segunda-feira, 31 de agosto de 2015

ATERRO SANITÁRIO PRECISA SER INSTALADO


O Jornal Nacional mostrou a denúncia de um desrespeito generalizado à lei. Faz exatamente um ano (02/08) que terminou o prazo para que todos os lixões do Brasil tivessem sido fechados e substituídos por aterros sanitários.A maioria dos municípios brasileiros não cumprem a Lei que proíbe os lixões, entre esses municípios, está também o nosso, Triunfo PE.





Reduzir ao máximo a quantidade de lixo encaminhada diariamente ao suposto aterro sanitário desta cidade do Sertão. Esse deveria ser um dos principais objetivos da Prefeitura Municipal de Triunfo  podendo ser elaborado para adequar o município à Política Nacional de Resíduos Sólidos, com ações implantadas logo no início da gestão, utilizando mecanismos que possam reduzir a quantidade de restos que seguem para o lixão  situado no Sítio Bazé , ponto saturado e inadequado para depositar entulhos diversificados devido a proximidade da área urbana e da correnteza da água que escoa nos riachos da redondeza, podendo ameaçar a saúde dos habitantes próximos e contaminar os mananciais hídricos. 

Um dos objetivos do plano seria implantar uma unidade de tratamento de resíduos e estimular programas de coleta seletiva e reciclagem, em parceria com os poucos catadores existentes no município e, organizando-os em grupos distintos selecionados em associações de moradores, organizações não governamentais e escolas públicas e privadas. Para isso,  acontecer com a desejada precisão, nada melhor que implantar nos pontos  básicos definidos a entrega voluntária desses recicláveis objetos. Mas antes desenvolvendo uma campanha publicitária na imprensa local: rádios, jornais difusoras, blogs, carros de som, divulga. 

Para que a realização desse necessário projeto natural seja tornado realidade, bastaria a planejada construção orientada de uma unidade de beneficiamento dos resíduos de construção civil, com política de utilização do material, e de uma unidade de compostagem para resíduos orgânicos e proveniente de podas. Por meio da implantação dessas tecnologias, criando alternativas para o melhor aproveitamento dos materiais recicláveis, o aterro sanitário deve receber cada vez menos entulhos . Triunfo com cerca de 18 mil habitantes , segundo informe de funcionários anteriores da prestadora de serviço "Empresa Laranjeira", produz cerca de mais  5 toneladas de resíduo de todas as espécies por semana.





O  Ministério das Cidades afirmou que investiu mais de R$ 80 bilhões em saneamento básico e que mantém convênios técnicos com estados e municípios. Um projeto em tramitação no Congresso prevê prazos novos, escalonados, para os municípios se adaptarem. Na prática, o limite novo pode chegar até a 2021.

6 comentários:

  1. Se depender desta gestão, nada será feito com relação a extinção do lixão no município tendo em vista que o interesse por parte do governo local inexiste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Admiro a variedade de assuntos que esse blog vem apresentando durante tanto tempo.Cada um bastante pertinente.

    ResponderExcluir
  3. Qual a razão de pessoas inteligentes como Terto e Ferraz que desenvolvem um trabalho tão profícuo em favor da população, não resolvem ser candidatos para tentar mudar a política local.

    ResponderExcluir
  4. Sra. Adriana Souza, 2016 está chegando e com este ano vem as eleições!
    O Partido Verde do qual sou presidente no município terá candidatura.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!