sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

PRECISA SER CRIADO O CONSELHO DE DIREITOS URBANOS











Reiteramos sempre em conversa entre triunfenses, onde chegou-se à conclusão que deve-se formar um grupo de Direitos Urbanos com representantes da sociedade civil local para entregar ao presidente  da Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco ( Fundarpe) e ao Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional, do Governo Federal pedido de tombamento das instalações  da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, situada na Praça 15 de Novembro, Bairro Centro e do Convento São Boaventura, localizada na Avenida Frei Fernando, Bairro da Liberdade. As solicitações devem ser feitas ao Estado de Pernambuco, uma vez ser tombada pelo Patrimônio Municipal através da Lei de autoria do vereador Carlos Ferraz em 1988.

A referida reivindicação sugere refletir a preocupação do grupo com a expansão urbana e o temor sobre mais descaracterizações da arquitetura que a cidade vem sofrendo há muito tempo sem a devida providência das pseudo-autoridades locais que se revezam ao longo desses anos. Explicar que nunca foram contrários à instalação de outros empreendimentos, nada disso, apenas acham por questão de lógica que é preciso melhorar os padrões urbanísticos de Triunfo sem destruir os prédios que fazem parte de sua história. Não se pode é continuar convivendo com retrato cruel dessa realidade.

O texto descrito ressaltar a proposta que deve ser entregue a esses órgãos públicos da importância sobre a preservação da área, para evitar que o Centro Histórico vire um aglomerado de imóveis sem qualquer valor cultural, além de fazer o pedido formal documentado de tombamento, o grupo deve solicitar audiência para tentar explicar melhor o projeto em andamento definido pela comunidade organizada, visando expandir outros pontos citados tradicionais e dignos de manutenção. Antes porém, devem ser convocados todos os atuais representantes ou proprietários dos imóveis apontados como merecedores de destaque especial.

5 comentários:

  1. Oportuna a ideia do Carlos! Sugerimos partir para a ação, convocando alguns (10 no mínimo) dos triunfenses sensíveis ao pleito, residentes em Recife e ou em Triunfo, para uma conversa preliminar, com local e data definida. A partir dai estabelecer metas e prazos. Incluir entre o grupo inicial representantes da prefeitura, câmara e SESC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria do Carmo Barbosa7 de janeiro de 2015 às 08:53

      Concordo com o senhor Antonio Timóteo em relação à maravilhosa sugestão do editor Carlos Ferraz, reconheço que algo precisa ser feito o quanto antes para poder salvar o que ainda resta do patrimônio histórico triunfense.

      Excluir
    2. Dou nota mil para o trabalho eficiente desempenhado pelo blog.Que em 2015 continue mantendo a mesma linhagem equilibrada.

      Excluir
  2. Tenho nos meus acessos diários constatado que este jornal faz um verdadeiro ensaio histórico relacionado a Triunfo, remontando as posições de passado, presente e futuro, influenciando debates proveitosos.

    ResponderExcluir
  3. TRIUNFO É UMA VITRINE DA REGIÃO DO PAJEÚ

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!