segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DESESTIMULANTE FREQUENTAR A BIBLIOTECA PÚBLICA




Infelizmente investe-se muito pouco ou quase nada em bibliotecas neste País, onde 75 % da população nunca frequentou um espaço desse relacionado à cultura. Segundo pesquisa do Instituto Pro-Livro, além do pouco hábito de leitura, esses pontos  merecem maior atenção.Em Triunfo, a Biblioteca Municipal  Professora Marlí Diniz, agora situada na Avenida Getúlio Vargas, Centro, depois de percorrer vergonhosamente 19 imóveis nas diversas ruas, avenidas, e praças da área urbana. Cada vez mais é notado o afastamento de frequentadores no espaço que no passado eram vários e  lotados.

A mesma precisa atualizar seu  valorizado acervo – que rapidamente vem sendo destruído com as constantes mudanças que tendem continuar, basta surgir novas vantajosas propostas de algum proprietário. Necessita ainda contratar funcionário especializados e determinados participar de trabalho motivador da leitura e melhorar a infraestrutura. Mas na verdade não existe investimentos nesse sentido. A Prefeitura Municipal e Secretaria da Educação , nas diferentes gestões ignoraram esse órgão por achar que nada traz de retorno político e financeiro.

Tem que melhorar bastante a biblioteca pública local, que não dialoga com a realidade e com as novas gerações. Além de adquirir um prédio definitivo e quadro funcional fixo e adaptado, colocar acesso à internet para chamar  mais leitores, principalmente jovens, tanto na sede como nos distritos Vila de Canaã e Vila de Jericó que merecem receber suas respectivas secções. Faz bastante tempo que tem-se cobrado essa atitude digna favorável à Educação Municipal, antes teve licitações em andamento mas foram canceladas por ausência de estímulo administrativo. 

Na verdade o que existe não trata-se de biblioteca, mas depósito de livros, velhos e mal conservados, sem ser levado em consideração o aprendizado .O pior é esse crime entre outros denunciados e comprovados - não parecer incomodar aqueles considerados 
erradamente conscientizados, formadores de opinião, cultos, bem informados da contraditória província triunfense, repleta agora de figuras emergentes que ditam as normas. E a  tendência é aparecer outros vocacionados oportunistas em demonstrar aquilo que não são e jamais serão.

27 comentários:

  1. Cada vez mais admiro os posicionamentos assumidos de público pelos componentes deste jornal e acho que todos já perceberam que as denúncias feitas merecem toda credibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem um computador nessa biblioteca. Como é que pode?

      Excluir
    2. O nosso grande prefeito, o maior administrador que Triunfo já conheceu, faz o que pode, não é Deus para resolver todos os problemas da cidade.

      Excluir
    3. André Luiz Rodrigues16 de agosto de 2015 às 08:06

      Em pleno século 21 uma biblioteca pública não possuir internet é realmente um fato desabonador e grave que demonstra falho funcionamento.

      Excluir
    4. saudade do nosso dr maninho um político que ainda faz muita falta ao município com ele tudo era melhor

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. A PREOCUPAÇÃO É NENHUMA VÊ SE NA CONVOCAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA TEM VAGA PARA CARGO BIBLIOTECÁRIA

      Excluir
  2. Ana Lúcia Rodrigues13 de agosto de 2015 às 10:30

    A administração desse lugar não enxergam nada disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. E ainda dizem que investem na Educação.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Desejo que a permanência seja duradoura porque o imóvel parece mais adequado que os outros onde ela funcionou,

      Excluir
    5. Gostaria de saber a razão de não demorar funcionário algum na biblioteca. A professora Edna Cristina Florentino que estava procurando organizar ao máximo, logo foi transferida e isso tem sido comum,

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. JÁ MUDOU DE LUGAR DE NOVO? PQP....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. A RESPOSTA QUE DAMOS É A PREMIAÇÃO NO IDEPE

      Excluir
    3. Maria de Fátima Pereira16 de agosto de 2015 às 13:25

      como se investissem de verdade na educação do município. o resultado é fruto do empenho do excelente professorado que possuímos. deixem de tapar o sol com a peneira e invistam na biblioteca de verdade.

      Excluir
    4. Viva a nossa grande secretaria de educação Maria das Graças Rabêlo exemplo de competência na sua área, a prova é ter participado das administrações de todos os prefeitos no cargo. Dr.Eduardo, Seu Nêgo, Dr. Luciano, Dr Maninho.A classificação no IDEPE é a prova maior.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    6. GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DE RETIRAREM O COMENTÁRIO QUE FOI POSTADO APONTANDO O ARRUMADINHO QUE SE FAZ NESSA ADMINISTRAÇÃO NOJENTA. NÃO PROCUREM SEGUIR POR ESSE CAMINHO, ASSIM O BLOG PERDE O PRESTÍGIO OQUE TEM JUNTO Á POPULAÇÃO.

      Excluir
  4. Essa é a casa onde residia o Dr. João, na Rua do Fiado? Parece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Como saber se é uma biblioteca pública que se não existe placa indicativa?

      Excluir
    3. tem que ser na base do faro. porque muda de lugar duas ou três vezes por ano.

      Excluir
    4. BIBLIOTECA SEM INTERNET....KKKKKKKK É MELHOR FECHAR LOGO KKKKKKKKKK

      Excluir
  5. Antonio Carlos Santos14 de agosto de 2015 às 09:56

    tudo na base do arrumadinho. a sogra é secretaria da educação e o prefeito compadre.essa gente não tem o menor interesse em mudar nada na cidade, somente se dar bem e pronto. fica tudo sacramentado. por isso mesmo resolvi transferir o título e ficar afastado dessa hipocrisia.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!