terça-feira, 30 de setembro de 2014

PREJUDICIAL AUSÊNCIA DOS MÉDICOS PLANTONISTAS

 

Faz muito tempo que a sabedoria popular aponta sem receio de errar, que: " quem tem saúde, tem tudo". Essa é a mais pura verdade, o povo tem razão total no seu estilo simples de repassar o que deve ser primeira necessidade em sua relação prioritária na escalação de valores. E nada como uma linha de ação responsável chegando para estimular a atuação dos gestores no cuidar da saúde física e mental, prevenir doenças e se comprometer com o tratamento daqueles males já instalados. Afinal, o que não tem cura, muitas vezes tem tratamento. Pelo menos assim nos mostravam aqueles representantes que no século 20  fizeram da saúde a grande plataforma para se distinguir administrações públicas.
Antigamente a Unidade Mista de Saúde Felinto Wanderley,  era referência na Região do Pajeú nos serviços de saúde, mesmo dispondo de uma equipe limitada, porém eficiente e comprometida, mantida na chefia o saudoso triunfense, médico Dr. Artur Leal Diniz, experiente nas  diversas especialidades e dono de reconhecida inteligência.O mesmo costumava oferecer  elevado padrão profissional, acertando quase tudo em termos de diagnósticos, apesar da precariedade da época. Em relação à sua atuação, orientava sempre pacientes portadores das mais diversas patologias, fazerem  providenciais exames clínicos e orientava o quanto antes, necessário acompanhamento de colegas na Capital do Estado.
No momento atual, são constantes as críticas de habitantes das mais diferentes classes sociais,  relacionadas à frequente ausência dos médicos  plantonistas durante seguidos dias da semana, revoltando a todos que necessitam de atendimento. Esse é um quadro típico de atraso, do qual se pode tirar a mais grave de todas as lições: ele nos faz ver um Município que ainda não foi capaz de superar graves deformações estruturais, reproduzindo o que há de pior na expressão de primeiros socorros e desenhando um futuro sombrio para essa geração vitimada pela incompetência  e burocracia. Essa falta de profissionais  realmente incomoda e expõe a cidade turística que igual a outros municípios, adotam essas atitudes primitivas.
Com frequência são documentadas demonstrações de que a saúde padece em todo o País devido uma absoluta falta de sintonia com sua natureza salvadora e ação transformadora. Por isso, seja qual for a razão arguida pelo poder público local ,é totalmente inaceitável. Daí tira-se uma lição para os próximos anos e os personagens que se apresentam para ocupar os postos de mando em Triunfo; estarão os candidatos conscientes de que precisamos nos superar na matéria de saúde ou, então, sucumbir à reprodução do atraso? Mais: que  resposta trazem para desacertos dessa ordem e qual o grau de sintonia que podem mostrar com esse segmento que dispensa exaltações, o médico, pela razão óbvia de que dele depende a formação da vida?

BASE IMPORTANTE PARA MANTER QUALIDADE DE VIDA

O município de Triunfo necessita o quanto antes investir pesado para mostrar avanços e  procurar crescer mais com novo modelo de gestão, utilizando: planejamento, metas estabelecidas, participação popular e transparência - é o que hoje vários outras localidades estão executando em favor das suas populações. Precisa-se adotar pilares de sustentação com democracia de alta intensidade, economia para o desenvolvimento sustentável, abraçando dois pontos básicos: Saúde e Educação, para inovar políticas sociais, cultura e qualidade de vida com segurança. Envolta a administração  nessas bases, diversas ações podem  ser destacadas na distintas e importantes áreas de atuação:

 



Na saúde, ao invés de adotarem o sistema arcaico que resulta nos conhecidos dividendos nos períodos eleitorais  triunfenses, capazes de eleger dezenas de políticos sem qualquer compromisso verdadeiro com o município e seus habitantes, apenas focando investimentos no tratamento das doenças, quando já estão instaladas - facilita assim o controle pessoal e a submissão familiar - tem-se que dar valor também à intensa promoção da saúde  prevenção das doenças. Com toda certeza, isso tem a ver com a qualidade de vida, com orientação à alimentação, com atividades de lazer, com a prática de esportes, e até com a melhoria da mobilidade na cidade, diminuindo o tempo que as pessoas gastam de suas vidas se locomovendo todos os dias de casa para o trabalho e vice-versa.


