domingo, 30 de agosto de 2015

PROGRAMA "JOVEM GUARDA" QUE DEFINIU A JUVENTUDE NO BRASIL FAZ 50 ANOS



QUE ONDA...

Programa "Jovem Guarda", que definiu a juventude no Brasil, faz 50 anos neste sábado

Roberto, Erasmo e Wanderléa comandavam a atração aos domingos na Tv Record, com convidados que influenciaram muitas gerações


Programa "Jovem Guarda", que definiu a juventude no Brasil, faz 50 anos neste sábado TV Globo/Divulgação

Foto: TV Globo / Divulgação




Todo domingo à tarde era igual: a mãe lavava a louça, a criançada brincava na rua, o pai assistia ao futebol na TV e quem não era uma coisa nem outra estava às voltas com os outros de sua idade, respeitosamente trocando olhares em frente aos portões das casas. Até que um domingo, 22 de agosto de 1965, não teve futebol e, então, tudo mudou. Entrava no ar o primeiro programa feito para jovens da televisão brasileira: Jovem Guarda. Que onda.


– A Jovem Guarda é a beatlemania no Brasil, né? – define Marcelo Fróes, autor do livro Jovem Guarda – Em Ritmo de Aventura, que conta muitas das histórias daquele que foi o movimento definidor da cultura adolescente no Brasil.


Por um desentendimento entre a TV Record e as entidades responsáveis pelos campeonatos de futebol em São Paulo, a emissora foi proibida de transmitir as partidas e, com um buraco na programação, enxergou naquela gurizada – que já começava a levantar do banquinho e a soltar o violão (e os quadris) – uma grande oportunidade de negócio.

– O alto-astral era a grande moeda. Antes, tinha o samba-canção, músicas mais tristes. O único momento feliz na canção era no Carnaval. Fora isso, era a música romântica. Mas a Jovem Guarda trouxe um elemento de frescor e, pela primeira vez, o público jovem foi impelido a consumir – explica Fróes.


Que onda

Mais que apenas a música, a "Jovem Guarda" também influenciou moda e comportamento


Programa que lançou o movimento completa 50 anos neste sábado


Mais que apenas a música, a "Jovem Guarda" também influenciou moda e comportamento reprodução/TV Sul

Propaganda da linha de moda Calhambeque publicada na revista TV Sul de janeiro de 1966 Foto: reprodução / TV Sul

E essa fivela, broto?Botinha sem meia, cabelo na testa, carro vermelho. Para ser “o bom” depois de 1965, só prestando muita atenção no figurino e nas atitudes dos ídolos da Jovem Guarda. A febre era tanta que as Lojas Renner lançaram na época uma coleção inspirada na turma de Roberto Carlos chamada, claro, Calhambeque, da qual a estrela maior era uma fivela de metal com a imagem do veículo gravada. Das lojas de grife às roupas feitas pela mãe ou a vizinha costureira, tudo estava no ritmo do iê-iê-iê.

– Por tudo você via, era uma mania muito forte – lembra o radialista Clovis Dias Costa.


É uma brasa, mora?

“Era meio que um ‘cachinho’ do Roberto, não sei se teve ou não teve relação com ele.” Assim o músico Frank Jorge descreve a cantora Martinha no final da entrevista. Ainda que jovem demais para ter sido influenciado diretamente pelo programa enquanto ele estava no ar – o músico nasceu no ano seguinte ao lançamento –, a forte ligação afetiva com o estilo, por influência de parentes e amigos mais velhos, o fez absorver ao vocabulário várias das expressões pitorescas de Roberto e seus brasinhas.

– Uso muito “supimpa”, “crocante”. Tem umas gírias muito boas – conta ele.

Outras expressões de Roberto e sua turma caíram na boca do povo: dos clássicos “broto” e “uma brasa, mora?” até brucutu – originalmente uma peça de carro.

Documentário vem aí

Essa história vai ser contada mais uma vez em forma de documentário. O inédito Jovem aos 50 – A História de Meio Século da Jovem Guarda, de Sergio Baldassarini Junior, terá exibição nos cinemas e na TV a cabo em breve.

r




Grande evento

De 24 a 27 de setembro, em Brasília, um grande evento com shows de Wanderléa, Renato e Seus Blue Caps, Jerry Adriani e outros figurões vai celebrar o cinquentenário do movimento. Além das apresentações, o público também poderá assistir a encontros e debates com artistas e especialistas, falando de suas carreiras e histórias. Confira mais informações no site ingressomais.com.br.

 
Reedições
Marcelo Fróes, do selo Discobertas, sempre dedicou muita energia aos artistas da Jovem Guarda e que beberam dessa fonte. Uma delas é Vanusa, cuja obra foi imensamente influenciada pelos sons da época e foi reeditada neste mês.

Para ler
O livro Jovem Guarda – Em Ritmo de Aventura, que já teve três edições desde seu lançamento há 15 anos, será reeditado pela Sonora e estará nas lojas ainda em 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!