sábado, 1 de agosto de 2015

A FESTA DE JERICÓ - POR ROGÉRIO MOTA


Deste ano de 2015 eu não fui, mas, tenho o relato do meu primo Élcio Lima jericoense de coração, daqueles que pega a estrada vê 400 km pela frente, fica louco pra chegar ao seu santuário de Senhora Santana. Também o primo, vem de várias participações em memoráveis festas de Jericó. Pra se ter uma ideia de como o Élcio ama Jericó, lá no cemitério encontra-se os restos mortais do seu saudoso pai o nosso tio Quincas outro que amava este cantinho. 

Tenho observado nas ultimas vezes em que fui, uma descaracterização total de como era e sempre deveria se manter. Tenho observado que um distrito, ainda não um município com seus três mil habitantes no Sertão brabo e de muita gente boa, está perdendo uma tradição que vinha se mantendo por séculos: as festas de interior. 

Colocar conjuntos de forró com os seus sons ensurdecedor, permitir num lugarejo carros com seus alto-falantes terrivelmente altos, e às vezes tem de dois ou três carros com som diferentes disputando quem é o mais alto. É cruel! É de afugentar os visitantes e acabar de vez com as festas de interior. Nada temos contra os conjuntos de forró! É muito interessante e animado pra lugares sem estás tradições. Agora, um conjunto de sanfona com a zabumba e o triângulo e um bom cantor, é sem duvida muito mais gostoso e bem mais legal para qualquer idade participar, curtir e relembrar que estamos num autêntico interior do nosso Sertão Nordestino aqui em Pernambuco terra de excelentes compositores e cantores de baião.  

A Festa de Jericó deste ano foi de somente barulho tipo: “tira.. bota.. bota.. tira...”, e assim sem mudar.

Sem um necessário policiamento, sem o brilho que Jericó sempre mostrava e mantinha sempre as pessoas alegres, de uma energia contagiante e satisfeita. 

A festa profana foi horrível e a religiosa maravilhosa que nos deixam num astral elevado por sermos afilhados da Senhora Santana. Vamos, vamos resgatar uma tradição!
 


Rogério Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!