Na educação, não esquecer o investimento determinado na frequência dos educandários públicos ou privados, uma vez ser o benéfico setor um instrumento fundamental para transformar um lugar, seja tirando as pessoas da pobreza, qualificando a mão de obra ou preparando os jovens para o mercado de trabalho, fatores não muito apreciados pelos pseudo representantes locais. As ferramentas já existentes devem ser aprimoradas e modernizadas, com bibliotecas, laboratórios e a inclusão das novas tecnologias para as diversas classes sociais. Deve-se integrar ao máximo os alunos e professores com a cultura, visando obter resultados satisfatórios para toda a comunidade. São dois pontos básicos que devem estar em completa sintonia. Triunfo tem jeito, é só querer....

OUTRA ATRAÇÃO TURISTICA DE TRIUNFO - MUSEU DO AUTOMÓVEL



UM SONHO DE CRIANÇA

Para conhecimento de todos, descobri uma história de criança. O Museu do Automóvel que tem como proprietário os senhores Dr. Cristovão Jackson e Junior de Natal, dono dos veículos. Quando você chega no local , lógico, tem a beleza dos carros, porém algo chama a atenção, um mural, com algumas expressões mais ou menos assim, "os meus primeiros carros" quando você observa, Junior pôs uma foto de infância e algumas tampas de panela, "foram os meus primeiros carros". Não é apenas um museu, é um sonho de criança.

REVITALIZAR O COMPLEXO DE MUSEUS COM NOVOS ESPAÇOS







O Complexo de Museus da Cidade de Triunfo ( Cidade, Sacro, Cangaço,Engenho), localizado na Praça Monsenhor Eliseu Leal Diniz,  Centro, no prédio da antiga Escola Barbosa Lima (desativada no Governo Arraes devido ao insuficiente número de alunos matriculados, depois das várias tentativas sem sucesso de mantê-la funcionando) pode ser inovado e expandido utilizando as outras espaçosas salas - sem a necessária ocupação -inclusive podendo ficar abrigando o tão desejado arquivo municipal.

Segundo fonte segura colhida de influentes componentes da gestão executiva que garantem que essa ideia vem  sendo discutida cautelosamente em ocasiões de análises com o prefeito Luciano Fernando de Souza, que poderia muito bem receber orientação técnica do gabaritado arquiteto e urbanista Rochael Melo (Rochinha). Devendo ainda incorporar setores temáticos, tais como: Colégio Stella Maris, Sucam, Escola Barbosa Lima, Esportes,Banda Isaias Lima, entre outros.

É público e notório que o museu está há muito tempo superlotado para o pequeno espaço e necessita o quanto antes crescer.

Além disso com o projeto de um arquivo público na área vê-se oportunidade de criar um grande equipamento de memória municipal, que não trata-se de mais sonho dos verdadeiros triunfenses, mas um desafio que pode beneficiar a frequência de moradores, visitantes e turistas, jamais respaldado por administradores anteriores e recentes.

Vários dos executivos se deram o trabalho de fazer visita rápida ao local nas suas gestões - demonstrando completo desinteresse  pela divulgação da história e avanço dos equipamentos no turismo. Não pode-se perder de vista o cuidado na preservação  das relíquias que estão sem qualquer cadastro nas mãos descompromissados de particulares. Essas podem  depois de responsável convencimento fazer parte desse acervo do complexo.

TODO AGITO DAS "MAQUINAS" E DOS "MOTOCICLISTAS" QUE PRESTIGIARAM A X TRIUNFO MOTO FEST

 











CURIOSIDADE DO BLOG: TRIUNFO TODA SUA RIQUEZA DA NATUREZA EM PEDRAS











Você Sabia?
Triunfo PE é única cidade do Brasil, quem tem mais de 90 por cento da área rural pavimentada com pedra bruta. Confira e contemple!


