sexta-feira, 31 de julho de 2015

CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DO CONVENTO SÃO BOA VENTURA NOS SEUS 70 ANOS

MATÉRIA PUBLICADA PELO OPINIÃO EM 20/06/2015








Convento São Boaventura - Recanto Franciscano

Em 1944 após sua transferência de Pesqueira para Triunfo, o Frei Bertino recebeu através das mãos do Padre Noval a escritura de doação do Sítio Primavera feita pelo bispo de Pesqueira Dom Adalberto Sobral, em favor dos franciscanos que ali iriam morar. 



Por desígnio da Província, o Frei Mateus Maas foi escolhido a fazer companhia ao Frei Bertino em Triunfo.

Lançamento da pedra fundamental do
Convento São Boaventura em Janeiro de 1945.
Foto: Acervo - Diana Rodrigues

Em janeiro de 1945 os frades receberam a visita do Provincial Frei Heriberto Lulkowisk e do Padre Hermano Hahn, engenheiro responsável pela construção do convento, e juntos com os pedreiros lançaram a pedra fundamental do prédio onde funcionaria a futura Escola Apostólica e residência dos franciscanos em Triunfo. Na ocasião, foram entregues as plantas do projeto.















O povo triunfense fez um leilão para angariar fundos em prol da construção. Os frades com muitos esforços limparam o terreno, juntaram as pedras para os alicerces, foram até a cidade de Flores buscar areia do Rio Pajeú, transportaram cal do Sítio dos Nunes através de mulas, fizeram tijolos queimados do próprio sítio, conseguiram pedreiros e ajudantes para iniciar os trabalhos.



Aos poucos as paredes foram sendo levantadas e o prédio começou a tomar forma. As janelas e portas foram confeccionados em João Pessoa - Paraíba.



As doações angariadas com muito sacrifício pelos missionários franciscanos ajudaram a pagar a mão de obra e os materiais necessários para a empreitada.



Em março de 1947, iniciou-se as atividades da Escola Apostólica São Boaventura, escola de nível primário destinada a formação de futuros missionários franciscanos. Após o término do primário, os meninos eram encaminhados ao internato do Convento Santo Antônio, Sítio Ipuarana, Lagoa Seca - Paraíba, também gerido pelos Frades Menores.



Arte: Jadson Carvalho

Após 24 anos de trabalho, mais precisamente em 1971, a Escola Apostólica encerrou suas atividades.



O espaço antes destinado a Escola Apostólica passou a ser utilizado para encontros, reuniões e retiros dos grupos, movimentos e pastorais, durante os 38 anos em que os frades menores administraram a Paróquia de Nossa Senhora das Dores.



Em 23 de fevereiro de 2012, o Convento São Boaventura passou a sediar o Postulantado da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, transferido de Penedo - Alagoas.



Em março do mesmo ano, frades e postulantes iniciaram uma pequena reforma onde funcionava a Escola Apostólica São Boaventura, fazendo pequenas modificações em sua estrutura, criando cozinha, refeitório, biblioteca, sala de recreação, dormitórios, capela e jardim, para assim ficar de uma forma reservada e acolhedora para os frades e postulantes.



Bernadinho Pádua - Mascote da Campanha







  • Fundação: 1945
  • Patrono: São Boaventura
  • Finalidade: Postulantado, Acolhimento, FFB
  • Projetista: Padre Hermano Hahn - Monge da Ordem dos Cistercienses (Abadia Mosteiro de Jequitibá - BA). Doutor engenheiro pela Universidade de Viena, fez as plantas da Igreja do Seminário Franciscano em Ipuarana, Convento de Campina Grande e Convento São Boaventura.
  • Fraternidade: 
    • Frei Rogério Rodrigues da Silva - Guardião e Mestre do Postulantado;
    • Frei Hermano Wiggenhorn - Vigário 
    • Frei Ivo Alves de Luna
    • Frei César Lindemberg

8 comentários:

  1. Pq não é feito tb no Stella Maris?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Stella Maris já foi pintado no período da administração do Padre Mairton Marques.

      Excluir
    2. PARABÉNS AO BLOG OPINIÃO POR ESTAR SEMPRE ESSAS CAMPANHAS EM PROL DA CIDADE.

      Excluir
  2. Mauro Fernandes de Medeiros18 de junho de 2015 às 12:55

    Merecida campanha. Como fazer para ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frei Rogério Rodrigues, OFM.19 de junho de 2015 às 14:02

      Na portaria do Convento adquirindo os produtos com a marca dos 70 anos ou fazendo sua doação.

      Excluir
    2. Vamos procurar ajudar ao máximo Frei Rogério. Parabéns pela inciativa da merecida recuperação.

      Excluir
    3. O padre Edilberto também deveria dar uma força nessa campanha para recuperar o Convento. Estou lhe achando muito por fora.

      Excluir
  3. Linda campanha e um monumento belíssimo.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!