quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

CONHECER TRIUNFO SIGNIFICA ABRAÇAR O PARAÍSO - POR CARLOS FERRAZ

 

Na região de Triunfo o turista encontra uma diversidade natural surpreendente, com riachos, açudes, lagos, cachoeiras, cavernas, grutas, ruínas históricas como do Colégio dos Americanos e Arruado Dr. Cordeiro Lima e conventos, igrejas, capelas, santuários, demonstrando ser uma cidade bastante religiosa.Os distritos de Canaã e Jericó possuem também um patrimônio histórico representativo, é sem dúvida o lugar mais interessante na atualidade para se curtir temporadas tranquilas.Tem um povo  generoso e simpático.


Aprovado  e comprovado como  " Estância Climática" e "Estação Balneária" esse recanto pernambucano, é  sem dúvida um ponto turístico que avança cada  vez mais. Possui o privilégio de ser uma localidade  totalmente protegida por serras que lhe cercam, formando nas áreas urbanas e rurais irresistíveis piscinas naturais de águas límpidas, e pelo outro lado uma tranquila cidade propícia ao lazer a qualquer hora e nas diferentes épocas do ano.É também uma cidade querida e admirada por quantos têm a alegria de conhecê-la.



Triunfo não é apenas uma bela cidade integrante do elenco dos lindos  municípios pernambucanos que enfeitam  o Estado. Teve um desenvolvimento diferenciado, graças à colaboração dos alemães, italianos, portugueses, ingleses, franceses. Ela mostra maravilhosos aspectos urbanísticos, agradáveis à vista de quem tenha olhos para ver, apreciar e curtir. Mas não é só isso. O "Oásis do Sertão" está estrategicamente no ponto mais alto  de todos outros municípios estaduais e a segunda do Nordeste brasileiro.

Carlos Ferraz
Por: Carlos Ferraz

Fotos: Guia Herculano Jr.

PROCURA-SE LUGARES AGRADÁVEIS PARA CONVIVÊNCIA - POR CARLOS FERRAZ




No momento atual que se vive na sociedade alternativa brasileira e nordestina, está ficando cada vez mais evidente a necessidade urgente de importantes transformações para tornar as áreas urbanas detentoras de espaços extraordinários, exemplo:  Triunfo -  a cidade mais alta, mais bela e de melhor clima de Pernambuco - ainda mais destacadas e acolhedoras. Acontece que precisam alguns desses lugares receberem a básica repaginada característica.

Pode-se apontar como culpada a ausência comprovada de visão administrativa e sentimento nativista dos gestores público, mas também a inércia da iniciativa privada e do povo na cobrança aos seus representantes públicos que  lhe administram aos longos dos anos, sem fazer o obrigatório dever de casa.Embora exista a certeza de que  possui o "Oásis do Sertão" qualidades excepcionais: muitas paisagens de beleza sem igual, aparecendo à frente de uma verdade incontestável. Afinal, é uma reserva estilo patrimônio natural de primeira. 

Devido a existência das conhecidas dificuldades, a procura é maior por acomodações em pequenas lugares, onde a permanência geralmente é agradável. E também suportável, ao contrário daquelas localidades estressantes, representadas por metrópoles,consideradas, espaços amorfos ( já chamados de não lugares ) sem  qualquer identidade, destruindo laços da história e, com isso, identificações pessoais. 




NATAL EM TRIUNFO, COM CHUVA, PRESENTE DE DEUS! - MUITA ALEGRIA PARA OS TRIUNFENSES









Fotos: Jadson Araújo, Bruno Jackson e Sandra Gusmão

VOCAÇÃO INCONTESTÁVEL PARA O ECOTURISMO - POR CARLOS FERRAZ





Conceitua-se “Ecoturismo como o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”. (Marcos Conceituais – MTur)

Para os amantes da natureza, Triunfo na Região do Alto Pajeú de Pernambuco oferece sem a menor dúvida um verdadeiro paraíso ecológico maravilhoso, onde tem-se a oportunidade de extasiar-se com belas emoções que a natureza oferece no território abençoado por Deus e bastante, com toda certeza, denominado por merecimento: "Oásis do Sertão.

Lugar onde ao fazer trilhas é possível encontrar o meio ambiente ainda quase intacto, com pequenas cascatas,  riachos, cachoeiras, lagos,açudes, barragens, lagoas, sem muitos vestígios de utilização, dentro de uma área rural bem próxima,  quase no coração da cidade,  sendo portanto recomendado para caminhadas sob agradável clima ameno , observando pássaros, alguns animais silvestres e de estimação pelo trajeto

São realmente paisagens que fascinam todos que a visitam, detalhes que conquistam para sempre o atento frequentador. Deixando a ligeira impressão  de que  está-se passeando noutra localidade distante do Nordeste brasileiro semi-árido. Dá para sentir-se assim mesmo.. O recanto é de primeira qualidade e sua excelência já é marca registrada entre todos aqueles que tiveram oportunidade.  de curti-la.


