Folhapress – Menor folga no orçamento das famílias, oferta
mais restrita de crédito, desânimo do consumidor. Essa combinação
desfavorável levou o varejo brasileiro a ter seu pior primeiro semestre
em 12 anos.
De janeiro a junho, as vendas do comércio varejista tiveram queda de
2,2% na comparação ao mesmo período do ano passado. É o pior resultado
desde o primeiro semestre de 2003 (5,7%). Os dados foram divulgados pelo
IBGE na manhã desta quarta-feira (12).
Naquele ano, o varejo ainda refletia as incertezas de um primeiro
governo Lula. A inflação pressionou os preços e levou as famílias a
cortar parte do consumo, especialmente de supérfluos.
Os valores ficam em linha com a expectativa da agência internacional
Bloomberg, que previa queda de 0,4% nas vendas em junho comparadas com
as de maio e de 2,9% em junho comparado com o mesmo mês do ano anterior.
Na passagem de maio para junho, as vendas do varejo tiveram queda de
0,4% pela série com ajuste sazonal, que “corrige” as diferenças de cada
mês, como o número de dias úteis. Foi a quinta queda consecutiva. Na
comparação ao mesmo mês do ano passado, as perdas das vendas foram mais
intensas, de 2,7%.
Em 12 meses, as vendas encolhem 0,8%. É o pior resultado desde o
período encerrado em fevereiro de 2004 (-2,4%), pouco antes de entrar
numa sequência de 133 meses de alta nessa base de comparação.
O IBGE também calcula as vendas do comércio varejista ampliado, que
inclui dois setores que tem parte de suas vendas no atacado: o
automotivo e de construção civil.
Pelo varejo ampliado, a queda foi de 0,8% na passagem de maio para
junho. Frente ao mesmo período do ano passado, o setor teve uma queda
ainda maior, de 3,5%. Com isso, as vendas do comércio varejista ampliado
fecharam o primeiro semestre com baixa de 6,4%.
O setor automotivo é um dos que mais sofrem com a queda de vendas e
estoques altos. As montadores têm enfrentado o momento com férias
coletivas, suspensão de contratos de trabalho e mesmo demissões.
A queda das vendas do varejo deve afetar o resultado do consumo das
famílias no PIB (Produto Interno Bruto), a ser divulgado pelo IBGE no
próximo dia 28. Na visão dos economistas, os próximos meses tendem a ser
meses difíceis para o setor, especialmente quando se olha para datas
comemorativas.
O comércio se queixa que as vendas do Dia dos Pais, entre julho e
agosto, foram ruins. Segundo a FecomercioSP, a queda foi de 4,5% frente
ao ano passado. Outras datas consideradas importantes para as vendas do
setor também decepcionaram neste ano, como Dia das Mães, a Páscoa e o
Dia dos Namorados.
Fonte: Blog de Jamildo/ NE 10 PE
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