sexta-feira, 31 de julho de 2015

FESTA DOS ESTUDANTES DE TRIUNFO, UMA TRADIÇÃO QUE NÃO PODE DESAPARECER

...É DE FAZER CHORAR...



Chega-se ao dia 16/07 de julho, portanto, a metade do mês e infelizmente até o presente momento não temos ainda a necessária programação oficial do tradicional evento da Festa dos Estudantes de Triunfo, que aos poucos está sendo propositalmente esvaziada. Quem serão os culpados? Sabe-se os ex-componentes da União Triunfense dos Estudantes - UTE, é que não; porque esses colegas na época "xepeiros" da Casa do Estudante de Pernambuco, com muito orgulho, conseguiram por volta de 1978, organizados na república estudantil situada á Rua Antônio Camilo Dias,140, Bairro da Madalena, depois de muita batalha, reativar a mesma depois de três anos abandonada  e sem qualquer  perspectiva de retorno.

Trouxeram na fase inicial nessas duas  sequenciadas e opcionais oportunidades o famoso conjunto musical "Martins Som", de Juazeiro do Norte-CE, conseguindo a partir desse momento inesquecível e surpreendente funcionar com plenitude durante longos e históricos anos, ao ponto de ser transformada depois, no concorrido festival público da atualidade. Conseguiu-se espaço na mídia do País inteiro, chegando a chamar a atenção de setores variados, inclusive:Governo do Estado, Serviço Social do Comércio, Fecomércio e empresas privadas diversas que passaram a patrocinar, fazendo parte do calendário do "Projeto Circuito do Frio", no então governo de Jarbas Vasconcelos, quando alcançou maior notoriedade,  imenso sucesso e  grande frequência, devido o investimento pesado nas atrações internacionais, nacionais, e regionais..

Depois a nova gestão estadual do Governo Eduardo Campos,  resolveu substituir a satisfatória estrutura dando ao projeto, nova denominação: "Festival Pernambuco Cultural", passando outra vez ser absolvida a renomada festividade tradicional ( Festa dos Estudantes Triunfenses) porém com datas confusas, incertas que fogem ao estilo costumeiro e vão além das férias escolares, prejudicando muito a participação de triunfenses, residentes nas mais diferentes localidades e turistas / visitantes dos inúmeros recantos brasileiros. Além da questionável redução proposital das datas sempre definidas de sábado a sábado da última semana de julho e agora  sofrendo interrupções absurdas, no domingo segunda, terça e quarta-feira. Como pode uma desmoralização dessas?

Como se não bastasse, tem sido bastante lamentável o atraso que ficou evidenciado  na divulgação da outrora  decantada "Festa dos Estudantes Triunfenses". O evento vem infelizmente caindo em larga e vergonhosa escala contribuído diretamente para abertos comentários relativos aos comprovados insucessos. Esses fatos desabonadores  tem demonstrando a cada ano declínio na frequência, além da ausência de visão administrativa dos gestores envolvidos no processo. nas diferentes esferas, às vezes sem tanta culpa, uma vez dependerem do orçamento superior. Esses ficam sendo observados com repúdio por aqueles antigos participantes mais ansiosos e habituados a aguardar  o anúncio da relação de artistas dentro de positiva expectativa e torcendo pela melhoria e manutenção de tão tradicional festança.Enquanto isso pontos em Pernambuco vão tomando vulto, como o Festival de Inverno de Garanhuns e dentre outros.


58 comentários:

  1. A Festa do Estudante é um evento de tradição, preocupado em divulgar a potencialidade da cultura ( pernambucana) local e q/ desponta dentro do calendário turístico estadual como um dos expoentes neste cenário. Milhares de pessoas vem das cidades circunvizinhas e dos lugares mais longínquos prestigiar os oito dias de intensa programação de bom nível sem esquecer o espiríto participativo do povo q/ tem a oportunidade de integrar-se nas atividades, como as oficinas e os passeios turísticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Festa boa era no seu tempo Cacau, Agora não vale mais nada.É só enrolação, acabou-se...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Vou nem comentar mais....

      Excluir
    4. Lindona.....Bjs!!!

      Excluir
    5. os tais vereadores num dão um pio. quem tem estas desgraças num precisa inimigo pra cidade, tudo corruto

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. será que vai haver parque de diversão para nossas crianças neste ano? pq o ano passado e em dezembro foi uma vergonha

      Excluir
    8. a conversa é que o governo do estado ta quebrado, a prefeitura também e ninguém sabe de cargos comissionados serem exonerados e nem a mordomia deixada de lado, o patrimônio dessa gente só aumenta

      Excluir
    9. Maria da Glória Gomes17 de julho de 2015 às 09:42

      Essa festa pode ser de qualquer pessoa, menos dos estudantes!

      Excluir
    10. Anselmo Eduardo Siqueira17 de julho de 2015 às 09:51

      Vamos tentar fazer como antigamente..

