resistente volta a florescer assim que começam a cair as primeiras chuvas no sertão nordestino.Graças ao trabalho de pesquisa da Embrapa, foi desenvolvido o Imbu gigante que é três vezes o tamanho do convencional. O Imbuzeiro produz um fruto conhecido como imbu que é muito apreciado pelo sertanejo, este fruto além de ser consumido ao natural, é utilizado em preparos culinários, como sorvetes, geleias, doces e a famosa imbuzada, um alimento preparado com leite e açúcar, muito apreciado no Nordeste.



Por: Iedo Ferraz Lima
        Cidadão triunfense, nordestino e brasileiro

Um comentário:

  1. Grande Iedo. Sempre com posts sensatos e edificantes.Será que um dia vamos descobrir a importância desta planta para nossa região ?

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!