quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

TUDO É MISTÉRIO... MAS COMO ASSIM? POR LUIZ SAUL

Bom, consta que dormita entre uma ou outra mesa ou gaveta da Justiça Federal, ou do STF, ou da PGR, ação de improbidade administrativa determinante de perda de mandato praticada pelo congressista Renan Calheiros, atual presidente do Senado Federal, com aspirações de continuidade na mesma cadeira ou trono, sei lá. 
 
Tudo é mistério a partir da própria iniciativa da ação que se teria dado em sigilo. Mas, como assim? Ação de cassação de mandato e de perda de direitos feita em sigilo? Assunto do mais interesse público para a defesa do patrimônio público e da ética em segredo? 
 
Seria de se indagar se a ação X-9 intentou tramitar à luz da prevenção de escândalos políticos em um país que quase não os tem. Ou tem?

O vazamento da informação, seletivo ou não, direcionado ou não, tangencia o aspecto insondável das estranhas relações entre os poderes da República que o leigo não logra alcançar e principalmente compreender. 

Mas, há de restar o entendimento de que em assunto de tal natureza envolvendo a investidura em um dos principais cargos da nação, os assuntos não podem, em tese, ser desenvolvidos à meia boca e na calada. Ainda que a população no momento posterior às eleições constitua apenas um detalhe de importância relativa, precisa de estar minimamente informada sobre esse tipo de entranha institucional.

Dado, porém, o fato consumado da denúncia, que pode ou não prosperar, é de se perguntar se com uma “capivara” tão extensa e mais essa “novidade” acerca do estadista das Alagoas, o seu nome será mantido como candidato à recondução à presidência da Casa.

A pergunta procede, na medida em que por aqui tudo pode acontecer. Tudo mesmo.


Luiz Saul Pereira  Por: Luiz Saul Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!