domingo, 12 de abril de 2015

DIA NACIONAL DO HUMORISTA - 12 DE ABRIL



BRASÍLIA - O brasileiro não terá novos feriados em 2015, mas já pode marcar mais cinco datas na folhinha do calendário. Foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União cinco leis instituindo novas datas comemorativas. Agora, humoristas, pedagogos e fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais terão um dia nacional oficial. Além disso, foram instituídos o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil e o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. As leis criando as datas foram aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff.


O dia do humorista - 12 de abril - é uma referência ao aniversário de Chico Anysio, morto em 2012. Na justificativa para apresentar o projeto, o autor da proposta, o deputado José Airton Cirilo (PT-CE) disse: "Esse projeto visa a homenagear todos aqueles que fazem sorrir e, também, os benefícios à saúde alcançados por meio da risada. O riso é uma demonstração de bem estar que aproxima as pessoas e traz alegria e saúde. Rir relaxa as tensões e gera simpatia que contagia e ajuda a viver melhor. Não são poucos os brasileiros, principalmente os nordestinos, que fazem do humor sua profissão, transformando suas dificuldades, suas tristezas e sofrimentos em pretexto para fazer sorrir".


Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais também terão seu dia: 13 de outubro. Nesse mesmo dia, em 1969, foi regulamentado exercício da profissão. O Dia Nacional do Pedagogo será comemorado em 20 de maio. O autor do projeto que deu origem à lei, o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), não justificou os motivos que o levaram a escolher essa data. O dia 24 de fevereiro se torna o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Nessa data, em 1932, as mulheres passaram o ter o direito ao voto.


Já o dia 16 de novembro se torna o Dia Nacional de Atenção à Dislexia. Trata-se, segundo o deputado autor da proposta, Milton Monti (PR-SP), do dia do lançamento oficial da Associação Paulista de Dislexia (APD). "A desinformação sobre a dislexia é generalizada. Suas causas, manifestações e possibilidades de diagnóstico e tratamento são desconhecidas pela imensa maioria de nossa população. Essa situação é muito preocupante, porque a dislexia é uma das mais importantes deficiências do aprendizado — a criança tem dificuldades para ler, escrever, soletrar, enfim de aprender", justificou o deputado ao apresentar a proposta que agora se tornou lei.


No Congresso, é muito comum parlamentares apresentarem projetos criando datas comemorativas. Alguns deles viram lei. Em dezembro, por exemplo, foi sancionada a lei tornando 25 de outubro o Dia do Macarrão. Na época, o fato não passou despercebido na Câmara.


— A presidenta Dilma sancionou uma lei, emanada desta Casa, que instituiu o Dia do Macarrão. É uma data em função de uma série de benevolências que produtores fazem em todo dia 25 de outubro. Bom, macarrão, em geral, costuma ser enrolado. Espero que a gente não tenha esse tipo de inspiração e, muito menos, que transitemos do macarrão para pizza. É o alerta — brincou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), durante discurso no plenário da Casa em 10 de dezembro.




Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!