domingo, 25 de janeiro de 2015

PRECISA EDUCAÇÃO PARA MUDAR ATITUDES



Entende-se que atitudes como depositar o lixo na lixeira podem contribuir para o bem-estar do planeta, mas, nem todo mundo consegue ter a dimensão desse ato tão simples. Apresenta-se como grandes dificuldades para o desenvolvimento sustentável a mudança de comportamento das pessoas de modo a levar em conta a preservação ambiental. Para enfrentar esse grande desafio, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio- Ambiente deveria articular uma campanha em defesa de projetos capazes de manterem os canais mais limpos com a participação integral das secretarias de Educação, Obras, Saúde e Administração, entre outras.Poderiam utilizar a princípio um folheto a ser distribuído para os moradores, uma forma  interessante de intervir na comunidade









O projeto visa realizar a limpeza dos  canais, riachos, córregos,  existentes na área urbana e periferia,, sensibilizando a população para conservar esses detectados pontos na cidade e nos distritos de Canaã e Jericó. Importante para isso, envolver professores, alunos, agentes de saúde para conversarem com moradores das proximidades desses problemáticos setores, visando efetuarem a limpeza conjunta e evitarem proporcionar a intensa sujeira apresentada naqueles trechos,  que terminam  escorrendo dejetos e detritos para as bacias hídricas  locais: poços, lagoas, açudes, lagos, barragens, com a chegada das chuvas, provocando enchentes nas residências e poluição das diferentes áreas. Ações articuladas e integradas como essa, poderão fazer parte de um  plano mais amplo e orientador para limpeza da cidade, envolvendo diversos seguimentos públicos, como setoriais da educação, saúde, infra-estrutura, ação social e outras instituições, além da iniciativa privada e representações da sociedade civil organizada.

15 comentários:

  1. A educação é a base de tudo, não resta dúvida! O que se pode observar acerca da matéria acima publicada é a falta de iniciativa por parte do poder público que além de não educar, de não promover debates, fóruns, iniciativas de conscientização, ainda faz o trabalho ao contrário quando permite e ainda colabora com a degradação do meio ambiente, com o lixo acumulado nas ruas. Total desrespeito aos munícipes.
    Sabe-se que estamos no caminho de outras eleições para o executivo e para o legislativo e já começam as articulações desta gestão para lançar um nome que não será surpresa para ninguém. Querem o continuísmo, gente que passou pela gestão, que fez parte desta gestão e se camufla mas o povo não é bobo! Vereadores que estão aí, aprovam na base da chibata um aumento da conta de iluminação pública que é ineficiente e que com certeza será ainda mais pois um consórcio com apenas um caminhão e dois funcionários vão fazer o serviço de Triunfo, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e Calumbi. Temos um imóvel alugado para o SAMU há mais de um ano sem que haja funcionamento. A ambulância se encontra parada no páteo do hospital e a casa alugada com seus pagamentos feitos mensalmente não tem um equipamento sequer, somente poeira. Dinheiro público mais uma vez escorrendo diante dos olhos de todos. Ou enfrentamos e expurgamos estes inúteis obstinados pelo poder para usufruírem de regalias e tramoias ou estaremos fadados a acabar como uma cidade fantasma porque sem gestão já estamos. O que temos é autoritarismo, abuso de autoridade e diversas ações civis públicas tramitando na justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A população ainda sabe-se muito pouco sobre alguns elementos desonestos que despontam como prováveis candidatos das próxima eleições, mesmo possuindo uma trajetória suja de vida, mas surgirão oportunidades até o momento eleitoral para que se mostre evidências. A medida que esse drama vai ficando sem segredos, é certo que essas pragas que se acham intocáveis e blindadas, serão excluídas da mão pesada da Justiça, que existe para que a verdade apareça.Muita água vai rolar cheia de lama e ladrões não sairão ilesos dos seus crimes.

      Excluir
  2. Hoje, bem cedo, um cidadão me procurou dizendo que foi a Unidade Mista Felinto Wanderley e que lá recebeu a notícia que se quisesse fazer um curativo, teria ele que comprar esparadrapos e gases pois não existia no hospital, pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível que com a nova gestão que ora se inicia, tais comportamentos continuem.

      Excluir
    2. DESORDEM NÃO SE COLOCA NA CONTA DO GOVERNO. É RESPONSABILIDADE DE QUEM USUFRUI.NADA SE JUSTIFICA A FALTA DE RESPEITO E EDUCAÇÃO POR PARTE DOS USUÁRIOS

      Excluir
    3. Educação não dá voto....

      Excluir
    4. Me faz reportar ao tempo de criança, quando passei pela emoção de assistir a um determinado filme mais uma vez, na esperança de que o herói teria outra reação e escaparia das mãos dos bandidos. Pura ilusão, pois o filme era o mesmo, nada mudou no roteiro e nada aconteceu diferente. O que foi dito pelo senhor prefeito quando candidatou-se pela primeira vez, alegando que iria mudar tudo de errado para emocionar a plateía continuará acontecendo e comovendo o público, que se divide entre confiantes e desconfiados diante da triste reprise que aponta ele inclinado a apoiar pessoas que taxava para todo lado de desonestos e safados. Na conversa dele ninguém pode confiar.

      Excluir
  3. A POPULAÇÃO É A MAIOR PREJUDICADA. AINDA BEM QUE EXISTEM PESSOAS COMO DR. TERTO NESTE BLOG PARA FAZER ALGUMA DEFESA DA POPULAÇÃO QUE NÃO SE EMENDA NUNCA.

    ResponderExcluir
  4. a injustiça se torna maior quando se sabe que muitos que usaram as verbas na administração de maninho pra se promover e cobrir as dívidas com os shows fantasmas podem ser candidatos e receberem o aval da quadrilha da prefeitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisamos que providências sejam tomadas urgentes

      Excluir
  5. É incrivel como nessa cidade um grande número de pessoas inúteis compõem a máquina pública com a finalidade única de sangrar os cofres do erário, destruindo cada vez mais o patrimônio do município.

    ResponderExcluir
  6. SENHOR ADVOGADO WILLIAMS TERTO CARNEIRO, O SENHOR É UM EXEMPLO PARA NOSSOS HOMENS, COMO DEFENSOR DAS COISAS DA TERRA.

    ResponderExcluir
  7. José Válter de Souza20 de janeiro de 2015 às 12:28

    Assim caminha a nossa democracia torta. Mudaremos um dia? Depende da indignação popular.

    ResponderExcluir
  8. Aí que saudade dai, desse lago que nadei quando criança.

    ResponderExcluir
  9. Vera Lúcia Alves Rodrigues20 de janeiro de 2015 às 13:03

    Linda minha terra adorada!!! muita saudades...

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!