sexta-feira, 14 de outubro de 2016

CONTRASTES DA NATUREZA: BARRAGEM DO BREJINHO E A CACHOEIRA DOS PINGAS - POR IEDO FERRAZ

A Barragem do Brejinho, foi construída no inicio dos anos oitenta na Cidade de Triunfo. O objetivo maior desta importante obra, foi aproveitar as águas de vários riachos que passavam neste sitio, porém se perdiam no período de inverno, pois este liquido precioso tinha como destino o Sitio Carro Quebrado. A Compesa foi a idealizadora deste projeto para tirar a nossa cidade da falta de água, que se agravava no período de secas prolongadas. Com a construção deste reservatório a questão do abastecimento não seria resolvido, mas diminuiria o sofrimento da população diante das escassez da mesma. Esta barragem quando cheia apresentou sérios vazamentos que nunca foram consertados até hoje. Faz muito tempo que esta barragem sangrou, tendo em vista a falta de chuvas em nossa região, teve época do ano que ela secou totalmente, contribuindo desta maneira para o agravamento na distribuição regular de um liquido imprescindível na vida das pessoas que necessitam dela no seu uso diário, pois água é vida, sem ela não poderemos fazer nada.




CACHOEIRA DOS PINGAS

A Cachoeira dos pingas está localizada no Sitio Brejinho, Município de Triunfo, esta bela paisagem fica cerca de 5 km da Cidade, sendo considerado portanto, o principal ponto turístico do nosso Município. Este local maravilhoso sempre foi muito procurado pelos moradores locais, e os turistas que vinham conhecer este cenário de beleza natural, ideal para ser usado como área de lazer, tendo em vista que todos os visitantes poderiam tomar banho nos poços ou apreciar aquela linda cascata. Através da Secretaria Estadual de Turismo, nesta localidade foram construídas escadas com corrimão, para propiciar mais segurança aos turistas, que corriam o risco de serem acidentados quando estivessem apreciando aquele ambiente. Devido as escassez de chuvas na nossa região, este espaço hoje é pouco visitado, ficando seriamente comprometido devido à falta de água necessária para formar aquele belo espetáculo.









Por: Iedo Ferraz Lima
      Triunfense, pernambucano, brasileiro, cidadão do mundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!