sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

É POR ISSO QUE EU NÃO ENTENDO DE ECONOMIA - POR LUIZ SAUL

 
Bom, se eu entendesse de economia iria falar de gasolina, diesel, etanol, coisas assim.
Acontece que o preço internacional do barril do petróleo está beirando os US$45, depois de haver alcançado um teto de US$115. Sendo assim, não há que se cogitar a exploração do pré-sal pelo singelo motivo de que a operação se afigura economicamente inviável, pois não? Por isso mesmo, o assunto desbotou na agenda ufanista dos encastelados. 

Mas, aí, com a pulverização do preço do óleo bruto, o valor do litro da gasolina não pode ser modificado senão pra baixo, uma vez que agora consumimos um dos mais caros combustíveis do planeta, ainda que a commodities tenha valor de banana. Por conta disso, a Petrobrás se encontra em processo de recapitalização intensa e merecida.

Abstraído o aspecto da batalha patrocinada pelos produtores, tem-se que, com o aviltamento do preço, países como a Venezuela – já falida – afundou ainda mais no fundo do seu poço, já abandonada por Cuba, nos novos braços americanos, e não dispõe de verba para importar sequer papel higiênico.

Por aqui, havendo a necessidade do reforço do Caixa, mas não havendo condições para majorar o preço da gasolina, vamos de aumento do preço da CIDE, que é a “contribuição” que pagamos a cada vez que aceleramos o nosso carrinho.

É por isso que eu...

Luiz Saul Pereira   Por: Luiz Saul Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!