domingo, 19 de julho de 2015

NA RAÇA, A PERNAMBUCANA YANE MARQUES É OURO NO PENTATLO EM FIM EMOCIONANTE



Ouro no Rio 2007 e bronze na Olimpíada de 2012, Yane Marques ganhou vantagem ao longo do dia, mas sofreu em reta final para levar ouro... 

A pernambucana, de Afogados da Ingazeira, a bicampeã Yane Marques foi arrasadora neste sábado (18), nos Jogos Pan-Americanos de Toronto,no Canadá, 2015. A brasileira, que já havia sido medalha de ouro no Pan de 2007, dominou os eventos disputados no Canadá e levou o bicampeonato do pentatlo moderno - ainda foi medalha de prata em Guadalajara 2011. No total, a atleta brasileira somou 1348 pontos e ficou à frente da mexicana Tamara Vega, com 1347 pontos, ganhadora da prata, mas a modalidade só foi decidida em um fim emocionante

Única atleta da América Latina com medalha olímpica no pentatlo moderno, a brasileira Yane Marques conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos do Canadá. Foi a segunda vez que ela ficou no lugar mais alto do pódio, repetindo o resultado do Pan do Rio em 2007.

Yane foi destaque nas cinco provas que compoem o pentatlo moderno: esgrima, natação 200 metros estilo livre, hipismo, além de corrida e tiro esportivo (evento combinado). Ela venceu as duas primeiras etapas, foi 10º no hipismo e nona na última.



"Passei as três voltas da corrida pensando: eu vou ficar com esse ouro. Vi que ela queria muito (mexicana) me passar, mas eu queria o ouro muito mais que ela. Eu cheguei quase morta", contou a campeã.

A conquista foi acompanhada pela mãe da atleta, Gorete Fonseca Marques. Ela viajou até Toronto para torcer pela filha no Pan e ainda arrastou alguns amigos que moram na cidade para ver a filha competir. Foram oito horas nas arquibancadas e como sempre acontece Gorete não viu Yane participar do hipismo.

Ela abaixou a cabeça e rezou um terço na hora que a filha entrou na pista. O ritual é repetido porque numa ocasião Gorete presenciou Yane cair do cavalo, rasgar a perna e precisar de 11 pontos.

Desde aquela ocasião não consegue manter os olhos na prova, chegando muitas vezes a chorar enquanto a filha compete. Foi assim sábado no Canadá, quando foi as lágrimas. "Até aqui tá dando certo",comentou.

Tem toda razão. Yane foi medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres e tem um segundo e outro terceiro lugar nos últimos mundiais, disputados em 2013 e 2015. Agora é bi-campeã Pan-Americana. Atrás dela chegou a mexicana Tamara Vega e a americana Melainie Mccann fechou o pódio.

NO MERCADO DA MADALENA, EM UM  MOMENTO DE LAZER, FOTOGRAFADA COM EDITOR CARLOS FERRAZ


Carlos Ferraz e atleta Yane Marques


 Fonte: Jogos Pan Americanos/ Toronto - Canadá.  Grupo Terra

4 comentários:

  1. Jose Alves Carvalho Alves20 de julho de 2015 às 09:35

    QUE BOM!!! Q UE ALEGRIA,ELE MERECE....BJOS OURO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Yana por nos proporcionar essa grande alegria!
    Ja estavamos desacreditados e voce nos presenteou, valeu!!!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!