domingo, 25 de janeiro de 2015

COLÉGIO STELLA MARIS 76 ANOS DE HISTÓRIA E MUITAS RECORDAÇÕES

HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO


No ano de 1221, os primeiros Frades Menores, enviados por São Francisco, transpuseram os Alpes. Um grupo deles fixou-se em Augsburg e fundou aí uma casa que recebeu o nome de "Casa dos Descalços" onde, com o místico Frei Davi, iniciou-se uma primavera franciscana, que atraiu também as duas filhas de uma família burguesa que residiam nas proximidades da casa dos franciscanos.

No ano de 1258, considerado ano da fundação, aquelas senhoritas começaram, "com grande zelo", a Vida Religiosa, na sua própria casa, chamada Casa da Estrela, pois na sua fachada, havia um escudo com uma estrela. (foto do escudo) Essa ESTRELA, "as comunidades nascentes adotaram como luzeiro, através dos séculos." Receberam o nome de "Comunidade da Estrela" e optaram por servir a Deus, em espírito de oração e contemplação, e sob a orientação dos "Irmãos Descalços", seguindo a Regra da Ordem Franciscana Regular, aperfeiçoada em 1289, pelo Papa Nicolau IV e traduzida para o alemão, pelos "Irmãos Descalços". Em época de grande aflição, em consequência da Reforma Protestante, a Comunidade da Estrela recorreu à proteção de Nossa Senhora, e o nome MARIA passou a fazer parte do nome da Congregação e do nome de cada Irmã. A Comunidade da Estrela, que passou a chamar-se Congregação Franciscana de Maria Stern (na Alemanha) e de Maristella (no Brasil), tem sua Sede Geral em Augsburg, no mesmo local da origem. Assumiu, durante 600 anos, a sua missão a serviço do Reino, através de uma vida contemplativa, embora estivesse sempre aberta para qualquer acolhida, conforme as necessidades e exigências de cada época. Só em meados do século XIX, as Irmãs se espalharam pela Baviera (Sul da Alemanha), para atender às necessidades, sobretudo de jovens e crianças, frutos dos sofrimentos causados por tantas guerras.






Em 1937, diante da opressão sofrida em consequência do domínio de Hitler, muitas Irmãs tiveram que deixar sua missão nas escolas, creches e internatos. Mas elas sabiam que havia muitas crianças abandonadas pelo mundo afora. Assim, a Madre Geral da época, M. Josefine Lederer, procurou para suas Irmãs, um trabalho especificamente missionário. A Divina Providência mostrou logo o novo campo de missão: o Brasil; usando como instrumento o Abade Dom Bonifácio Jansen, do Mosteiro de São Bento – Olinda- PE, apontou a direção. Assim, sob o signo da Cruz Missionária que receberam do Bispo de Augsburg e na força da Cruz de Cristo, partiram as primeiras Irmãs missionárias da Estrela, cheias de alegria, coragem e forte espírito de sacrifício, para anunciar o amor de Cristo na longínqua Terra da Santa Cruz. O 1º grupo em 1938 e mais dois grupos em 1939; as Irmãs foram distribuídas em três lugares, por ordem de chegada ao Brasil: Timbaúba (zona da Mata), Triunfo (Sertão), Limoeiro (Agreste), no Estado de Pernambuco. Formaram-se assim no Brasil, as três colunas a partir das quais, as Irmãs se espalharam anos depois, pelo Nordeste e Norte do país, exercendo a sua missão e já contando com Irmãs brasileiras.















19 comentários:

  1. Sonia Florentino Lima19 de janeiro de 2015 às 09:32

    Parabens Carlos excelente postagem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente uma pessoa inteligente, sensível e detentora do grande amor que tem por sua cidade, Carlos Ferraz, é capaz de retratar na íntegra o que significou o Colégio Stella Maris para todo o Interior de Pernambuco e alguns estados vizinhos.

      Excluir
  2. bons tempos aqueles que o colégio Stela Maris era comandado pelas freiras

    ResponderExcluir
  3. Muitas recordações, só lembranças boas.

    ResponderExcluir
  4. Excelente reportagem, excelentes fotos.

    ResponderExcluir
  5. Ana Mary Barbosa Accioli20 de janeiro de 2015 às 12:48

    Adorei esta matéria Carlinhos! Adorei rever meu colégio querido!

    ResponderExcluir
  6. Hiram De Castilho Campos20 de janeiro de 2015 às 12:52

    Grandiosas benfeitoras de Triunfo! Respeitosas educadoras

    ResponderExcluir
  7. Meu grande respeito a todas as freiras que moravam em Triunfo.

    ResponderExcluir
  8. Cleanto Martins Tangará20 de janeiro de 2015 às 12:54

    O melhor colégio que estudei tinha ordem e disciplina(saudades Madre Rafaela e madre Alquina)

    ResponderExcluir
  9. Só tenho a agradecer ao Colégio Stella Maris, pelos ensinamentos que me foram proporcionados,como também a minha filha Rayssa !

    ResponderExcluir
  10. Minha irmã, fazia parte , seu nome era Irmã Assunta Gondim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha época, Madre Assunta era auxiliar de Madre Gamalberta na sala de Trabalhos Manuais.

      Excluir
  11. Maria Graciete Alves Cavalcanti21 de janeiro de 2015 às 22:53

    Eu agradeço a Deus por ter estudado no Stella Maris, colégio que foi considerado o melhor do estado de Pernambuco. Guardo grandes lembranças.

    ResponderExcluir
  12. Katia Jussara Barros Calixtro9 de fevereiro de 2015 às 20:01

    Saudades!!!

    ResponderExcluir
  13. Saudades e boas recordações.
    Parabéns amigo Carlos Ferraz pela bela reportagem.

    ResponderExcluir
  14. Carlos, essa postagem é histórica. Mostra os tempos áureos do Stella Maris, que ficaram em nossas lembranças. Infelizmente nem mesmo o prédio foi preservado. Em dezembro fui fazer uma visita (apenas à parte externa) e fique muito triste com a situação do prédio e dos jardins, em total abandono, o mato invadindo tudo. Senti uma tristeza muito grande, agora consolada por sua linda postagem.

    ResponderExcluir

  15. Me emociono vendo essa reportagem sobre o Colégio Stella Maris. Me hospedei aí em 1969 em uma viagem de trabalho que fiz ao interior de Pernambuco. É uma lembrança e imagem recorrente em meus pensamentos durante esses últimos 48 anos! Inesquecíveis os três dias e duas noites que passei ali hospedado com mais três colegas de trabalho. Na ocasião era a única hospedaria "vip" de Triunfo - muito iluminada do Alto, graças a Deus, qualquer outro lugar passaria despercebido, Vida longa para a irmãs e a instituição. Nunca perdi a esperança de um dia voltar a rever esse pátio.

    ResponderExcluir
  16. Colégio Stella Maris primeiro colégio que estudei filha de Triunfo família Campos vou todos os anos Na Caravana da Saudade e chego a ir no colégio grandes recordações a capela do Colégio fiz minha primeira comunhão e crisma

    ResponderExcluir
  17. Na minha infância visitava o Stella Maris, acompanhada de minhá mãe uma ex aluna deste grandioso colégio. Hoje ela sente
    Saudades desta época. E sempre que volto ao sertão da Paraíba volto a Triunfo PE.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!