sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SOCORRO AOS CARETAS, UMA CULTURA SECULAR TRIUNFENSE EM EXTINÇÃO


Os triunfenses, durante todo sua existência, divulgaram e defenderam com unhas e dentes a cultura e perpetuação dos CARETAS, como sendo sua marca registrada, e por mais de cem anos a sociedade triunfense foi fiel às suas raízes, não só exercendo e praticando essa cultura fantástica, como também ensinando aos seus filhos a importância de se manter viva dentro de si esta herança dos nossos antepassados.

Durante muitas décadas, os CARETAS se mantiveram na sua forma mais original possível, ou seja, não exibiam os adereços da atualidade, que os transformaram em CARETAS ESTILIZADOS, produzidos com a finalidade de desfilarem para um público específico, atendendo interesses de políticos e empresas públicas e privadas, descaracterizando e desvirtuando totalmente a finalidade original dos CARETAS.

 
Antigamente, todos os Triunfenses faziam questão de desfilar de CARETAS, trajando fantasias idealizadas na época do surgimento dessa figura secular adorada, não só pelos Triunfenses de verdade, mas também, por todos os turistas do mundo inteiro. Percebemos com o passar dos tempos a substituição das fantasias originais por fantasias estilizadas, confeccionadas com a inserção de muito brilho e fitas coloridas.

Não sou contra o uso dos adereços utilizados na confecção das fantasias atuais, até por que, a combinação de cores e brilho exibida nas fantasias, transformam os desfiles num espetáculo digno de ser visto e transmitido para todo o Brasil sem dever nada a qualquer outro tipo de manifestação cultural.

 
Percebemos todos os anos uma redução significativa no quantitativo de pessoas desfilando de CARETA, e isto se deve ao fato de que, um grupo muito reduzido e seleto de participantes vem recebendo verbas de forma individualizada, deixando os demais participantes excluídos do evento público mais importante para nossa cidade.

PRECISAMOS URGENTEMENTE tomar uma decisão no sentido de coibir esta prática danosa e maléfica, que vem levando a figura dos CARETAS A EXTINÇÃO, fazendo com que toda a sociedade Triunfense volte a sentir orgulho dessa cultura que é só nossa, e retome imediatamente as rédeas do comando da nossa cidade exercendo sua cidadania plena.


LANÇO AQUI UM CONVITE A TODOS OS TRIUNFENSES, aqueles que amam sua cidade e não desejam ver os CARETAS sucumbindo em curto prazo em detrimento da influência de pessoas que só visam se auto-promoverem, não se importando nem um pouco com a existência dos CARETAS.

Este manifesto está sendo encabeçado por um grupo de Triunfenses amantes dos CARETAS, COM O PROPÓSITO de resgatar esta cultura que durante mais de 100 anos vem sendo a marca dos Triunfenses, grupo este, formados pelos Triunfenses, “CARLOS FERRAZ, WALDEMAR FERRAZ JR, JOÃO CORREINHA, ROBERTO VASCONCELOS E MARCOS ANTONIO FLORENTINO LIMA.


Está chegando mais um carnaval e esperamos que este seja diferente dos carnavais de anos passados, onde meia dúzia de CARETAS VÃO ÀS RUAS, para atender interesses particulares de patrocinadores, não dando a mínima para a perpetuação dessa cultura secular que tanto nos enobrece, esquecendo-se do objetivo maior dos desfiles nas ruas, que é mostrar não só para os Triunfenses, mas também para que os turistas possam conhecer a nossa cultura.

Contamos com o apoio e adesão de todos, e pedimos aos triunfenses que postem mensagens em apoio a nossa iniciativa manifestando o desejo de participar efetivamente. Desde já agrademos.



Recife, 25 de Janeiro de 2015
Redator: Marcos Antonio Florentino Lima

3 comentários:

  1. A pertinência da matéria acima publicada nada mais é do que um reforço daquilo que há muito tempo vem se anunciando neste conceituado blog. O objetivo de manter preservadas as tradições culturais da cidade já foi amplamente discutida por diversas vezes mas o que parece é que a inércia, falta de vontade política e de aproveitadores que querem usar a figura dos Caretas como trampolim político é muito mais do que imoral. Infelizmente num país que se divide educação e cultura, como se educação não fosse cultura e cultura não fosse educação lamenta-se profundamente que não somente a tradição dos Caretas no Município está xeque. Os abusos cometidos com a falta de respeito para com a tradição, história do Município já vem de longa data. A Secretaria de Turismo, cultura ou seja lá a pasta que esteja à frente das manifestações populares do Município há muito que estilizam, destroem com a mais genuína tradição no tríduo momesco. Quando se diz qual pasta, sabe-se muito bem que não há secretário que ouse interferir nos desmandos deste gestor e ainda bem sabemos que muitos se aproveitam para contratarem atrações que nada condizem com a realidade triunfense, pernambucana em qualquer que seja a festividade tradicional do calendário. Falta interesse político, falta uma administração que saiba olhar a cultura local como um grande filão para trazer mais turistas que aqui deixam dinheiro criando divisas para o município. Quanto a esta manifestação em defender com afinco a tradição dos caretas e de outras, estou de pleno acordo com o que foi escrito na matéria e comungo do mesmo pensamento para organizar e coibir atos que denigram a cultura local.

    ResponderExcluir
  2. Não vai acabar

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!