domingo, 31 de maio de 2015

ESFORÇO CONJUNTO NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE




Tem-se conhecimento geral que a cada dia fica mais visível entre habitantes das mais diversas regiões do Brasil e do Mundo, a destruição de áreas virgens que passaram a ser de repente povoadas devido a expansão territorial que chegam a agredir a paisagem, desalojando plantas e animais que faziam parte do cenário e muito mais. Esses são alguns dos inúmeros males ocasionados pela elevação do nível desinformado dos habitantes, causando  no final, tudo de ruim principalmente o aquecimento global.







A complexa problemática  precisa ganhar  maior destaque não apenas  durante Semana do Meio Ambiente, mas frequente. O objetivo é mostrar como o município triunfense pode e deve  mudar seus hábitos indisciplinados, de modo a amenizar as variações climáticas. Além de importante para todo o planeta a discussão é pertinente também para as cidades como Triunfo localizada no Alto Sertão da Região do Pajeú, constituindo-se o mais elevado do Estado de Pernambuco em relação à Capital Recife e ao nível do mar. 

Depois de estudos, há anos , o " Oásis do Sertão" é apontado como área vulnerável, onde a existência da água existe apenas devido às rochas de fratura, segundo os competentes geólogos da CPRM,  Luiz Carlos (Recife) e Josias Lima (Salgueiro), colegas dos conterrâneos Roberto Gusmão de Oliveira e Francisco Sales de Souza. A expectativa é que  as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Cultura, estimulem repartições e  educandários, visando investirem para que funcionários e estudantes participem das atividades, como oficinas e produções respectivas à pesquisas de práticas sustentáveis...

Fotos: Herculano Jr.
           Guia Turistico

3 comentários:

  1. O que é Mata Ciliar?

    Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

    O que acontece sem a mata ciliar?

    O uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original, chegando em muitos casos na ausência da mata ciliar.

    ESCASSEZ DA ÁGUA

    A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.

    EROSÃO E ASSOREAMENTO


    A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar.


    PRAGAS NA LAVOURA

    A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.

    QUALIDADE DA ÁGUA

    A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, deixa a água mais limpa, facilitando a vida aquática.

    IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS

    Essas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.

    Para que preservar as Matas Ciliares?

    - Reter/filtrar resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água
    - Proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes
    - Formar corredores para a biodiversidade
    - Recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares
    - Conservar o solo
    - Auxiliar no controle biológico das pragas
    - Equilibrar o clima
    - Melhorar a qualidade do ar, água e solo
    - Manter a harmonia da paisagem
    - Melhorar a qualidade de vida

    Quais os danos ambientais decorrentes da redução da cobertura florestal e das matas ciliares?
    - perda de qualidade da água
    - erosão e perda de nutrientes do solo
    - aumento de pragas das lavouras.
    - assoreamento dos rios e enchentes
    - alterações e desequilíbrios climáticos(chuva e aumento da temperatura)
    - redução da atividade pesqueira

    Legislação

    A mata ciliar é uma área de preservação permanente, que segundo o Código Florestal (Lei n.° 4.771/65) deve-se manter intocada, e caso esteja degradada deve-se prever a imediata recuperação.e. Essa lei já existe há 40 anos! Mas nem sempre foi cumprida.
    Toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios, e ao redor de nascentes e de reservatórios, deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água. A tabela abaixo apresenta as dimensões das faixas de mata ciliar em relação à largura dos rios, lagos, represas e nascentes.

    ResponderExcluir
  2. COM ESSE RITMO VAGAROSO DE OBRAS PÚBLICAS PODEM APOSTAR QUE NADA SERÁ REALIZADO EM FAVOR DA NATUREZA NESSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  3. Lamento q um tema tão relevante tenha sido pouco debatido neste espaço. Dada a gravidade do contexto, seria importante uma discussão dentre nossos representantes e a criação de medidas para combater tal problemática, porém o nível de representatividade que temos está aquém da importância que o tema exige.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!