terça-feira, 21 de abril de 2015

NOTA DE PESAR: MORRE O SANFONEIRO CAMARÃO, PATRIMÔNIO DE PERNAMBUCO




"Em nome de todos que fazem a gestão estadual de Cultura, o secretário Marcelino Granja e a presidente da Fundarpe, Márcia Souto lamentam o falecimento do sanfoneiro Camarão, patrimônio da cultura pernambucana. Nascido Reginaldo Alves Ferreira, o nosso mestre da sanfona partiu na manhã deste 21 de abril, aos 74 anos.

Natural de Brejo da Madre de Deus, Camarão dedicou a maior parte de sua vida à música, sobretudo, à sanfona. O interesse pelo instrumento surgiu dentro da própria família. Foi nos oito baixos do seu pai que ele tocou “Maria Bonita” com apenas sete anos de idade. Aos 20, ingressou na Rádio Difusora de Caruaru e já com uma carreira bastante influenciada por Luiz Gonzaga, criou em 1968 a primeira banda de forró do Brasil, a "Banda do Camarão".

Após mais de meio século animando a música popular pernambucana e formando novos sanfoneiros - especialmente na Escola Acordeom de Ouro, fundada por ele e localizada em Areias (Recife) -, Camarão parte deixando um rico repertório e um exemplo de dedicação à difusão da nossa cultura. Que a alegria de suas imortais criações e seu exemplo de mestre generoso sigam inspirando não apenas as novas gerações de sanfoneiros, mas a todos nós, que assumimos como missão contribuir para a formação cultural da nossa gente".

Marcelino Granja | Secretário de Cultura de Pernambuco
Márcia Souto | Presidente da Fundarpe
www.cultura.pe.gov.br

Um comentário:

  1. Grande perda para a cultura de Pernambuco e do Nordeste.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!