domingo, 25 de janeiro de 2015

REPRESENTAÇÕES MUNICIPAIS IGNORAM A FIGURA DOS CARETAS





O tradicional Carnaval do Caretas, que acontece anualmente em Triunfo, localizada na região do Pajeú, deve receber este ano uma reformulação integral na sua estratégia de programa conveniado entre Governo do Estado, Serviço Social do Comércio e Prefeitura Municipal, caso pretenda  manter a frequência satisfatória de público dos municípios e estados vizinhos que costumam prestigiar o evento, mas que vem caindo a cada ano devido a falta de visão administrativa e ausência de sentimento nativista, demonstrado pelos, últimos gestores,  que ignoram completamente a tradicional figura representativa dos mascarados" Carêtas" e "Veinhas" responsáveis maiores pela animação nos dias de reinado do Momo. Na verdade os pseudo-representantes, enxergam apenas se darem bem.

Essas personagens caracterizados com chapéus de palha enfeitados de fitas, vestidos de roupas coloridas, usando tabuletas com dizeres e chocalhos e estalando chicotes de agave  que espoucam diferentes sons, estão sumindo do evento de forma assustadora, devido não existir qualquer interesse da administração pública, associação comercial, educandários locais e, repartições outras , incapazes de emprestar seus apoios para a manutenção das folclóricas "trécas", mas investindo pesado em improvisados blocos que nada têm haver com o título apresentado, ficando visível a intensa contradição e completo descaramento. No ano anterior isso ficou patente, merecendo repúdio popular e artístico aos coniventes algozes que posam de lideranças mas que afundam as peças históricas. 

O passeio dos antigos "Correios"  pelas ladeiras da cidade turística, deu-se  em ridículo  número de participantes, simplesmente pelo financiamento do Sesc e vontade própria do grupo Oàsis do Sertão, que junto aos pouquíssimos que saíram durante as manhãs e tardes carnavalescas não somaram  trinta, o que chega ser um absurdo e também desmoralização total para a denominada "Terra do Careta". Enquanto, membros executivos, legislativos, diretores da ACMT, financiavam e participavam de troças secundárias, não alusivas ao momento festivo,  sem nome e origem  acentuada, contribuindo para desmanchar ainda mais a cultura popular triunfense. Depois, aparecem de público nas entrevistas de televisão, rádios, jornais e revistas, de maneira demagógica exaltando os brincantes por serem na verdade reconhecidos e admirados em outras localidades..

6 comentários:

  1. Antonio Pereira de Souza22 de janeiro de 2015 às 16:05

    Não sei para que colocarem o título de Carnaval dos Caretas, deveria mesmo era ser Carnaval do Bloco do Exército, onde a verba corre frouxa promovendo aquela passeata ilegal mostrando pessoas embriagadas vestidas com uniforme e debochando do glorioso Exército Brasileiro. Onde estão as Forças Armadas que não reprimem tamanha falta de respeito que é respaldada pelo senhor prefeito, desfilando na frente em carro alegórico. Por que não faz o mesmo na apresentação dos tradicionais brincantes? Só em Triunfo essas situações bizarras acontecem e são aplaudidas pela inerte população.

    ResponderExcluir
  2. Compreender o que realmente cultura como educação e educação como cultura parece ser um grande desafio para a Cidade de Triunfo. Embora tenhamos certeza de que esta administração equivocada, com gestores de pastas que apenas cumprem as ordens do grande coronel, a secretaria de turismo e cultura pouco tem de aproximação junto aos órgãos governamentais tanto é que de anos para cá o carnaval foi ficando cada vez mais minguado enquanto os partícipes do governo preferem passar o tríduo momesco em praias, nas grandes metrópoles, aliás, quem é que avista qualquer um desses compactuantes em quaisquer que sejam as festas desastradas que andam acontecendo. É o apagão da cultura triunfense e a constatação cruel das tradições sofrendo além de influências bizarras, a extinção da verdadeira cultura popular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Juliana Viana Marques Soares2 de fevereiro de 2015 às 08:25

      Realmente Carlinhos se não tiver caretas não tem carnaval é uma pena que essa tradição esteja ameaçada

      Excluir
  3. Adalberto Pereira Lima26 de janeiro de 2015 às 09:42

    O turismo, planejado com responsabilidade, traz benefícios para o país e para a sua gente. A administração dessa cidade , infelizmente , não valoriza o potencial turístico que possui e nega-se transformar r esses pontos em desenvolvimento para Triunfo, renda e trabalho para os seus munícipes.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!