quinta-feira, 20 de novembro de 2014

MORRE MÁRCIO TOMAZ BASTOS EX- MINISTRO DA JUSTIÇA

Foto: Nelson Jr/STF
O ex-ministro da Justiça no governo Lula, Márcio Thomaz Bastos faleceu na manhã desta quinta-feira (20), em São Paulo. Thomaz Bastos lutava contra problemas pulmonares.
Thomaz Bastos tinha 79 anos de idade e era natural de Cruzeiro, cidade no interior de São Paulo e estava internado desde o dia 18 de novembro no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, para o tratamento de uma descompensação de fibrose pulmonar, doença que afeta os pulmões e dificulta a respiração.
O velório acontecerá na Assembleia Legislativa de São Paulo. O ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff (PT) já confirmaram presença.
Thomaz Bastos é advogado criminalista, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) e do Conselho Federal da Ordem nos anos 80. Em 2003, ele foi nomeado pelo ex-presidente Lula (PT) para ser ministro da Justiça.
Ex-ministro, Thomaz Bastos atuou no julgamento do Mensalão, defendendo o ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado. O réu foi condenado a 14 anos e 4 meses por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.
Thomaz Bastos atuou ainda em outros casos polêmicos, como a defesa do médico Roger Abdelmassih, que foi condenado a 278 anos de prisão por ataques sexuais a 37 vítimas.
O ex-ministro ajudou ainda na redação da petição que resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Thomaz Bastos atuou ainda nas acusações dos assassinatos do ativista ambiental Chico Mendes e do jornalista Pimenta Neves.
Fonte: NE 10 PE

3 comentários:

  1. O ex-ministro da Justiça, Tomáz Bastos era um grande jurista. Talvez um dos melhores do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Grande jurista. Mesmo famoso, nunca perdeu a simplicidade e o respeito pelo próximo. Grande homem, que Deus o receba.

    ResponderExcluir
  3. Ótica Serra Talhada Ltda.20 de novembro de 2014 às 23:00

    Lamentável, a advocacia está de luto. A ética em pessoa.

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!