quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CAI A MÁSCARA, MAS SEGUE O BAL MASQUÉ ... POR LUIZ SAUL



Revisitando a soberba falação do senador Humberto Costa (PT-PE), em novembro, começo a pensar que o meu hobby e de tantos outros de escrever pode estar com os dias contados. Falar sobre as mazelas, eu sei que é a prática da inútil palavra, mas também um exercício pessoal de tentativa compreensão do cenário da inconsequência estabelecida. É uma responsabilidade interna sem vaidade ou busca de outro resultado.

Pois, no referido pronunciamento, o senador Humberto intenta liderar cruzada pela “regulação” da mídia e das redes sociais. Nada tão Al Qaeda! Nada tão ISIS!... Cai a máscara, mas segue o bal masqué da intolerância caminhando para sufocar a fala e a letra. Menos mal que o pensamento segue sendo propriedade individual.

A fala do senador não é um caso episódico do calor de um plenário de debates teatrais, vazios e tantas vezes inconsequentes. A intenção da asfixia constitui entropia grosseira e crescente abrigada nos temores do Governo e na ansiedade de se dispensar de ouvir outra voz que não a própria. Enquanto tola e restrita a citações de terceiros e troca de receitas, a rede social não incomodou. A inimizade com esse meio assomou apenas quando, no período eleitoral, a rede assumiu um caráter decisivo na formação de opiniões. Transformou-se então em arcanjo decaído a ser combatido sem trégua pelos donos do Poder.

Apesar de uma ou outra escaramuça contrária, não percebo reação à altura e capaz de eliminar na origem a ideia de sufocar a opinião e a palavra. Dentre tantos valores da democracia a livre expressão é a melhor garantia da higidez mental e o convencimento mínimo de estar vivo e participante, ainda que incapaz de modificar as coisas. Mas, o livre pensar é o alimento indispensável da inteligência cidadã.

Por tudo isso a revisita ao infeliz mas consolidado conceito de cassação do senador é assustador.



Por: Luiz Saul Pereira

2 comentários:

  1. Ainda sabemos muito pouco sobre a catástrofe que se abateu na Petrobras, pois até agora só temos conhecimento de uma pequena amostra de evidências. Mas, à medida que esse drama vai ficando sem segredos, é certo que autoridades que se acham intocáveis e blindadas, citadas na operação Lava Jato, não serão excluídas da mão pesada da Justiça, que existe para que a verdade apareça.

    ResponderExcluir
  2. A INJUSTIÇA SE TORNA MAIOR SABEMOS QUE MUITOS USAM A VERBA PARA PROMOVER SUAS ELEIÇÕES COMO ESSE PILANTRA DO HUMBERTO COSTA, REPRESENTANTE DE UMA DAS ALAS DESSA QUADRILHA PETISTA EM PERNAMBUCO.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!