quinta-feira, 1 de outubro de 2015

COMENTARIO SOBRE A MATÉRIA HISTORICO ARRUADO DO ESPÍRITO SANTO - POR ANTÔNIO TIMÓTEO

 

UM TOQUE DA HISTÓRIA

Muito oportuna a nota sobre o Sítio Espírito Santo, do município de Triunfo. Eu nunca vi nada escrito sobre o assunto, porem por dedução própria, acredito que a colonização da Serra da Baixa Verde aconteceu pelo flanco onde está fincada a citada localidade, propriedade da família Ferreira. Imagine-se o cenário da Serra nos idos de 1800. Na localidade onde está a cidade de Triunfo não havia nada, se não umas poucas choupanas dos indígenas. Toda atividade agrícola na serra ocupava o lado nascente, mais próximo de Flores e de Princesa e dai a ocupação foi avançando até chegar ao ponto onde está a cidade. 

O domínio dessas áreas cabia a Família Campos que liderava Flores. No flanco norte, as terras foram dominadas pioneiramente pelas famílias Diniz, D'antas e Florentino (estes um ramo dos Pereiras de Vila Bela). Cheguei a ver uma escritura do Sr. Tõe Diniz do Retiro (pai de Guido) datada de 1820, tratava-se de um donativo do Império. Belo documento para o museu, se resgatado. As terras vizinhas ao açude pertenceram pioneiramente a família Feitosa. Brás Feitosa nascido nos primeiros anos de 1800 era avô de Marçal Feitosa (pai do Dr. Feitosa), de José Feitosa (pai de Benedito e Lídia) e de Sebastião Feitosa (pai de D. Sara e do meu avô Antônio Baião Feitosa). 

Já em 1870, meu bisavô paterno, Joaquim Timóteo de Lima, procedente de Bonito da Santa Fé da Paraíba, se fixou 'as margens do Riacho do Medéia, abaixo de Santa Cruz. Paralelo ao riacho seguia a o caminho que ligava Vila Bela 'a Baixa Verde. Somente por volta de 1910 a estrada para veículos foi aberta pelo Brocotó. Antes todo o transito entre Flores e Baixa Verde era feito pelos caminhos que passavam pelo Espírito Santo. Esses galegos ingleses, holandeses e alemães, somente, chegaram 'a Triunfo depois de 1930, quando Triunfo já era metrópole. A grande influencia sobre a cultura dos triunfenses se deve 'as freira alemãs.

Por: Dr. Antônio Timoteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!