quarta-feira, 6 de maio de 2015

MISSA ABRE O PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DE DOM HÉLDER CÂMARA

Tribunal religioso vai ouvir sigilosamente pessoas que conviveram com ele.Celebração aconteceu na Igreja da Sé, em Olinda, neste domingo (3).



Uma missa celebrada neste domingo (3) na Igreja da Sé, em Olinda, marcou a abertura do processo de beatificação e canonização de dom Hélder Câmara. Na cerimônia, foi constituído o tribunal religioso que escutará as pessoas que tiveram uma convivência mais próxima com o conhecido "Dom da Paz". Os depoimentos são encaminhados depois para o Vaticano.

Durante a celebração, houve a leitura do decreto que constitui o tribunal. Após assinar a criação do tribunal religioso, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, fez seu juramento com a mão na bíblia. “Hoje é para todos nós um dia de muita alegria. Estamos na páscoa, que é tempo de alegria por excelência, mas a páscoa será diferente este ano porque iniciamos oficialmente o processo de beatificação e canonização de dom Hélder”, aponta o arcebispo.

O tribunal é formado por cinco membros - juiz delegado e promotor de justiça (ambos canonistas), notário, notário adjunto e cursor, que fizeram seus juramentos na missa deste domingo. “Hoje já teremos a oportunidade de escutar o primeiro [testemunho], que vai ser do arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, um homem que foi companheiro de dom Hélder na sua fase de arcebispo”, explica dom Fernando Saburido.

Uma comissão histórica atuou durante o pedido de abertura do processo, concluído em maio de 2014. Em fevereiro, a arquidiocese recebeu o aval da Santa Sé ratificado por meio de carta enviada pelo prefeito da Congregação Causa dos Santos, cardeal dom Ângelo Amato – a carta só chegou no início de abril ao estado.


Fonte: Globo.com

2 comentários:

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!