sábado, 8 de agosto de 2015

ADONIRAN BARBOSA, O ETERNO BAMBA DO SAMBA PAULISTA É HOMENAGEADO PELO GOOGLE




Se você é um paulista que, ao reencontrar um velho amigo (ou recém inimigo) carioca, escuta dele a provocadora pergunta “Como vai a vida no túmulo do samba?”, muna-se de uma boa vez do seguinte argumento: não é túmulo do samba quem tem Adoniran Barbosa. Considerado o “pai do samba paulista”, criador de um dos maiores sucessos das rodas de samba país a fora, O trem das onze, ele é o trunfo de São Paulo sempre que desata esse tipo de discussão interestadual.

Nesta quinta-feira, 6 de agosto, o compositor, cantor, humorista e ator nascido em Valinhos completaria 105 anos se estivesse vivo. Em sua homenagem, o Google relembra Adoniran Barbosa, cujo verdadeiro nome era João Rubinato, com o doodle do dia. No desenho, um trenzinho e uma caixinha de fósforo para batucar (outra invenção atribuída a ele) relembram o personagem que triunfou também com a ajuda dos sambas "Saudosa maloca", "Samba do Arnesto" e outros clássicos.




A história de Adoniran não se separa da história de São Paulo, a capital, onde veio morar jovem, em busca da carreira artística. Além de popularizar o bairro do Jacanã, na zona norte da cidade, com O trem das onze, ele – filho de imigrantes italianos – traz em sua história pessoal a marca da imigração paulistana.

Tinha uma voz fanha, além do sotaque tipicamente ítalo-paulistano, o que dificultou sua aceitação primeiro como ator, depois como músico. Mas soube aproveitar o ápice do rádio para criar modas, mexer com costumes e sobretudo materializar histórias populares em suas canções, que ele via na rua ou recortava dos jornais. Ele morreu em novembro de 1982, vítima de um enfisema pulmonar.

No rastro de sua homenagem, o Google criou ainda uma Rádio Adoniran Barbosa no Google Play Música com canções de Adoniran Barbosa e de outros músicos que ele inspirou e que o inspiraram. Mais odes a ele e a outros sambistas célebres virão por aí, especialmente no ano que vem, em que o samba, o gênero musical brasileiro por excelência, completa 100 anos.



Clik a setinha no centro da imagem e ouça recordado "Saudosa Maloca"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!