domingo, 31 de maio de 2015

MANTER A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL SE FAZ NECESSÁRIO






Triunfo é a cidade " Oásis do Sertão", iniciada como aldeia dos primitivos índios Cariris, recebeu depois de longo tempo a colonização por missionários religiosos estrangeiros e imigrantes outros, que tomaram-lhe para moradia devido a aparência européia. Localiza-se portanto essa dádiva natural, nas altas serras da destacada "Baixa Verde", região do Pajeú, do Estado de Pernambuco, rodeado de matas verdes montanhosas  que após a providencial e estratégica subida a alguns recantos é possível descambar em  belíssimos vales rurais a exemplo  dos periféricos sítios Serrinha, Grito, Baixa Grande, Apolinário, Carro Quebrado, Retiro, Jaleco, Brejinho, Côroas, Icó, Mata Redonda, Gameleira,Lagoa de Dentro, Santa Tereza, Caldeirão, Almas, Pinhancòzinho, entre outros que nos transportam a um mundo de bastante paz e tranquilidade visual.



Sua altitude atinge 1.260 metros acima do nível do mar, facilita sem dúvida, que a temperatura se torne bem amena no verão, diferenciando bastante no período do inverno, podendo chegar a 5 graus centígrados. Assim, os aquecedores tipo: lareiras e o tradicional fogão de lenha, são as grandes estrelas salvadoras, e por vezes podem os moradores e visitantes serem brindados com a mais branca das emoções: a nevoa - durante a madrugada e o granizo nos alternados temporais diurnos.Por sorte mantém-se ainda significativa parte de área coberta de mata nativa, graças ao produtivo trabalho de preparação ambiental aos poucos realizado no passado, prevendo acentuada derrubada de frondosas árvores que existiam na área fértil do paraíso triunfense, algumas centenárias, - tudo pelo simples prazer de assistir a queda ou transformar na lenha de fornalhas dos engenhos, casas de farinha, fabricação de telhas e tijolos e  também carvão residencial. 

A história registra que educandários dirigidos por estrangeiros: Seminário Protestante (americanos), Convento São Boaventura ( italianos e alemães) e Colégio Stella Maris (alemães), a influência dos ingleses da Gran West e depois portugueses, holandeses, suíços e franceses - que tiveram menor permanência no território - deixaram na comunidade o compromisso maior na preservação da natureza, tornando-se uma cidade quase ecológica.Infelizmente os plantios de café e cana-de-açúcar que foram moda por várias décadas contribuíram muito na ocorrência de desmatamentos, agredindo em cheio o meio-ambiente..O resultado está visível, depois da maior seca dos últimos 50 anos que vem se prolongando.Seria interessante  todos entenderem  que: para salvar o planeta, tem uma semente que precisa ser plantada, semeada e colhida...a da conscientização.   .






11 comentários:

  1. Aproveito o espaço disponível para saudar de público a redação deste jornal pela excelente matéria produzida em relação à natureza, onde faz verdadeiro diagnóstico dos problemas surgidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único blog na região que elenca uma seleção de problemas dentro da mais completa isenção e tem se voltado para causas nobres em defesa das minorias.

      Excluir
    2. MUITO BOM !!!

      Excluir
    3. Carlos Alberto de Oliveira24 de abril de 2015 às 12:48

      Considerada uma das dez cidades mais bonitas de Pernambuco, Triunfo é ocupada sempre por gente jovem e bonita vinda de todos os recantos, que vem conferir a beleza natural existente, não pode descuidar-se do meio ambiente .

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Grande prestação de serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que em 2015 os nobres valores que o Blog Opinião Triunfo tem apresentado, possam ser multiplicados cada vez ,mais em nossa sociedade. Que cada dia possamos construir um mundo melhor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Antonio Alves de Almeida24 de abril de 2015 às 09:32

    Deveria esse jornal ser publicado em papel como antes, porque mais pessoas teriam oportunidade de ler, na internet, somente uma elite tem oportunidade de ler. Pensem naqueles que não possuem esse recursos e distribuam nas casas para o povo ter conhecimento das coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Estou imensamente grata à beleza das flores, nas suas mais variadas formas e cores, que fazem da natureza seu templo sagrado, sua fonte de inspiração, apresentados com relativa frequência pelo jornal Opinião da qual sou leitora, indicada por uma amiga natural dessa bela cidade que pretendo conhecer em breve estimulada pelas variadas publicações.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!