 Pico do Papagaio, com 1260 m
Cruzeiro do Alto da Boa Vista











O roteiro ecológico de Triunfo é um dos mais ricos do Brasil. É a cidade de maior altitude do Estado. Com um carro apropriado, vai-se a lugares inesquecíveis, como serras e cachoeiras. Pode-se escalar o ponto mais alto de Pernambuco, o Pico do Papagaio, com 1260 m acima do nível do mar, um mirante natural que permite a visão das cidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Quixaba, Flores e Calumbí e as paraibanas Princesa Isabel, Tavares e Juru.

Belas vistas panorâmicas também podem ser admiradas dos mirantes Belverde, Jatobás e Cruzeiro do Alto da Boa Vista. O município oferece ainda boas opções de banho na Cachoeira dos Pingas, do Brocotó, de Canaã e do Grito. Essa última com cinco quedas. Já a Cachoeira do Brocotó tem quedas fortes e não são indicadas para o banho, mas possui bicas perfeitas e de fácil acesso. Cachoeira das Pingas e Canaã também são boas opções de passeios, além do sítio arqueológico Pedra do Letreiro com pinturas rupestres.


Carlos Ferraz 
Por: Carlos Ferraz
        Editor/ Triunfo PE

INFLUÊNCIA CULTURAL SE EXPANDE NO MUNICÍPIO - POR CARLOS FERRAZ

 
Turistas que gostam de apreciar trabalhos artísticos de qualidade, vão encontrar boas opções em Triunfo. O município dispõe de artistas competentes aperfeiçoados pelo Serviço Social do Comércio - Sesc, na Fábrica de Criação, situada no prédio onde funcionou a antiga Cadeia Pública, na Praça da Bandeira, Bairro Boa Vista. Naquele espaço cultural surgem a cada dia artesãos que demonstram futuro próspero a exemplo de Graziella Florentino, Lêda Souza, Glória Gomes e outras que transformaram o ambiente em um dos ateliês mais bonitos da Região.

O fato de ser localizado em um ex-presídio não inibe os componentes, antes  coordenados pela disciplinada,simpática e habilidosa Patrícia Carla (hoje vice-diretora-executiva do Sesc Triunfo.. A prova é haverem conseguido produzir naquele lugar mais de quinhentas obras entre pintura, escultura, desenho, artesanato e muitas  peças de artesanato, encontradas nas feiras livres, exposições organizadas pela instituição nas praças da cidade, nas escolas e nos seus domínios, disponíveis a visitantes e moradores. O grupo, no entanto se recente de ausência de museus e ponto de apresentação das obras de arte.  

Saibam que um projeto-de- lei apresentado na Câmara de Vereadores, na década de 1980, propunha  ao Poder Executivo determinar  que todos os prédios novos adquirissem e expusessem peças de artistas locais. Depois disso a cidade começaria a ganhar ares de uma grande galeria de arte ao ar livre. Inclusive apontando muros, paredes, fachadas como lugares adequados para a ação cultural dos pintores e grafiteiros da província. Ainda é possível encontrar artes feitas de barro, argila e azulejo. 














 
Carlos FerrazPor: Carlos Ferraz
        Editor/Triunfo - PE

MALHA CICLOVIÁRIA ESTÁ SENDO ESTUDADA - POR CARLOS FERRAZ




Nada melhor que receber uma boa notícia que traduza significativa melhoria para Triunfo e seus habitantes, segundo informação não oficial de prestigiado componente da atual administração , que assessora a Prefeitura Municipal, o primeiro trajeto da rede cicloviária urbana, finalmente está perto de sair do papel e realizar o sonho de muita gente dentro de traçados similares a municípios do Brasil e do Mundo. Recife é um grande exemplo de acolhimento  satisfatório da prática que vem chegando a atingir as diferentes classes sociais , sejam crianças, jovens, adultos e idosos.

Neste primeiro momento o executivo pretende apresentar aos segmentos da sociedade civil organizada,  projeto conceitual  sobre malha de ciclovias e ciclofaixas interligando a Estação Teleférica  à Academia da Cidade, devendo funcionar aos domingos e feriados das 7 h às 17 h,  percurso total somando 200 metros planos de extensão reta, na Avenida Pompílio Wanderley, Bairro da Guanabara. Assim como recanto interioranos adotaram.Infelizmente a instalação do Monumento do Avião e o Pátio de Eventos, são grande empecilhos para o prolongamento do espaço pretendido.








