quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TURISMO MUDOU A VIDA DA CIDADE



Há cerca de  trinta anos atrás, a principal atividade econômica e geração de renda da grande maioria dos municípios, principalmente dos pequenos,  estava presente a atividade agrícola. Mas nem todos souberam como aproveitar eficazmente o uso das terras apropriadas para exploração natural, apesar dos equipamentos disponíveis, seja para criação ou cultura. Isso pode ocasionar desperdícios que poderiam ser evitados com simples ações voltadas para o turismo que até bem pouco tempo ninguém ouvia falar no Interior, a não ser em meia-dúzia de destinos carimbados no Estado.

De 1990 por diante no entanto, essa prática saudável noutros diferentes recantos de Pernambuco, mais aproximados da Capital. Depois de análises preliminares ficou evidenciado existir potencial para objetivar melhorias na qualidade de vida e na renda das pessoas. Embora residentes ou trabalhando nas áreas castigadas pela seca, a exemplo da Região do Pajeú. Passou-se a  adquirir informações capazes de influenciar na visão moderna atualizada de como administrar o negócio onde a propriedade urbana e rural passariam a ser vistas como empresa competitiva, proporcionando melhor aproveitamento dos espaços.

Tudo dentro do princípio formalizado de produzir mais e oferecer melhores opções de lazer com menos recursos, fornecendo aos consumidores que frequentavam o "Oásis do Sertão",  atuando de esporádico visitante ou permanente turista, produtos de qualidade e preços competitivos. Mas para isso, o requisito básico adotado pelas primeiras hospedarias funcionando a nível de pousadas ( primeiro Pousada Triunfo - Vera Veríssimo, Avenida Frei Fernando, Bairro Liberdade e depois Pousada Baixa Verde - Pedro Junior - Rua Manoel Paiva dos Santos, Bairro Bela Vista) , era o proprietário  estar flexível para adotar uma nova postura

Depois da providencial implantação do programa orientador, com passar do tempo, aumentou a produtividade. Atualmente existem vinte e cinco recintos ( pousadas, hotéis e albergues) disponíveis ao público: Centro de Turismo do Sesc,  Pousada Calugí, Hotel Baixa Verde, Pousada Alpes, Pousada Café do Brejo, Otellim Triumph, Lar Santa Elizabeth, Pousada Campo dos Jatobás, Pousada São Paulo, Hotel Portal Triunfo, Pousada Monte Alegre, Pousada Opção, Pousada São Luiz, Pousada Timbaúba, Albergue São Boaventura, Pousada Recanto Feliz, Hotel Stella Maris, Pousada Certri, Pousada Panorâmica, Pousada Palhoção, Pousada Rei do Caldo, Pousada Recanto, Pousada Bom Jesus, Pousada Adeildo,  Pousada do Assis.


Pousada Pastoral Stella Maris
Pousada Lar Santa Elisabeth

Albergue São Boa Ventura
Centro de Turismo e Lazer do SESC
Otellin Triumph
Pousada Alpes

Pousada Baixa Verde

Hotel Portal Triunfo
Pousada Palhoção

Pousada Cetri

Pousada Panorâmica

Pousada Monte Alegre

Pousada Café do Brejo
Pousada Encontro das Águas
Pousada Calugí

 
Pousada Opção

Pousada Recanto Feliz




FALECIMENTO DO MÉDICO TRIUNFENSE - JOÃO ANTAS VERÍSSIMO




Os componentes da equipe do  "Grupo Terra", responsável pela publicação dos informativos:  blog OPINIÃO TRIUNFO  e jornais A VERDADE ESCRITA e OPINIÃO, tem o doloroso dever de comunicar  a todos leitores,  amigos e ao povo em geral, sobre o falecimento do médico triunfense JOÃO ANTAS VERÍSSIMO, ocorrido hoje (26.09.2015.), ás 12:15 no município de Petrolina-PE, onde encontrava-se convalescendo  na residência de familiares há cerca de  três semanas, após cumprir tratamento semanal  na cidade de Arcoverde.O corpo será velado na igrejinha do Bairro Carnaíba Velha e o sepultamento ocorrerá amanhã, à 16 horas no cemitério público de Carnaíba.

O profissional de saúde João Veríssimo, 65 anos, filho do ex-prefeito e comerciante José Veríssimo dos Santos e Edite Antas Veríssimo, cursou também bacharelado em Direito, era o mais velho entre os irmãos Ana Lúcia, Vera Lúcia, Paulo Edvomberto (falecido), Luciana, Junior Veríssimo ( falecido) e recém-falecido Jânio Brahms, casado com a professora Sandra Vieira Andrada Veríssimo, deixou os filhos José Veríssimo Neto, Otoni Flávio, Ana Karina e cinco netos. Atuava há cerca de 37 anos na profissão, residindo atualmente em Carnaíba-PE, onde exercia a função por quase 15 anos. Antes desempenhou a função em municípios como: Irecê (BA), Cabo de Santo Agostinho, Flores, Princesa Isabel (PB), Calumbi, Triunfo, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Manaira(PB), Afogados da Ingazeira, Custódia, e outros.

Entre outras atividades do triunfense Antas Veríssimo, na década de 1970, foi professor da Escola Monsenhor Luiz Sampaio ( antigo Ginásio Diocesano Pio XII ) .E ainda: aprendiz de música da tradicional e centenária Isaías Lima.Tinha entre os "hobbys" mais frequentes , colecionar músicas orquestradas internacionais e popular brasileira de qualidade, montando uma discoteca das mais completas da Região, como também não abria mão de uma animada pescaria. Deixou um livro escrito que em breve será publicado.

