sábado, 22 de novembro de 2014

SONHADA INSTALAÇÃO DO MINI ZOOLÓGICO REGIONAL

Faz bastante tempo que defende-se nas entrelinhas dos informativos e nos contatos pessoais entre pessoas esclarecidas e também comprometidas com os problemas triunfenses, que deveriam os administradores municipais e seu auxiliares saberem que cidades são espaços de criação de vínculos e relacionamentos; troca de bens, serviços e ideias; de produção de conhecimento e inovação que otimizam a infraestrutura e possibilitam a criação de locais comuns extraordinários; que tornam mais eficiente o uso de recursos públicos; de participação cidadã, consolidando práticas democráticas.


Apesar de muitas vezes encontrar incompreensão , sugere-se adotar como mais uma opção de lazer para moradores, visitantes e turistas, a escolha antecipada de área apropriada para instalação de um Mini Zoológico Municipal, possibilitando manter e expor animais e aves silvestres e regionais, tipo: tartaruga,  pato, mocó, carneiro, tejo, jumento, coruja, pavão,  bode, calango, preá, galinha, cachorro, timbu, gavião, raposa, gato, cobra, bezerro, urubu,  guiné, sagui, entre outros. Seria uma vitória dos animais semiabandonados e da sociedade civil, que mostraria valer à pena lutar pela causa do meio ambiente.


Esse empreendimento poderia ser da iniciativa privada conveniada com a Prefeitura de Triunfo, através da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio ambiente  tendo como finalidade movimentar a cidade e criar novos focos de visitação para o crescente número de frequentadores  do "Oásis do Sertão". Para isso necessita receber respaldo de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Instituto  Brasileiro do Meio Ambiente ( IBAMA) e Associação de Defesa do Meio Ambiente (ADEMAPE). A princípio as decisões devendo ser dirigidas ao MPPE  do município.


A providência visa  evitar depois, alguém ingressar com representação baseada na Lei Estadual nº 14.6391 2012, que proíbe a permanência de animais silvestres ou exóticos em praças, parques e espaços urbanos localizados em áreas de elevados índices de densidade demográfica . O parque, no entanto , precisa obter, sem qualquer dúvida, licença do IBAMA a ser tocado para frente, como ideia inovadora e atrativa. Por isso deve-se discutir o local adequado para convivência natural dos animais, evitando estresse e maus tratos.

9 comentários:

  1. É mais um motivo para se chamar a atenção dos visitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideias boas é que não faltam, o município se ressente mesmo é da falta de gestão pública.

      Excluir
    2. Alguns obstáculos colocados pela administração atual terminam por evitar que a qualidade de vida da população seja prejudicada.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. idéia super legal e fácil de ser adotada

      Excluir
  2. Infelizmente as administrações municipais quando se vêm que estão perante um trabalho como o de vocês que projeta metas ambiciosas para melhorar a qualificação do turismo desse lugar parece que se omite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir

  3. Se o caso é, ainda, dificuldade de perceber essa necessidade óbvia que é a melhoria do lazer dos cidadãos e das cidadãs de Triunfo, além dos visitantes dos diversos recantos que sempre aparecem de todas as partes e precisam frequentar as áreas denominadas atrativas, bastaria lembrar que o trecho citado que pede requalificação é por demais central e possui estrutura para essa obra desejada.

    ResponderExcluir
  4. Não se trata da construção de viadutos, pontes, monumentais obras de infraestrutura, mas de viabilizar caminhos que ajudem a tirar os habitantes e turistas da mesmice, dando condições para que novas expectativas sonhadas há décadas por triunfenses apaixonados como Carlos Ferraz, sejam viabilizadas em favor de todos.Sou leitora assídua deste blog e posso publicamente dizer que Triunfo não seria o mesmo sem o trabalho eficiente de vocês que teimam resolver os problemas pendentes.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!