      Excluir
    11. Vai sem muito difícil encontrar gente disposta como antes, quando aparece é querendo tirar proveito e com segundas intenções. Não acredito naqueles que foram estudantes e naquele período não demonstraram qualquer interesse para contribuir com a festa.

      Excluir
    12. Ana Mary Barbosa Accioli17 de julho de 2015 às 20:48

      Adoro esta festa!! Lembro o tempo de Rainha dos Estudantes!!

      Excluir
    13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Durante 57 anos acontece na cidade de Triunfo, a tradicional Festa dos Estudantes realizada sempre na última semana do mês de julho. Tendo ao longo desse período, a preocupação em divulgar a cultura. Há cerca de 17 anos inserida no Circuito do Frio e Nação Cultural Pernambuco, esse evento produzido anteriormente pela entidade estudantil triunfense UTE ( União Triunfense dos Estudantes) em conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado e Fundarpe, cresceu significativamente tornando-se na festividade de maior expressão da Região do Pajeú e uma das melhores do interior pernambucano.Não pode e nem deve ser dizimada aos poucos como vem sendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cresceu tanto no período de vcs que não conseguiu mais ser mantida. O tempo é outro; Saudades do governador Jarbas Vasconcelos que dava a carga toda.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Acabaram foi com tudo, o natal só tem graças ao Sesc. Meu Deus! Onde vamos parar?

      Excluir
    4. JOSÉ ALVES CARVALHO17 de julho de 2015 às 09:45

      A FESTA DOS ESTUDANTES MAIS ANTIGA DO ESTADO,JAMAIS PODERÁ SE ACABAR,SERIA O FIM DE UMA HISTÓRIA PRA TRIUNFO.

      Excluir
    5. NADA DE TERRORISMO. NADA DE TERRORISMO.TUDO SE RESOLVE COM PACIÊNCIA. O QUE NÃO DESEJO É VER NA PREFEITURA O TAL MANINHO E A QUADRILHA QUE LHE ACOMPANHAVA SE DANDO BEM COM O DINHEIRO PÚBLICO.POR ACASO ESQUECERAM DESSES ELEMENTOS?

      Excluir
    6. Também não é assim, nosso prefeito faz o que pode.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. É inegável a frustração do povo triunfense em ver que mais uma festa tradicional está fadada a ser extinta pela falta de competência desta gestão inoperante, sem compromissos e que sequer possui pessoas qualificadas para negociarem com o Governo do Estado. Há muito que venho dizendo acerca de tal programação que não aparece e até de uma reunião que ouvi dizer que aconteceu para discutir acerca do evento. A sociedade triunfense sequer toma conhecimento destas reuniões e os interessados, artistas, a sociedade completa fica à mercê de uma indiscutível falta de respeito e de desmoralização do que antes era conhecida pelo país inteiro. Se não há um planejamento, data marcada antecipada, programação das atividades artísticas e culturais, como podem os turistas fazerem reservas em pousadas e hotéis da cidade? Parece-me que a falta de conhecimento, de discernimento desta gestão inoperante já classificada pelo povo triunfense como a mais caótica que existiu, continua a jogar a bola para fora do gol. Não fosse somente isso, ainda a falta de estrutura para receberem centenas de pessoas na cidade sem mobilização urbana, sem um hospital decente para atender as emergências tem sido contumaz e nem mesmo aqueles parlamentares que receberam o voto do povo se dispõe a trazer à baila tão importante assunto. A preocupação atual desta gestão perseguidora, autoritária é de andar os quatro cantos do Município para apresentar um candidato a sucessão da ineficiência até porque já se sabe muito bem que o escolhido pelo inoperante gestor, nada mais é aquele que dará continuidade a inoperância, ao descaso a essa verdadeira tragédia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que elemento implicante! Não sabe ele que o prefeito Dr. Luciano Fernando de Souza e o secretário Vanzinho estão no Recife fazendo o máximo para conseguir meios para a realização da festa. É muito mal agradecido!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Elemento tem nome e tem coragem de dizer o que muita gente não tem coragem de dizer como por exemplo os benefícios que a senhora deve estar ganhando para apoiar as barbaridades deste governo fajuto. A implicância é mesmo comigo mas vai ter que me aturar pois não vai haver um só instante que eu não venha postar os meus comentários consistentes e apontar as irregularidades e ilícitos desta gestão. Aguarde, tem mito mais coisa para ser jogada no ventilador!

      Excluir
    4. Maria Elizabeth Santos17 de julho de 2015 às 08:12

      Estou com Dr. Terto e não abro.Ele está certo sempre no que escreve. Quem discordar é desonesto com a verdade.

      Excluir
    5. A Câmara de Vereadores está precisando de uma pessoa assim, sabido e destemido para denunciar a safadeza desse município onde somente tem valor quem não presta pra nada.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. Cleanto Martins Tangará17 de julho de 2015 às 09:48

      Não pode acabar nunca mesmo.

