segunda-feira, 6 de abril de 2015

PREVISTA REDUÇÃO DE CHUVAS NA REGIÃO DO PAJEÚ - POR CARLOS FERRAZ







De acordo com as primeiras conclusões tiradas pelo grupo da Agência Pernambucana de Águas e Clima, que tem se reunido para dentro da previsão do serviço de meteorologia, analisarem  a escassez das chuvas na região do semiárido de Pernambuco,  está previsto o volume de precipitações podendo haver redução de 40% das chuvas menor que o habitual período de abril a julho, prolongando o sofrimento de quem  enfrenta o quarto ano consecutivo de seca castigando o Nordeste, porque a situação piorou, não existe qualquer perspectiva de mudança, podendo ser um percentual até maior.

As poucas chuvas devem ocorrer na Região do Pajeú, mas em pontos isolados e com longos intervalos, o que será insuficiente para melhorar  a situação da cidade de Triunfo que encontra-se em total colapso, devido ao esvaziamento por completo da Barragem do Brejinho, único reservatório existente e que teve oportunidade de ser ampliada sua bacia hidrográfica, durante três anos sem o precioso líquido. Faltou disposição da administração pública de promover a escavação do setor com o maquinário suficiente que a municipalidade recebeu do governo federal: carro pipa, patrol, retroescavadeira,  caçambas.

Talvez a explicação mais sensata para o apontado descaso e possível desestímulo tenha sido a promessa do então pragmático ministro Fernando Bezerra Coelho, da Integração Regional, no primeiro governo Dilma Rousseff, - desejando receber apoio para  Fernando Filho ( deputado federal) e Miguel Coelho ( deputado estadual), garantiu milhares de horas máquinas destinadas à citada barragem através da Codevasf, reforma da Ponte Manoel Gastão, recebimento no mês de março passado de água para o município alimentado pela Adutora do Oeste. Tudo não passou  de um sonho: "nem mel, nem cabaça".

5 comentários:

  1. Esse senador tem tradição de ser um traíra, faz promessa por onde passa visando conseguir apoio eleitoral para ele e os filhos e nunca costuma cumprir.

    ResponderExcluir
  2. O povo tem o que merece,

    ResponderExcluir
  3. Aquí é bem pior a situaçâo .

    ResponderExcluir
  4. Maria Do Socorro Souza7 de abril de 2015 às 21:45

    Que pena! Estamos sofrendo tanto com essa escassez de água, agravada com a falta de chuvas. Torçamos para que as previsões falham!

    ResponderExcluir
  5. Antonio José Nunes10 de maio de 2015 às 21:07

    Eu quero chuva para encher aquela barragem e salvar a população desta seca que parece não ter fim.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!