domingo, 31 de maio de 2015

MUSEU POSSUI RELÍQUIAS UTILIZADAS NO TEMPO DO IMPÉRIO


O Museu de Triunfo, contém um valioso  acervo histórico-artístico e cultural, com peças dos séculos XIX e XX oferecendo farto material para uma viagem sentimental através do passado, nos mais diferentes períodos. Existem relíquias  talvez do tempo colonial adquiridas pelos patriarcas, imigrantes e estrangeiros que habitaram o território triunfense por bastante tempo, como: alemães, italianos, franceses, suíços, portugueses, americanos,holandeses, possuidores de artes da escravatura, móveis, jóias, instrumentos musicais, quadros, moedas, indumentárias, objetos indígenas.No entanto estão amontoados nas limitadas salas com visível a ausência de catalogação.E parece não ter solução nunca, devido ausência de sensibilidade da pseudo-administração





O mesmo foi criado por iniciativa da madre franciscana Irmã Maria José Florentino, possuindo interessante coleção temática relacionada a: Cidade, Sacro, Engenho e Cangaço, além de arte nacional e estrangeira em sua estrutura permanente. No espaço, deveriam realizar exposições de expressivos artistas triunfenses. O museu está instalado em prédio muito antigo, inicialmente utilizado como educandário ( Escola Barbosa Lima) e unidade de segurança ( Pelotão da Polícia Militar de Pernambuco). Encontra-se por trás da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, voltado para o espaço público urbano onde estão os mais belos casarões da cidade. Aberto à visitação de terça a domingo das 09:00 às 16:00h 
































Fotos do Acervo - Fotografo Fábio Arruda

12 comentários:

  1. O museu de Triunfo não consta na listagem dos museus do Brasil. Visitando a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, por acaso, apanhei um boletim que listava todos os museus do Brasil. Imediatamente procurei o de Triunfo e para minha surpresa não o encontrei. Museu é como escola ou como posto de saúde, tem que ser vinculado a uma rede. O acervo tem que ter registro, cada peça identificada e numerada, caso contrário, cada administrador que suceder o anterior passa a ser o dono e utilizar as peças como bem quiser. O gestor de um museu (grande ou pequeno) deve ter treinamento específico a fim de saber classificar e catalogar as peças formando o acervo. Para procurar uma instituição que oriente a administração do museu não precisa ocupar o prefeito, o secretário de turismo, um diretor de escola , um presidente de associação comunitária poderia procurar (por carta ou email ) o Instituto Histórico de Pernambuco ou o Instituto Joaquim Nabuco ou ainda procurar André do SESC que tem formação em Turismo e com certeza sabe mais do que eu como fale-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente descoberta do Dr. Antonio que deve ser tornada publica em maior dimensão através deste conceituado blog.

      Excluir
  2. Que lamentável essa declaração do senhor Antonio Timóteo. Jamais imaginei que o Museu de Triunfo estivesse assim desprestigiado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PRÉDIO É MUITO BONITO, MAS APENAS FUNCIONA UMA PEQUENA PARTE COMO MUSEU, NO RESTANTE FUNCIONA É A SETUR.

      Excluir
  3. Carlos, como vcs estão? Leda como vai? Abraço em todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Regina .Quanto tempo, Os seus se foram ,Jair também,mas aparece para rever os laços que nos unem. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. isso é maravilhoso,lindo.bom tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal da prefeitura não está nem aí para negócio de museu, isso num dá voto não

      Excluir
  6. Maria da Conceição Diniz S Casusa30 de abril de 2015 às 23:39

    Parabéns !!! Merecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Peças lindas! Merecedoras de uma melhor divulgação!

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo, tudo isso, merecia ser mais valorizado.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!