terça-feira, 7 de julho de 2015

SEMINÁRIO DISCUTE PREVENÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGA




Seminário discute prevenção e políticas sobre drogas

Evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e reuniu mais de 500 pessoas no auditório da Fafire, Recife

A discussão de políticas públicas de prevenção às drogas em Pernambuco levou mais lotou o auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), nesta sexta-feira (3). Mais de 500 pessoas participaram do Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod).

O evento, que aconteceu durante todo o dia, reuniu profissionais de destaque local e nacional da rede socioassistencial, como assistentes sociais, professores, integrantes dos movimentos sociais, representantes de conselhos e de ONGs que atuam no atendimento aos usuários de drogas e os seus familiares. O Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas foi aberto pelo secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento.

“A temática do combate às drogas é uma ação estratégica e que tem atenção especial da gestão do governador Paulo Câmara. Está presente no seu plano de governo e foi bastante discutida nos seminários Todos Por Pernambuco, nas 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou Isaltino, ressaltando que essa área foi fortalecida com a criação da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod).

Isaltino Nascimento antecipou que a intenção do Governo do Estado é descentralizar as discussões, levando para outras regiões, onde as pessoas têm mais dificuldades de se deslocar até a Capital. “O que queremos é discutir e construir políticas públicas de forma articulada, priorizando as ações preventivas, com educação, assistência, lazer, qualificação e saúde”, justificou.

De acordo com o secretário, além da criação da Sepod, o governador Paulo Câmara assinou um decreto, em maio, criando o Programa Vida Aprendiz, que vai dar oportunidade de trabalho e aprendizado, em todos os órgãos públicos do Estado, aos socioeducandos assistidos pela Funase. Outra medida é a ampliação de 2% para 5% do percentual de mão de obra contratada pelas empresas terceirizadas que prestam serviços à administração pública estadual, destinado para os egressos do sistema socioprisional.

Pela manhã, uma mesa redonda discutiu “O contexto das políticas públicas na prevenção ao uso de drogas”, que teve a apresentação da representante do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC/ONU) e do coordenador da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Leon Garcia. A mediação foi feita pela secretária executiva de Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro.

À tarde, a mesa redonda foi sobre “Redes de prevenção: experiências exitosas de prevenção”, com a mestra e doutora em Psicologia da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Larissa de Almeida Nobre Sandoval.  A mediação foi realizada pela secretaria executiva do Conselho Estadual de Políticas Antidrogas (Cepad), Priscila Gadelha.

DIPLOMA – Ao final do Seminário de Prevenção em Políticas Públicas sobre Drogas, houve a entrega do “Diploma de Mérito pela Valorização da Vida” a pessoas físicas e jurídicas. A premiação é anual, concedida a personalidades e instituições que colaboram de forma científica, cultural, técnica ou clínica com o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas.


Agraciados com o Diploma “Mérito pela Valorização da Vida”:

Pessoa Física:

- Ingrid Delcristyan de Assunção Farias Souza – Secretária Executiva do Aborda (Associação Brasileira de Redução de Danos)

- Rossana Carla Raneh de Albuquerque – Psicóloga (IFPE)


Pessoa Jurídica:

- Programa Atitude ( Secretaria Executiva de Politicas sobre Drogas SEPOD/SDSCJ) – Maria Lúcia Freire – Coordenadora técnica de Gestão

- Teatro Fábrica (Gerência da Politica Municipal sobre Drogas / SDSDH) – “Bando de Teatro a gente já disse tudo! Jovens integrantes do Projeto. Representante: Genivaldo Francisco da Silva. Em Memória: Ismael Silva e Jurandir Cavalcanti

-- 
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
Gerência de Comunicação
Fones: 3183.3014 / 3015


Crédito das fotos: Pedro Luiz/SDSCJ

-
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
Gerência de Comunicação
Fones: 3183.3014 / 3015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!