domingo, 7 de dezembro de 2014

MOMENTO MUSICAL: HOMENAGEM AO SAMBA QUE COMEMOROU SEU DIA EM 02/DE DEZEMBRO

PRIMEIRÍSSIMO PRA CURTIR E RECORDAR:
 "FOI UM RIO QUE PASSOU NA MINHA VIDA " - PAULINHO DA VIOLA (1972) 



"NÃO DEIXE O SAMBA MORRER" - OS GRANDES SAMBISTAS: ALCIONE, A MARRON; DIOGO NOGUEIRA E JANAÍNA MORENO (1999)



HISTÓRIA DO SAMBA


Rio - Esses últimos dias foram dedicados à comemoração do Dia do Samba, 2 de dezembro, pedra na víspora, a data foi iniciativa de um vereador baiano empolgado com a primeira visita do genial Ary Barroso a Salvador, a cidade agradecida ao compositor pelo verso “Bahia, terra da felicidade” em ‘Na Baixa do Sapateiro’, clássico imortalizado na galeria das nossas músicas fundamentais.

A festa cresceu. Do Pelourinho, desceu por Oswaldo Cruz e Matriz, fez ponto na Pedra do Sal, passou pela Praça XI até dar vida ao Andaraí. Quase feriado, os trens lotados de tamborins e pandeiros sangram os bairros da Zona Norte, atrás das pastoras afinadas no último andar do tom. A tia das feijoadas dessalga a carne seca, o churrasquinho deita na brasa e rola na farinha.

Os mais velhos sentem orgulho pela resistência. Ainda moram na antiga vila, a cadeira na calçada é a mesma do avô alforriado. Algumas meninas de Ipanema, sandália de dedos e colar de missanga, tocam ganzás modernos, ovinhos de grãos e fibra.

Uma função conquistada, unir as classes sociais.

Eu toco com o Samba do Trabalhador, no Renascença. Quadra cheia em plena segunda-feira de Avenida Rio Branco fechada, sol a pino e dezembro nas costas pedindo dinheiro pra caixinha de Natal, identifico dois gringos, marido e mulher, suados feito hormônios em baixa. Em êxtase, arranham um dialeto desconhecido pra confessar o desejo de morar no Rio de Janeiro e poder passar as tardes ouvindo um mantra de nome samba. Sussurram segredos: “Chega de ser bombeiro, enfermeira de saia curta, freira das Carmelitas! Nós queremos batucada! Nós queremos rosetar!”

Quando a madrinha Beth Carvalho gravou ‘Saudades da Guanabara’ em 1989, me deu um arrepio de igreja: o coração aberto pra outra religião. O samba transforma o teu andar, muda a dieta, abre um botão na camisa. O samba engole teus neurônios com poesia e notas musicais. Em torno de uma roda, as sinapses acontecem. Os refrões explodem feito fogos de fim de ano, por todo canto; um abraço sugere amar uns aos outros enquanto uma vai pro santo, porque ninguém é de ferro. O samba é sincretismo, São Jorge e Ogum, é comida feita com quiabo cortado, amalá, caruru, no azeite doce. O samba é a pipoca na quadra e no alguidar, pés descalços, sapato bicolor. O apito do mestre de bateria decreta o fim da quarta-feira de Cinzas. Dia dois, vira dos. Dos sambas que nascem nas manhãs de subúrbio, madrugadas praianas, amarelos ou bronzeados, sambas de enredo, de breque, samba de roda, samba de todos os dias

Rio - Esses últimos dias foram dedicados à comemoração do Dia do Samba.a, 2 de dez

3 comentários:

  1. Edvaldo Pereira da Silva7 de dezembro de 2014 às 10:39

    Muito bom esse quadro musical dos domingos.

    ResponderExcluir
  2. Você inventam tudo que é novidade para nos prender no blog toda semana hahaha,,,,

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!