Por: Herculano Jr.- Guia Turístico

CARLOS FERRAZ TRICOLOR POR UM DIA



SONHO DO MERCADO PÚBLICO QUANDO SERÁ REALIZADO?



 

Quem costuma visitar o Mercado Público com relativa frequência sabe muito bem os problemas que encontra  normalmente e  como são enfrentados pelos comerciantes todos os dias de feira (quartas-feira e sábados). São estruturas precárias visíveis, como: acúmulo de lixo,  falta de higiene, ameaça de doenças , ausência de qualquer tipo de segurança, motivos que afastam a clientela,  trazendo dor de cabeça para quem depende do comércio para sobreviver com dignidade.
Esse antigo Açougue Municipal foi transformado em mercado ainda na gestão do governador Miguel Arraes, quando encontrou-se irresponsavelmente destruído - servindo como depósito do lixo recolhido nas ruas  a espera do respectivo caminhão - quando jamais deveria ter  sido aquela admirável estrutura física destruída, mas providenciado o soerguimento do andar superior, que a base  suportaria com facilidade, assim mantendo outro prédio histórico de arquitetura  destacada, construído nos meados dos anos 1950.
Depois da inauguração, iniciou-se  o funcionamento com  parte reservada à venda de carne diversas, porém existindo boxes destinados para exposição e negociação de: frutas, verduras, produtos  da cana-de-açúcar, artesanato, bebidas, comidas típicas, laticínios, lanches, ração animal, miudezas, confecções, gêneros alimentícios e outros, conforme combinado e definido  antes.  No entanto passaram a surgir queixas da sujeira acumulada no entorno e  proprietários reclamando da diminuição das vendas por causa do enorme mau cheiro, resultando na dispersão de muitos locatários.
Outras pendências estavam relacionadas à falta de espaço adequado para comercialização de alimentos perecíveis: carnes, peixes e crustáceos eram vendidos  e continuam ainda ao ar livre, sem refrigeração, oferecendo risco à saúde pública sem a devida preocupação e fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde, através do órgão subordinado, a Vigilância Sanitária. Na verdade aquele espaço não apresenta qualquer condição de funcionamento .Espera-se adaptação á época atual, investindo em frezes.
Todos prefeitos que entraram fizeram promessas, mas tudo continua na mesma ou pior, devido faltar compromisso verdadeiro que deve haver no gestor responsável, ou seja, defender a população com firmeza nas diferentes áreas;  acontece que as reformas superficiais executadas foram completamente improvisadas, sem necessária programação, visando somente abocanharem parte das verbas obtidas junto as esferas superiores ( federais e estaduais).
O sentimento geral é de abandono prédio é detentor de precariedade em todos setores:  limpeza dos banheiros , conservação do piso,  lavagem dos azulejos, manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, conserto do telhado. Em dia de chuva o transtorno é maior, tem parte que o acesso fica inviável, trazendo prejuízos. Nunca houve preocupação de conservar  o ambiente, mas. existe um projeto em fase de licitação para ser construído no transcorrer do ano, que motivou concorrida audiência pública na Câmara de Vereadores, quando também foi discutido a construção urgente do novo matadouro...

O SONHO


Há um ano, (11/09/2013) foi anunciado pelo Prefeito de Triunfo. Dr. Luciano Bonfim e equipe  a Requalificação do Mercado Público de Triunfo, vejamos:

COMEÇA O TRABALHO DE REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO E DA FEIRA DE TRIUNFO

"Transformar o Mercado Público e a feira de Triunfo em espaços com maior organização, melhor estrutura e serviços é o principal objetivo da parceria firmada entre a Prefeitura e o Sebrae regional Serra Talhada. O pré-projeto foi apresentado, na manhã desta quarta-feira, 11, em reunião com o prefeito Luciano Bonfim, o Secretário de Turismo, Evanildo Fonseca, o Diretor de Turismo Thomas Malaquias, e a diretora do Sebrae Denise Vasconcelos."...

Sebrae entrega o Projeto de Reforma do Mercado Público de Triunfo e prefeito assina autorização para licitação da obra.






NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!