sexta-feira, 1 de maio de 2015

SALVE O 1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO E DO TRABALHADOR




Trabalho faz muita coisa: enobrece, edifica, dignifica, cansa, faz crescer, e é o que paga as contas. Costumo dizer - talvez por absoluta falta de fé nisso - para quem vive na porta da lotérica: "Não trabalha não para você ver!"

Trabalho é força da física. O que se faz para passar de ano e obter diploma. E tem o trabalho que se faz - ou se contrata - para se dar bem, ou para fazer o mal a alguém, que tem gente que se dá ao trabalho de não conseguindo subir buscar derrubar o outro.

Muita coisa dá trabalho. Crianças, casa, bichos. Outras aposentam: doenças, idade, acidentes. Tanta coisa é trabalho, que se a gente observa fica pasmo em ver como conseguem. E dali, com dignidade, tiram seu sustento, seja embaixo de lama catando caranguejos, nas ruas durante horas correndo atrás do lixo que fazemos, seja pendurado em alguma obra que sempre nos lembre Chico Buarque. ..." E tropeçou no céu como se ouvisse música/ E flutuou no ar como se fosse sábado/E se acabou no chão feito um pacote tímido/ Agonizou no meio do passeio náufrago/ Morreu na contramão atrapalhando o público...

Todo dia é dia de trabalho, de criar novos trabalhos, de trocar de trabalho, de tentar achar um que faça o difícil efeito completo proposto por Buda: "Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele". Lembre disso quando vir o garçom resmungando, o porteiro com cara de poucos amigos, a empregada bufando.
E como sempre ouvi há uma forma popular, meio caipira, de entender que dele não dá para escapar. A única coisa que não trabalha é "santo de puteiro", que ainda ganha vela para fechar os olhos diante do que vê.

O negócio tá feio, ficando feio, todo mundo miudinho por aí, preocupado com o seu. Vendo que ele está faltando ou pode faltar e muito, igual em outros países. Mas vai ser dia dele e tudo vai parar nesse mundo hoje tão diferente que, para juntar gente não há mais ideal: oferecem-se prêmios - como carro importado - e shows de música duvidosa.

Pelas barbas brancas de Marx! Depressão forte ele teria agora em ver que sua chamada"Proletários de todo o mundo, uni-vos!" vem sendo comprada com sorteios, acenos mágicos e lideranças absolutamente discutíveis e desunidas, a ponto de haver demarcação de espaços - cada qual no seu quadrado, ops! bairro. Cada Central faz a sua comemoração, ou bebemorações, como já ouvi tanta gente contando o que rola nessas aglomerações. Tá igual o Dia da Mulher que poucos sabem que é data para relembrar quantas morreram na luta pela liberdade, não para instigar homem nenhum.





2 comentários:

  1. Eduardo Ferreira Lima1 de maio de 2015 às 08:30

    Defender os direitos e valorizar os/as trabalhadores /as em educação é uma luta permanente e justa. Dia do /as Trabalhadores / as - Salve 1º de Maio.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo Ferreira Lima1 de maio de 2015 às 08:33

    Defender os direitos e valorizar os/as trabalhadores /as em educação é uma luta permanente e justa. Dia do /as Trabalhadores / as - Salve 1º de Maio.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!