quarta-feira, 1 de julho de 2015

RECIFE SEDIARÁ 2º SALÃO DE TURISMO ROTA 101 NORDESTE







Recife sediará 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste

Evento acontece de 6 a 8 de agosto no Centro de Convenções com o apoio do Ministério do Turismo e o patrocínio da CVC

Será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, de 6 a 8 de agosto, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. O evento foi lançado hoje (26), durante encontro no Mercure Mar Hotel para 150 pessoas com a presença do Trade Turístico dos quatro Estados beneficiados com a duplicação da BR-101: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Estiveram presentes o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, e o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.

A primeira edição do Salão aconteceu em Natal em 2013, com aproximadamente quatro mil visitantes, entre operadores, agentes de viagens, hoteleiros e consumidores. Este ano, a expectativa é reunir nove mil pessoas. O Salão conta com o apoio do Ministério do Turismo e tem o patrocínio da maior operadora de turismo da América Latina, a CVC.

O modelo adotado no Recife será o mesmo que obteve sucesso em Natal. Os estandes comerciais serão liderados por operadoras, meios de hospedagem, agências de receptivo, parques temáticos, empresas de passeios turísticos e casas de show e entretenimento, entre outros segmentos. Na programação cultural, haverá palco para shows e apresentações dos quatro Estados, assim como salão gastronômico e espaço para exposição e comercialização de artesanato.

Durante o evento, haverá capacitações para que os agentes se renovem em relação à comercialização e aos próprios atrativos dos principais destinos turísticos na Rota 101 Nordeste, que vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte e tem em torno de 600 km. "É muito importante fazermos um trabalho integrado entre destinos vizinhos do Nordeste, ainda mais num momento de crise econômica, quando o turismo interno se fortalece", disse o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões.

“Segundo dados do Ministério do Turismo, o segundo semestre de 2015 será voltado para o turismo regional e a nossa ideia é incrementar os destinos turísticos do interior de Pernambuco, divulgando todos os nossos potenciais. No 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, teremos a oportunidade de trabalhar esta questão, dando a oportunidade de o visitante conhecer um pouco da produção associada ao turismo, como cultura, gastronomia e artesanato”, completou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

A expectativa da organização é reunir agentes de viagem nos três dias do evento, que virão em caravanas de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, assim como de cidades pernambucanas, como Caruaru, por exemplo. Serão convidados jornalistas dos quatro Estados e alguns de São Paulo e do interior, principal polo emissor para o Nordeste. “O País precisa conhecer o potencial verdadeiro e consistente da região e da força e seriedade do turismo no Brasil enquanto atividade que gera emprego e renda”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife,pretende aproveitar o evento para apresentar a nova área portuária do Bairro do Recife. A ideia é que os profissionais conheçam também mercados e museus do Recife, além do passeio de catamarã sob as pontes da capital pernambucana. “O Salão é um evento extremamente inteligente, porque soma esforços. Não existe concorrência com os Estados vizinhos. A disputa é global e o Nordeste, que já foi o problema do Brasil, passou a ser solução, inclusive com a atração de muitos investidores”, refletiu o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

O projeto do Salão foi concebido há três anos. “Tínhamos a percepção de que era preciso comunicar ao mercado como o turismo interestadual pode ser potencializado como também interiorizando o regional”, analisa Gustavo Porpino, da organização do evento. De acordo com ele, são esperadas nove mil pessoas, entre profissionais do setor, imprensa e público-final. Atualmente, o fluxo turístico nos quatro Estados é de 12 milhões de turistas/ano, sendo cinco milhões provenientes da própria região.

Com quase 200 estandes comerciais e ampla área para apresentações culturais, gastronomia e artesanato, o 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste funcionará das 16h às 22h nos dias 6, 7 e 8 de agosto (quinta a sábado). Um programa familiar para os moradores da Região Metropolitana do Recife, que poderão escolher viagens e desfrutar de atrações como folclore, artesanato e gastronomia. 




SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Gestora de Comunicação - Lorena Ferrário
Chefe de reportagem - Alessandra Raposo
81.3182.8355 / 81.9488.3112

Jornalistas assistentes: Ana Luíza Accioly | André Albuquerque | Joyce Pina
81.3182.8356 / 8357

instagram/turismopernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!