terça-feira, 31 de março de 2015

MUSEU PRECISA VOLTAR Á CENA SATISFATÓRIA


Talvez seja do conhecimento de todos  que infelizmente desde os anos 1990, os habitantes da cidade turística de Triunfo, o "Oásis do Sertão" aguardam ansiosos a ilusória chegada prometida de um  profissional destinado à necessária e urgente reformulação do Complexo de Museus - funcionando integrado pelos limitados setores temáticos: Cangaço, Sacro, Cidade e Engenho - situado no destacado imóvel onde funcionava a Escola Barbosa Lima, depois o Pelotão da PMPE, na Praça Monsenhor Eliseu Diniz, que vem sendo alvo de críticas pelos visitantes. 





Que a espera é longa ninguém dúvida, o órgão necessita ser ampliado com eficácia nas suas opções de amostragem, destinando espaços sub-utilizados no prédio para instalar salas relacionadas a históricos vinculados a passagens diversas no território triunfense como: esportes, fotografias, artesanato, festividades, repartições, objetos e muito mais, fazendo também o acervo, há tempo confinado em vagas limitadas na edificação secular, serem distribuídos nos demais pavimentos ociosos, sob orientação de um museólogo ou do próprio arquiteto triunfense Rochael Melo.









Assim, será possível nos passeios internos  pelo museu, a visita  contemplar tranquilo uma infinidade de objetos que contam fielmente parte de um passado glorioso do paraíso encantador sertanejo, transportando o frequentador para saudáveis épocas anteriores. No entanto, pode-se muito bem produzir interessantes conteúdos em função das especificidades de cada  grupo de relíquias, registrando tudo, pois o que tem no prédio atualmente é somente uma síntese narrativa de peças recolhidas na própria comunidade ao longo dos anos.

8 comentários:

  1. Tudo isso pode dar oportunidades reais de qualificação e diferenciação ao ambiente. Muito boa defesa se faz nesse sentido, mas parece que os apelos dirigidos ao executivo não serem ouvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODE SONHAR EM VÃO CARLOS FERRAZ PORQUE TUDO ISSO QUE VC PROPÕE NÃO VAI SER REALIZADO COM CERTEZA NÃO.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. já estou cansada de tanta apelação sobre o museu que não dá em nada. muda o disco pra ver se o prefeito se interessa em resolver o problema.

      Excluir
  2. Maria do Socorro Silva5 de março de 2015 às 06:37

    Podem esperar deitados que as mudanças propostas em relação a aquele museu não vão acontecer nunca, o mesmo é administrado com mão de ferro pelo quase proprietário e o prefeito nunca demonstrou qualquer interesse em organizá-lo como deveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Observar uma fotografia é como procurar um tesouro: quanto mais você a examina, mais ideias descobre. Suponhamos que este seja um jogo e que a nossa tarefa seja a de analisar as fotografias de uma sala em busca de ideias práticas e interessantes, do mesmo modo que analisamos fotos quando selecionamos assuntos para um artigo. Assim pode-se raciocinar em relação a o acervo de um museu.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!