quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - HOMENAGEM AS NOSSAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

  COMUNIDADES QUILOMBOLAS TRIUNFENSES, LIVRAMENTO E ÁGUAS CLARAS


Quando em nossos costumeiros "bate-papos", entre triunfenses ou pessoas interessadas, passamos a discutir sobre a formação de alguns municípios, principalmente circunvizinhos, várias vezes citamos pessoas de outras nacionalidades que residiram nesta cidade no século passado, alguns trazidos pelas adversidades da Segunda Guerra Mundial e outros encantados pelas características relacionadas à Europa,  influenciando assim. de alguma forma nos costumes locais em geral.
Viajando no tempo e escutando aqueles com muito mais tempo de estrada, é possível destacar entre os ex-habitantes que integraram e interagiram na província junto aos nativos, estrangeiros de diversificados países, entre eles apontamos:  americanos, italianos, alemães, franceses, ingleses, portugueses, suíços, personagens marcantes da época que foram  do conhecimento da grande maioria de triunfenses.
Porém,  não havíamos lembrado ainda,  as tradicionais Comunidades Quilombolas do "Livramento" e "Águas Claras',  situadas há décadas na zona rural, mais precisamente nas localidades do mesmo nome, oriundas dos negros africanos escravizados. Eis portanto um pouco do que restou dessa gente nesses bastante visitados setores municipais.
É a história local sendo passada á limpo...
ANTES TARDE DO QUE NUNCA!

Carlos Ferraz
 
TRIUNFO PE

3 comentários:

  1. André Magno de Souza5 de junho de 2013 às 22:57

    Muito proveitosa a matéria sobre os quilombos ainda existentes em Triunfo.

    ResponderExcluir
  2. Bernadete Lopes Ferraz da Silva5 de junho de 2013 às 23:14

    Bem lembrado!!! É um arquivo vivo!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente a participação desse blog nas atividades diárias de Triunfo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Caro leitor, seja educado em seu comentário. O Blog Opinião reserva-se o direito de não publicar comentários de conteúdo difamatório e ofensivo, como também os que contenham palavras de baixo calão. Solicitamos a gentileza de colocarem o nome e sobrenome mesmo quando escolherem a opção anônimo. Pedimos respeito pela opinião alheia, mesmo que não concordemos com tudo que se diz.
Agradecemos a sua participação!

NOSSOS LEITORES PELO MUNDO!