terça-feira, 3 de março de 2015

ADOÇÃO DE ANIMAIS REQUER CUIDADOS, CARINHO E MUITA ATENÇÃO


Adotar um animal é mais simples do que muita gente pensa. Não envolve custos e pode livrar os bichos do abandono das ruas e da violência. Por serem pequenos e indefesos, eles se tornam alvos fáceis. No Rio de Janeiro, um caso recente ganhou repercussão em todo o país, quando uma mulher filmou o noivo agredindo seus dois cães. No Recife, no ano passado, o caso dos gatinhos da Beira Rio chocou os moradores do Bairro da Torre, quando pelo menos 15 animais foram encontrados mortos, com sinais de envenenamento.

Maltratar animais é crime previsto em lei e a pena varia de três meses a um ano de detenção, além de multa. Abandonar os bichos também é considerado crime de maus tratos. Mesmo assim, muitos animais são deixados nas ruas. Só no Recife, a estimativa é de que haja mais de 100 mil espalhados na cidade.




Mas, enquanto muita gente abandona, outras resgatam e transformam a própria casa em um verdadeiro abrigo para os animais. Com ajuda das redes sociais, um grupo de amigos que se juntou para mudar a realidade desses bichos, já conseguiu promover mais de 150 adoções. Quem adota um animal também precisa se preocupar com a saúde deles. Levar ao veterinário, aplicar todas as vacinas e cuidar da esterilização são alguns dos cuidados necessários.

Além dos abrigos, as feiras de adoções que acontecem mensalmente são boas opções para adotar um animal. Mas há quem nem precise visitar um abrigo ou esperar uma feira para salvar um animal. A estudante Suzane Dias resolveu tirar a cachorra branquinha das ruas. No início, ela apenas cuidava, oferecendo água e comida. Mas com o tempo não resistiu e, hoje, as duas não se largam.

Denúncias de maus tratos contra animais podem ser feitas na Delegacia de Meio Ambiente, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. O telefone da delegacia é o 3184.7119. E quem desejar adotar um animal, pode enviar um e-mail para o endereço fundacaodentinho@terra.com.br para receber informações sobre as feiras de adoção e abrigos de cães e gatos à espera de um novo dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!