segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

TRADICIONAL FESTA DO MORRO DA CONCEIÇÃO EM RECIFE - 08 DE DEZEMBRO





O último dia da Festa do Morro da Conceição, nesta segunda-feira (8). Quem vai participar do dia de encerramento das festividades poderá participar das celebrações a partir da 0h da segunda. A cada duas horas haverá programação no palco montado em frente à igreja, na Praça do Morro da Conceição, até às 10h. Já às 18h será celebrada a missa solene campal de encerramento pelo arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido.

A missa da Aurora, que acontece tradicionalmente às 4h da manhã, será celebrada pelo pároco da Igreja do Morro, padre José Roberto França. A expectativa é reunir milhares de pessoas vindas de todo o Estado. Um dos momentos de destaque da missa é o canto "Barra do Dia", que é interpretado por Dona Sevi, moradora do morro.

A última missa que antecede a celebração solene de encerramento acontece às 10h. A partir das 12h, a Comunidade Católica Obra de Maria comanda a festa com música. O Ministério de Música da Paróquia, Banda Servus, também irá participar da programação.

Já a partir das 14h inicia a concentração da procissão de encerramento da Festa do Morro 2014. O cortejo sairá às 15h do Forte do Brum, na área central do Recife. O percurso total tem aproximadamente 7 km. A caminhada seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição. 

Confira a programação completa das missas na segunda-feira (8):

0h - padre Adriano das Chagas
2h - padre Luciano Brito
4h - padre José Roberto França
6h - Josenildo Tavares
8h – Davi Gonçalves
10h – padre Cosmo Francisco
18h - Arcebispo de Recife e Olinda, dom Fernando Saburido - Missa solene campal



Uma das mais tradicionais celebrações realizadas durante as festividades em honra a Imaculada Conceição de Maria teve início pontualmente às 04 horas da manhã neste dia 08 de dezembro: a Missa da Aurora. Milhares de Fiéis concentraram-se em frente ao palco montado na Praça do Morro da Conceição para acompanhar a celebração. 


Um dos momentos aguardados desta missa é o Canto Barra do Dia, de autoria do primeiro pároco do Morro, padre Geraldo Leite Bastos. A canção é interpretada há 39 anos pela moradora do Morro da Conceição, Severina Paiva de Santana, mais conhecida como Dona Sevi, que entoa o canto antes da proclamação do Evangelho.

A celebração foi presidida pelo pároco da Igreja do Morro, padre José Roberto França, que ressaltou a missão divina dada a Maria, como mãe de Jesus e intercessora.  Ao final da homilia, o religioso pediu aos presentes: “segurem nas mãos de Deus e peçam benção sobre você e sua família para este ano e novo que se aproxima.”

Lembrando que, as missas seguirão a cada duas horas, até às 10 horas da manhã. A partir das 15h, a procissão de encerramento sairá do Forte do Brum em direção ao Morro da Conceição. A Solene Celebração de Encerramento irá ocorrer às 18h, pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!