Que Deus na sua infinita bondade lhe restitua na outra vida o muito que fez pelos seus semelhantes. Descansa em paz. 

É PRIMAVERA EM TRIUNFO, QUANTAS BELEZAS NOS TONS & CORES


No cume da serra em uma das menores extensões territoriais do Estado você encontra Lazer...Conhecimento...Cultura e uma maravilhosa gastronomia... Triunfo Pernambuco! Quem Tem orgulho divulga!


Euclides Neto Guia de Turismo de Triunfo PE
"Semeando conhecimentos"









 FLORES & CORES NA SERRA DA BAIXA VERDE - SERTÃO DO PAJEU


 




 












Por: www.tourtriunfo.blogspot.com.br https://www.facebook.com/TourTriunfo

DENOMINAÇÕES INCONSEQUENTES DAS VIAS PÚBLICAS

 




Existem situações que na verdade precisam ser revistas no Município com urgência, no tocante a transferência de nome nas artérias na cidade e distritos de Canaã e Jericó.Por exemplo: Embora jamais tenha recebido como qualquer gesto de simpatia pelos familiares Antas, Veríssimo, quase todos autênticos defensores de preservar as tradicionais denominações, desejam a todo custo transformar a histórica Praça 15 de Novembro, Centro - onde fica o ponto denominado "marco zero" da cidade - em Praça Junior Veríssimo. Fato que, se aqui estivesse o próprio homenageado - cidadão triunfense muito bem conceituado, oficial da reserva do exército,  desportista, comerciante, político, carnavalesco - repudiaria por considerar mudança abusiva.

Chegou-se à lamentável conclusão, que essa transferência alternativa tratou-se de condenável medida unilateral, sem receber portanto qualquer apoio popular justificado, quando necessário seria pelo menos passar, no mínimo, por  criterioso plebiscito entre os triunfenses em geral ou somente moradores do setor que poderão ficar diretamente afetados nos endereços e documentações dos seus imóveis. Não resta dúvida tratar-se de outro  ato impensado da Câmara de Vereadores, habituada a aprovar proposições aleatórias evitando passar pelos trâmites legais como o crivo analítico das Comissões Legislativas., existentes.

Na verdade parece ter virado moda,  trocar ou aprovar de maneira inconsequente aposição de placas das vias públicas em Triunfo. Empurram de "goela abaixo" pessoas sem qualquer razão comprovada ou sentido lógico detectado, que estão figurando nos diferentes logradouros públicos , mesmo não possuíndo comprovação de relevantes serviços prestados à população municipal durante suas  extensas trajetórias, apesar de conterrâneos trabalhadores e  ordeiros.Enquanto isso outros ex-atuantes moradores são literalmente esquecidos .Atitude condenável que deve ser modificada em prol da preservação do passado,.

Entende-se a  equivocada reforma provocar desilusão existencial aos idealistas moradores. Basta tomar como base a manutenção intacta no Brasil inteiro de figurantes e datas emblemáticas, assim como: D.Pedro II, Dantas Barreto, Sete de Setembro, Rui Barbosa, Eça de Queiróz,Quinze de Novembro, José de Alencar, Tiradentes, Primeiro de Março, Getúlio Vargas,  Ulysses Guimarães,Vinte e Um de Abril, Princesa Isabel, Padre Anchieta, Primeiro de Maio,Tancredo Neves, Gaspar Dutra, Vinte e Cinco de Março, Olavo Bilac, Castelo Branco, Vinte e Cinco de Dezembro, Praça da Independência, Pedro Álvares Cabral,Doze de Outubro, Praça da Convenção, Frei Caneca, entre outras.

TRANSFORMAR NECESSÁRIOS MOMENTOS DE LAZER


Há muito que defende-se a necessidade de Triunfo ganhar mais oportunidade de elevar a qualidade de vida, contabilizando ganhos significativos ao oferecer novas opções de lazer gratuitas e cuidados físicos  para as comunidades através de atividades modernas instaladas em diferentes setores  urbanos, a exemplo da instalação aos domingos e feriados das 7h às 17h nos locais previamente estabelecidos de polos esportivos, infantis e culturais, seguindo o mesmo molde do que era para ser a Academia das Cidades.

O passeio de sensibilização turística teria como foco principal atingir a população local, para que ela passe a ter uma nova visão comunitária, conhecendo seus pontos atrativos, com a presença de guias profissionais, como Herculano Jr, Euclides Neto, Claudinei Silva, Laydson Alves, inicialmente o passeio poderia ser de micro-ônibus, depois oferecendo mais opções para o triunfense, além do passeio a pé, de bicicleta, de  charrete, no último final de semana do mês, podendo vir  instalar depois o trajeto da Ciclovia.







Devendo  aproveitar nesse ensejo para em ritmo de diversão colorir os muros desocupados com pinturas que resultem em grandes painéis contemplando esses espaços por meio da intervenção de artistas visuais em parceria com as Tintas Coral, educadores, artistas plásticos e grafiteiros num projeto especial denominado  "Meu Triunfo Colorido", no Convento São Boaventura e do Cemitério Municipal, com a exposição de grandes painéis previamente escolhidos em fotografias. É preciso inovar...

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!