quinta-feira, 6 de outubro de 2016

DE VIOLÊNCIA E VIOLÊNCIAS - POR RENATO FERRAZ


 

O homicídio por “razões fúteis” é dificílimo de se prever: acontece, por exemplo, numa mesa de bar, numa discussão geralmente inútil e estúpida. Mas um crime recente desses, em Triunfo, comoveu a cidade. Também, pudera: tudo contribuía para isso. Tipo: homem, bebida, arma, instabilidade emocional – e um jovem benquisto, com futuro, sem passado com nada ilegal ou irresponsável.

A cidade inteira se mobilizou, fez passeata, manifestos etc.

E o que a cidade fez em relação a outros fatos reais – que não chocam como um crime, mas ajudam a fomentar esse tipo de crime? Tipo: o que os triunfenses fizeram com o sucateamento da Polícia Civil e da Polícia Militar? 



a) Soube que no processo eleitoral deste domingo havia apenas seis PMs de plantão. Sofro por eles, os PMs, também: e se acontecesse quatro episódios simultâneos em Triunfo, Jericó, Canaã e em um sítio qualquer, como exigir a presença da PM? Ficamos ao Deus-dará?



b) No episódio em que minha cunhada e minha sobrinha foram assaltadas, a 200m da DP, o único policial de plantão, alertado sobre a presença dos bandidos a outros 200m, saiu-se com essa: estou só, não posso sair daqui. Isso exige uma reflexão: o prédio, alugado, da DP, é mais relevante do que a detenção de dois criminosos, armados?

Os dados sobre o aumento da violência em Pernambuco são mais assustadores do que eu previa... Vou postar pílulas diárias, a partir de agora, sobre o estado de calamidade
a) O mês de agosto terminou com números pouco favoráveis ao dia a dia da população”. Dados da Secretaria de Defesa Social mostram que foram registrados 71 homicídios no Recife - o pior resultado para um mês, desde 2013, quando foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Urbana.





Por: Renato Ferraz
        Jornalista De Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!