terça-feira, 5 de julho de 2016

DOODLE GOOGLE HOMENAGEIA HOJE UM ÍCONE DA MPB, A CANTORA E COMPOSITORA CARMEN COSTA


Carmen Costa, cantora e compositora brasileira, recebe hoje (5 de julho) um Doodle Google em homenagem ao dia em que faria 96 anos. Carmen é autora das músicas "Está chegando a hora" e "Cachaça não é água", letras que foram regravadas por diversos artistas e fazem sucesso até hoje. A cantora, apesar de atender por Carmen Costa, se chama Carmelita Madriaga. Ela iniciou sua carreira quando, trabalhando como empregada doméstica para o cantor Francisco Alves, foi descoberta em uma festa pela então famosa Carmen Miranda. 

Nascida em 5 de julho de 1920 em Trajano de Moraes, município da região serrana fluminense, a artista ganhou notoriedade no rádio com sambas que passam reconhecidos por gerações. Sua estreia foi em um show de calouros, como era comum entre os anos 1930 e 1940. Carmen se destacou no programa de rádio de Ary Barroso, sagrando-se campeã do concurso. Foi o bastante para dar a largada em sua vida profissional. No começo, a cantora fez dupla com o cantor e compositor Henricão.

Sua canção mais famosa, "Está Chegando a Hora", foi também seu primeiro sucesso. A música é uma versão adaptada da mexicana "Cielito Lindo". Outras faixas de sucesso incluem Aquela Noite, Cachaça (Não É Água Não) e Tem Nego Bebo Aí. Além disso, é dela a "Marcha do Cordão da Bola Preta", música-tema do conhecido bloco de carnaval carioca homônimo.

Depois de uma temporada morando nos Estados Unidos e na Europa, Carmen voltou ao Brasil já considerada um dos principais nomes da música brasileira à época. Recebeu homenagens em programas de rádio e TV. Entre elas, o “MPB Especial”, da TV Cultura de São Paulo, gravado em 1972.
Carmen Costa compôs até envelhecer. Em 2003, ainda viva, foi tombada como patrimônio cultural do Brasil pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e, em referência ao reconhecimento, escreveu a música "Tombamento". Depois de longa carreira como um dos maiores nomes do carnaval do Rio de Janeiro e do Brasil, Carmen morreu aos 87 anos, no Rio de Janeiro, no dia 25 de abril de 2007.


Click na setinha ao centro da imagem e ouça com saudades a música "Está Chegando a Hora" Carmen Costa - Carnaval de 1942, Época de Ouro do Rádio. Esta música travessou gerações ate os dias de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!