sábado, 17 de janeiro de 2015

TRIUNFO NECESSITA FICAR MAIS VERDE









Depois de levantamento realizado pela equipe Opinião, chegou-se a constatar que infelizmente em todo o Município de Triunfo, por incrível que pareça, não existe uma árvore tombada, nem protegida por Lei, apesar de várias proposições relacionadas que foram apresentadas na Câmara de Vereadores durante sessões legislativas nos anos 1980 - igual a outros vegetais da mesma espécie em outros municípios. Toda esse relaxamento e falta de sensibilidade com o meio ambiente, vem contribuindo para o corte eminente sob alegação constate de desabamento, fazendo com que  várias árvores fossem erradicadas na desculpa de estado de emergência, sem nem precisar solicitar autorização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, algumas por estarem inclinadas sobre imóveis comerciais, residenciais e  rede de alta tensão podendo provocar um grave acidente.

As poucas árvores ainda existentes correm risco  de cair porque não recebem tratamento adequado e  estão há muito tomadas por ervas daninhas, não sendo realizada nenhuma manutenção. Daí, ficam doentes e a prefeitura acaba derrubando. Algumas raízes também quebraram canteiros e calçadas por não serem plantadas de forma adequada: falta a canaleta de cimento.Outro fator prejudicial é ausência da obrigatória poda, deixando moradores apreensivos, Defende-se o cadastramento da prefeitura de árvores tombadas e aprovação de Lei Municipal, forçando o Poder Executivo autorizar e declarar patrimônio deixando-as imunes de corte todas as árvores consideradas de preservação, por: localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes. O projeto sugerido na Casa Diocleciano Pereira Lima naquela época,  indicava as áreas que podiam ser trabalhadas na sede e nos distritos de Canaã e Jericó.

Seria importante a participação também de organizações não-governamentais, tipo "Projeto Sabiá" e "Projeto Adessu", defendendo maior cobertura vegetal dos setores urbanos e instalando novas reservas, além de acompanhar a realização dos trabalhos na fixação do Plano de Arborização Urbana de Triunfo. Será necessário esse alerta ao município em geral, visando melhor detalhar a forma de execução do plantio de mudas e  espécies que serão introduzidas nas ruas, travessas e praças da cidade, dentro de um plano ecologicamente correto. No entanto é preciso que o trabalho seja mais específico, principalmente em relação à quantidade de árvores - plantadas sob orientação de competente biólogo, que defenda a necessidade da criação de outros planos que auxiliem também a possibilidade de trabalho com animais silvestres a exemplo dos pássaros e saguis, que são atrativos do Polo Gastronômico e imediações.

12 comentários:

  1. José Marcos da Silva14 de janeiro de 2015 às 09:06

    cadê a secretaria de agricultura do município que não serve para nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas árvores vão morrer todas se não resolverem tirar esse parasitas que se instalaram sobre a folhagem.

      Excluir
  2. MARIA DO SOCORRO SILVA15 de janeiro de 2015 às 09:42

    LAMENTÁVEL TAMANHO DESPREZO COM AS ÁRVORES DA CIDADE. QUE SECRETARIA É ESSA QUE NÃO FUNCIONA? SERÁ POSSÍVEL NÃO ENXERGAREM TANTOS ENXERTOS?

    ResponderExcluir
  3. Se faz necessário preservar o patrimônio cultural dos triunfenses: a sua memória social coletiva e o capital institucional simbólico desta terra, com as suas inúmeras especificidades.

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena conhecer Triunfo, estive recentemente e fiquei impressionada com a beleza da cidade, mas realmente constatei poucas árvores na área urbana e as existentes bastante maltratadas.

    ResponderExcluir
  5. Está abandonada a área mais nobre da cidade, é bagunça em todo lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As anomalias não são combatidas

      Excluir
    2. O MAIOR DESMATAMENTO DOS ÚLTIMOS TEMPOS NAS PROXIMIDADES DA CIDADE ESTÁ SENDO REALIZADO NAS TERRAS DO EX-PREFEITO E MÉDICO EDUARDO MELO, PRÓXIMO AO CAFÉ DO BREJO. ONDE ESTÃO AS AUTORIDADES LOCAIS QUE NÃO ACIONARAM AO IBAMA? ACORDA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE!

      Excluir
  6. A tendência é um aumento significativo de modelos de gestão que levem em conta a felicidade e a qualidade de vida dos habitantes.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente, uma cidade verde é muito mais agradável. Ex: Esta área verde próximo a prefeitura é uns dos locais que eu fico relaxando ao som de vários pássaros, quando estou de ferias nessa cidade linda!!!!.

    ResponderExcluir
  8. Tamar Castilho Campos18 de janeiro de 2015 às 22:31

    Senão vamos cozinhar em breve.

    ResponderExcluir
  9. Isso sem comentar que nas áreas rurais, o desmatamento é uma constante. Arvores como o Tamboril são derrubadas a cada dia para dar espaço a construções,e a outras coisas. Matas ciliares estão sendo destruídas, principalmente as que correm junto aos riachos. Não há uma árvore sequer na área urbana que seja tombada o que seria uma forma de preservar as que já existem. O descaso é total!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!