quinta-feira, 27 de agosto de 2015

LUTO: A REPERCUSSÃO DA MORTE DO PROFESSOR DE LITERATURA - TOMAZ MACIEL



"O único professor que nos fazia brigar por um lugar perto do quadro.
Mestre,vc não dava só aula de literatura...Você dava um show de vida!!! Você foi referência muito importante durante o Ensino Médio na nossa adolescência.
Deus já o recebeu em seus braços.Esteja em paz!!!
Meu sincero e singelo sentimento à toda família Maciel.Uma família de grandes educadores,que tive o prazer de vivenciar.!!!
 
Saudades Tomaz Maciel !!!!" (Lygia Mayo)



O professor faleceu após complicações pós-transplante cardíaco


O professor Tomaz Maciel, 63 anos, que ensinava literatura brasileira em várias escolas e cursinhos do Recife e de Pesqueira, no interior de Pernambuco, faleceu na madrugada desta quarta-feira (26), por complicações após ser submetido a um transplante cardíaco. O corpo do professor Tomaz foi velado e cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no final da tarde desta quarta.

Nascido em Pesqueira, o professor teve que parar de dar aulas, atividade que realizava com maestria, como muitos alunos comentaram em seu perfil no Facebook, devido a problemas cardíacos.

No Facebook, o irmão do professor, Tácio Maciel lamentou a morte. "Eu que sei pouco da vida, hoje tenho que falar de morte. E morte de uma pessoa que foi prioridade na vida de muita gente. Tomaz teve que ir. Eram duas horas. De vinte e cinco de agosto. Ele nos deixou órfãos. Muito tristes. Seguramos como podemos e ele fez tudo pra ficar. Mas, teve que partir. Agora, vamos nos esforçar pra suportar a ausência e lidar com a saudade. Obrigado por todas as orações e pensamentos positivos. Ajudaram e ajudam muito", disse.

A escritora Adriana Falcão, cunhada do professor, também compartilhou um comentário na rede social. "Tomaz Maciel me ensinou a escrever. Meu grande mestre, meu grande amigo, meu poeta, meu cunhado, meu amado. Vai morar aqui no meu coração até quando eu for daqui pra lá, e me encontrar com ele de novo. Assim que essa tristeza passar, eu encontro o lugar mais alegre do meu coração pra Tomaz morar", escreveu. 

Muitas alunos e amigos também deixaram mensagens. A estudante de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Cibelle Alves falou sobre a inspiração que o professor foi em sua vida. "Ele se tornou a minha inspiração de profissional e ser humano. Com ele eu tive a certeza que queria fazer o curso de Letras. As aulas dele eram inexplicavelmente maravilhosas. Era mais que uma aula, era um ensinamento de vida. A Literatura e as letras passaram a ter um significado diferente. Eu sou muito grata a ele pela minha formação. Fiquei muito triste quando recebi a notícia", disse.

 O professor brincava com seus alunos, dizendo que quando morresse gostaria de ser lembrado com o texto de Vinicius de Moraes, Se Eu Morrer Antes de Você. 


SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus.
Se não quiser chorar, não chore;
Se não conseguir chorar, não se preocupe;
Se tiver vontade de rir, ria;
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão;
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me;
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam;
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase: -"Foi meu amigo, acreditou em mim e sempre me quis por perto!"
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal.
Outros amigos farão isso no meu lugar.
Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Mas, se eu morrer antes de você, acho que não vou estranhar o céu.
"Ser seu amigo, já é um pedaço dele..."

(Vinicius de Moraes)

Fonte: Jirnal do Comércio

2 comentários:

  1. Em qualité cemitério de Pesqueira se encontram as cinzas do professorat Tomas Maciel pour favor?🙏

    ResponderExcluir
  2. Em qual cemitério de Pesqueira reposam as cinzas do professorat Tomas Maciel pour favor?🙏

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!