      Excluir
    8. A cidade de Triunfo não merece receber mais esse forte baque com o término da Festa do Estudante. Deus nos livre de uma coisa dessas.

      Excluir
    9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. NOTA DE FALECIMENTO
    Faleceu nesta Cidade vitima de desprezo do Poder Público a ilustre Festa dos Estudantes Triunfenses, a mesma deixou viúva Dona Saudade e os seguintes filhos; Tristeza, Amargura, Solidão e Sofrimento, a Família pede encarecidamente ao Prefeito, Vereadores e a Governo do Estado um caixão para que a mesma possa ser enterrada de vez no cemitério local

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo por isso muito derrotista está, mas ainda será dessa vez, quem tem o médico Luciano, o melhor prefeito da história de Triunfo na frente tem tudo.Ele vai manter todos os dias da semana com atrações da região, mas vai.

      Excluir
    2. ir pra recife agora? isso devia ter sido em março...

      Excluir
    3. deixa o homem trabalhar

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. Qual vai ser a programação esse ano da festa dos Estudantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Alves de Almeida16 de julho de 2015 às 17:19

      quem diabo sabe, todos os anos é assim, a maldição dos maufim. votem nos corruptos apoiados por ele pra acabar de vez. triunfo só vai com um homem de verdade que é gilson do pará, que num necessita de prefeitura, trabalhou e está bem de vida graças a deus e tem disposição de ajudar a todo mundo.estou com ele e num abro.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. culpa dessa dificuldade de conseguir recursos foi a roubalheira que fizeram na administração do Maninho, onde tiveram vários shows fantasmas patrocinados pelo deputado e secretario Silvio Costa para o dinheiro ficar com ele e os vereadores que lhe apoiavam, divulguem o nome desses corruptos também.

      Excluir
    4. vc é mto crítico Marcos e nada de santo

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Gilson Magalhães Silva16 de julho de 2015 às 16:52

    Ainda não saiu!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Bom, primeiramente não temos secretario de turismo! Isso é fato. Segundo, o prefeito eh muito "bom" quer agradar a muitos de uma vez so, e acaba sempre fazendo errado! Terceiro, a ACMT devia ajudar em todas as festas, com um bom patrocínio, as pousadas... Triunfo esta em um poço sem fundo com esses comerciantes "amarrados".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS É GRANDE E DE ALGUMA MANEIRA HAVERÁ DE AJUDAR PARA ESSA TÃO BONITA FESTA NÃO CHEGAR AO FINAL COMO ACONTECEU COM O SÃO JOÃO.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Quem ficou com os 100 mil da apresentação de mentirinha da banda raça negra no tempo de Dr. Maninho? Naquele tempo roubaram muito os cofres públicos e hoje querem culpar Dr Luciano?

      Excluir
    4. Esticou-se tanta a corda na contratação de artistas de renome nacional que deixou os frequentadores mal acostumados e agora em período de crise no País inteiro querem manter a pose. Parem com isso, a realidade é outra.

      Excluir
  9. denovoo mesmo blablablá o povo sabe como ee ainda reclama. Uma merda dessas.homeeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALTAM 8 DIAS PRA O COMEÇO DA FESTA E NÃO TEM PROGRAMAÇÃO AINDA? FUI.....

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  10. A festa vai ser de arromba, quac, quac, quac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  11. ... Essa posição subalterna, comodista, individualista que percebo em nossos conterrâneos não condiz com nossos antepassados e chega a ser preocupante. Chegamos a uma situação de fragilidade da nossa identidade e tudo o que o leitor possa imaginar e, dessa forma, ficam comprometidas as tradições e todos os marcos que deram forma ao que somos. A Festa dos Estudantes, como outras celebrações triunfenses, faz parte desse grande arcabouço, por isso precisa ser tratada com mais seriedade por todos, principalmente pelos "representantes locais".
    O PLANEJAMENTO é salutar! Quais as ações tomadas para o evento? Infra-estrutura, segurança, atrações musicais/artísticas etc? Quem é a parte mais interessada? TRIUNFO!!!
    Crise? Como fazer? Atrações Âncoras (artistas de nível nacional/regional capaz de atrair público, sem serem apelativos) 8 dias da semana, preenchendo com atrações estaduais e locais, grupos culturais. Artistas que elevem o nível do evento, sem ficar preso ao "binômio" brega/forró, já ultrapassado!!

    ResponderExcluir
  12. Enxugar os custos da Festa dos Estudantes e dividir as despesas com o Governo Estadual, "Patrocinadores" e empresas beneficiadas diretamente como o evento (pousadas/hotéis, etc...)??? Mudança cultural e de atitude!!! Discutindo a participação de todos, sem omissão, pq o que realmente importa é a manutenção da tradição ou ficaremos, como sempre, nos discursos e trocas de responsabilidades...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!