Esses tipos de investimentos deveriam ser mais  valorizados, procurando oferecer aos moradores, visitantes e turistas, outras opções de lazer, aproveitando a potencialidade existente na região. Que novos estudos sejam realizados prevendo a implantação de outras rotas para bikes, nas  diferentes áreas da cidade, bairros e distritos de Canaã e Jericó . Dizem que ainda não foram realizadas iniciativas idênticas devido não haverem ainda equipamentos de requalificação necessários, como a retirada de obstáculos físicos,  tipo lixo e estacionamentos.Vale torcer para acontecer....

Carlos Ferraz

Por: Carlos Ferraz
        Editor



NOVAS METAS PARA O INCREMENTO TURÍSTICO - POR CARLOS FERRAZ






 

 






Nossos informativos não brincam em serviço quando o assunto é desenvolver as atividades turísticas da cidade, defendendo nas publicações diárias, temas da mais relevante importância, como o aumento da disponibilidade de leitos hoteleiros, treinamentos de guias mirins, capacitação de recursos, investimento nos museus, retretas musicais, valorização do lago, abertura de novas vias, identificar pontos atrativos, recuperação de praças, melhoria da iluminação, preservação do casario, implantar a Casa do Careta, agilização da mobilidade e muito mais.

São alguns projetos importantes que mudam diretamente o perfil do turismo no município que recebe  boa média de visitações semanais,, tanto nas temporadas de férias como nos feriados prolongados Pelo exposto nos editoriais, são geralmente cerca de cinco ônibus circulando lotados  de frequentadores dos municípios circunvizinhos e de outros Estados querendo usufruir da infraestrutura do lugar repleto de belezas naturais e urbanas. Para recebê-los estão à disposição guias adultos completamente identificados na realidade do "Oásis do Sertão"

Defende-se ainda que todos os guias atuais passem por um treinamento que inclua aulas de inglês e de história, com o apoio da Prefeitura, através de convênio, muito desses podem também ser aproveitados em empregos em hotéis, pousadas e albergues, com a ajuda da experiência adquirida no período de contato junto ao público. Mesmo sem essa qualificação a receptividade do visitante é grande em relação aos mais atuantes:André Gonçalves,  Herculano Junior, Euclides Neto, Claudinei Lima, Laydson Santos, Agamenon Lima.

Não se deve no entanto deixar gerar um problema futuro anunciado com a proliferação de guias não capacitados e treinados nas ruas da localidade, o controle é difícil, mas podem tentar combater na medida  do possível, fiscalizando essa prática. E não acontecer igual ao excesso absurdo de mototaxistas que aparecem desordenadamente a cada dia. Precisa um cadastro para guias nativos, que devem ser identificados por crachás. Além do receptivo, quem chegar deve receber o auxílio dos serviços úteis prestados por uma Casa do Turista, a ser criada recebendo suporte de informações.






Por: Carlos Ferraz
         Editor/ Triunfo - PE

MENSAGEM DE NATAL - POR CARLOS FERRAZ


Saibam todos os amigos assíduos leitores, ser grande neste momento a satisfação e a honra daqueles que fazem parte do Grupo Terra, produtor dos informativos locais: blog Opinião Digital, jornais A Verdade Escrita e Opinião Triunfo, ao dirigir de público esta singela mensagem de Natal, imbuídos dos mais expressivos sentimentos de fraternidade,solidariedade e amizade.


Com nossos cumprimentos e um grande abraço,



  Carlos Ferraz 

  Editor/Triunfo PE

*(Gravura da Xilografia da artista plástica Dione Rabelo)

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL ENTRE AMIGOS TRIUNFENSES - BAR E LANCHONETE GUANABARA

Em 25.12. 2015., aconteceu outra tradicional confraternização no Bar e Lanchonete Guanabara, o popular Bar do "Rato", do proprietário Nivaldo Pereira Quinto, situado na Praça Carolino Campos, (Praça do Açude),Triunfo-PE.

É a famosa "Seleção de Ouro", edição 2015, que no  geral promove anualmente o encontro de amigos triunfenses  nesse período, com o intuito de tirar fotografias e saber no ano posterior quem partiu com destino à esfera posterior, deixando saudades do agradável convívio na maravilhosa terrinha sertaneja considerada "Oásis do Sertão".

Da direita para a esquerda: 
Hurley Braz, Jadson Araújo (Jacó), Carlos Ferraz, José Inácio (Deda), Aguinaldo Pereira (Guiado), Nivaldo Quinto ( Rato), Vandí Florentino (Índio), Roberto Carlos (Seta), Francisco Ribeiro (Fanca) e Gevársio Silva (Vacinho).Depois com César Pereira e na última: "Jacó","Pifita", "Rato", " Guiado", Jorge "Pinto" e Jone Timóteo.

:









Fotos: Jadson Antônio Araújo


NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!