domingo, 25 de janeiro de 2015

AGRICULTURA NECESSITANDO DE PROGRAMAÇÃO ABRANGENTE





Tem se constatado ao longo dos anos que a atuação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente é simplesmente um órgão público figurativo e pouco ou quase nada tem contribuído para a construção de políticas públicas em Triunfo, quando deveria haver empenho na capacitação de convivência no semi-árido, incentivado pelo Governo de Pernambuco em reconhecimento ao trabalho eficiente em defesa do Meio-Ambiente realizado por órgãos não governamentais tipo o Centro Sabiá e Centro Adessu.




A segurança alimentar é um conceito que vem trazer novas exigências. É preciso também haver empenho na fiscalização dos plantios e feiras livres garantindo que os alimentos que serão consumidos pelos  habitantes e visitantes triunfenses sejam integralmente saudáveis, coisa que depende dos sistema de atuação do órgão relacionado, uma vez haver várias denúncias antigas e atuais de abuso na utilização de agrotóxicos.

Existe hoje na agricultura  agroflorestal a  exigência primordial que  a segurança alimentar se impõe a partir da ausência integral de agroquímicos e de um tipo de relacionamento com a terra que eleva a sua fertilidade e preserva os recursos naturais, garantindo a sustentabilidade necessária.O sistema adotado diminui os custos e aumenta o volume da produção agrícola, ampliando a oferta de produtos sadios à população.

Necessita-se ainda a comercialização sem intermediários, feita diretamente pelo produtor, influenciando na redução dos custos e garantindo ao comprador produtos diferenciados, de melhor qualidade . Essa proposta  foi lançada na Câmara de Vereadores, em passado recente, sugerindo a Central de Abastecimento ou Mini-Ceasa, que foi construída na gestão do prefeito Eduardo Melo com recursos adquiridos junto ao  Governo Federal, mas jamais chegando a funcionar, sendo na gestão posterior destruído e o material doado a seguidores políticos.

4 comentários:

  1. O Centro Sabiá é uma referência no trabalho da agroecologia, tanto pela contribuição técnica, como no sentido de ajudar de forma incisiva no desenvolvimento de políticas públicas para o setor rural.Também é importante lembrar da significativa participação do Centro Sabiá na Articulação do Semi-árido Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito oportuna a matéria relacionada à agricultura municipal, na verdade esse jornal tem contribuído decisivamente na melhoria de vida dos triunfenses urbanos e rurais. Agora com a intensa dimensão na área de atuação poderá consolidar ainda mais o seu trabalho, já que tem propostas semelhantes de mudança e desenvolvimento para todos os níveis locais. Parabéns!

      Excluir
  2. Sebastião Pereira Lima22 de janeiro de 2015 às 06:40

    Antes de o Centro Sabiá atuar na nossa região, os agricultores não tinha organização, trabalhavam de maneira errada e não sabiam preservar o meio ambiente. Hoje, posso dizer que nossa vida melhorou bastante e as perspectivas para o futuro são positivas.

    ResponderExcluir
  3. Além, de ser fundamental no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, a Secretaria Municipal da Agricultura poderia contribuir para que a população tivesse uma vida saudável, exigindo a produção de alimentos sem agrotóxicos. Desconheço qualquer trabalho realizado pelos ocupantes dessa Pasta e nem acredito no seu potencial favorável ao crescimento para ampliar ainda mais as fronteiras da agroecologia em Triunfo, funciona somente para acomodação política de ex-adversários ferrenhos defenestrados antes mas que retornaram numa boa.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!